Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4474
Tipo do documento: Tese
Título: Um estudo sobre a relação entre a indústria farmacêutica e a classe médica: o caso da promoção e divulgação da terapia de reposição hormonal masculina relacionada ao envelhecimento.
Título(s) alternativo(s): A study on the relationship between the pharmaceutical industry and the medical profession: the case of the promotion and disclosure of aging-related male hormone replacement therapy.
Autor: Thiago, Cristiane da Costa 
Primeiro orientador: Russo, Jane Araujo
Primeiro coorientador: Camargo Junior, Kenneth Rochel de
Primeiro membro da banca: Zorzanelli, Rafaela Teixeira
Segundo membro da banca: Azize, Rogério Lopes
Terceiro membro da banca: Rohden, Fabiola
Quarto membro da banca: Laguardia, Josué
Resumo: Este estudo buscou investigar o modo como o processo de promoção e divulgação de categorias diagnósticas e de medicamentos caracteriza-se por uma série de interações em que práticas e discursos de médicos e de profissionais da indústria farmacêutica se influenciam mutuamente, formando uma rede de trocas e apoio mútuo. As trocas dizem respeito a um conjunto de objetos (como brindes e amostras de medicamentos), informações, conhecimento (sob a forma de artigos e/ou conferências), gentilezas, interações sociais que têm na dispensação de determinado(s) medicamento(s) seu propósito final. O objetivo geral desta pesquisa consistiu em analisar a relação entre a indústria farmacêutica e a classe médica no processo de promoção e divulgação de medicamentos e categorias diagnósticas, utilizando a terapia de reposição hormonal masculina relacionada ao envelhecimento como caso de estudo. A fim de atingir o objetivo proposto, escolheu-se três principais meios de coleta de dados: entrevistas semiestruturadas com médicos líderes de opinião, prescritores da terapia de reposição hormonal (TRH) com testosterona (urologistas e endocrinologistas) e propagandistas farmacêuticos da TRH com testosterona; etnografia de congressos científicos, cujos temas se relacionavam ao objeto de pesquisa; análise de material utilizado em curso de formação de propagandista farmacêutico online. Os roteiros de entrevista foram específicos para cada classe profissional e buscaram abordar temas como promoção e divulgação do uso de testosterona relacionado ao envelhecimento masculino e as conexões existentes entre a classe médica e indústria farmacêutica. Utilizou-se a entrevista semiestruturada como instrumento para coleta de dados a fim de buscar informações referentes à dinâmica de interação entre os propagandistas farmacêuticos e a classe médica. A escolha da etnografia de congressos científicos seguiu o pressuposto de que nesses espaços é possível perceber a articulação entre a indústria farmacêutica e a classe médica. Já a opção pela análise de material do curso online ocorreu devido ao objetivo de conhecer e investigar estratégias de marketing farmacêutico dirigidas à classe médica para, posteriormente, fazer um paralelo com o material sobre a TRH com testosterona, coletado durante a pesquisa. A análise do material evidenciou a articulação entre a indústria farmacêutica e a classe médica em diferentes níveis. No entanto, o bjetivo aqui não foi tanto desvendar algo ainda desconhecido ou provar uma hipótese não comprovada. O objetivo foi tão somente acompanhar, em um contexto específico, alguns dos mecanismos através dos quais tais articulações são tecidas de modo a serem ocultadas no mesmo momento em que se realizam.
Abstract: This study sought to investigate how the process of promotion and disclosure of diagnostic categories and medications is characterized through a series of interactions in which the practices and discourses of doctors and professionals of the pharmaceutical industry influence each other, forming a network of exchanges and mutual support. The exchanges pertain to a set of objects (as gifts and drug samples), information, knowledge (in the form of articles and/or conferences), gentleness and social interactions that have in the dispensing of certain medication(s) their final purpose. The main objective of this research was to analyze the relationship between the pharmaceutical industry and the medical profession in the process of promotion and disclosure of medicines and diagnostic categories, using a male hormone replacement therapy related to the aging process as a case of study. In order to achieve the proposed objective, we chose three main means of data collection: semi-structured interviews with doctors who are opinion leaders, prescribers of hormone replacement therapy (HRT) with testosterone (urologists and endocrinologists) and pharmaceutical propagandists of HRT with testosterone; ethnography of scientific congresses that have themes related to the object of research; analysis of materials used in an online pharmaceutical propagandist formation course. The scripts of the interviews were specific for each professional body and sought to approach topics such as the promotion and disclosure of the use of testosterone related to male aging process and the existent connections between the medical professionals and the pharmaceutical industry. A semi-structured interview was used as an instrument to collect data to search for information on the dynamics of interaction between pharmaceutical propagandists and the medical profession. The choice of the ethnography of scientific congress followed the assumption that inside these spaces it is possible to perceive an articulation between the pharmaceutical industry and the medical profession. The option of analyzing online course materials was due to the objective of knowing and investigating pharmaceutical marketing strategies directed to the medical profession to later make a parallel with the material on the testosterone TRH, collected during the research. The analysis of the material shows an articulation between the pharmaceutical industry and the medical profession at different levels. However, our objective was not to unravel something yet unknown or to prove an unproven hypothesis. That being said, we only aim to follow, in a specific context, some of the mechanisms through which such articulations are built so that they are hidden at the same moment in which they are realized.
Palavras-chave: Pharmaceutical Industry
Medical Profession
Male Hormone Replacement
Aging
Indústria Farmacêutica
Classe Médica
Reposição Hormonal Masculina
Envelhecimento
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citação: THIAGO, Cristiane da Costa. Um estudo sobre a relação entre a indústria farmacêutica e a classe médica: o caso da promoção e divulgação da terapia de reposição hormonal masculina relacionada ao envelhecimento.. 2018. 277 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4474
Data de defesa: 29-Mai-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TESE CRISTIANE THIAGO completa.pdf3,45 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.