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Tipo do documento: Tese
Título: Bullying verbal, fatores associados e a coocorrência de comportamentos de riscos à saúde em adolescentes da Região Norte do Brasil.
Título(s) alternativo(s): Verbal Bullying, associated factors and co-occurrence of health risk behaviors in adolescents from the Brazil Northern Region.
Autor: Santos, Renata Ferreira dos 
Primeiro orientador: Verly Junior, Eliseu
Primeiro membro da banca: Braga, Jose Ueleres
Segundo membro da banca: Nadanovsky, Paulo
Terceiro membro da banca: Reis, Leonardo Naves dos
Quarto membro da banca: Silva, Iolete Ribeiro da
Resumo: O bullying escolar é um problema de saúde que pode ter consequências graves na vida dos adolescentes. O objetivo deste estudo é investigar a relação entre as categorias de bullying verbal, coocorrência de comportamentos de riscos à saúde e fatores associados entre os adolescentes da Região Norte do Brasil. Trata-se de um recorte da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE-2015) referente à região Norte, totalizando 23.777 adolescentes matriculados em escolas públicas e particulares. Foram criadas quatro categorias para ocorrência de bullying: não sofre/nem pratica bullying, vítima, perpetrador e vítima/perpetrador. Modelos de regressão multinomial foram conduzidas para verificar a associação entre variáveis dependentes (categorias de bullying) em relação aos seguintes conjuntos de variáveis: saúde mental, imagem corporal e contexto familiar. Foi criada uma variável categórica ordinal representando a coocorrencia de fatores de risco (variando de 0 a 4 ou mais fatores de riscos), dada pela somatória de respostas positivas às variáveis: alimentação não saudável regular, drogas regular, tabaco regular, álcool regular nos 30 dias, sexo inseguro e sedentarismo. Para avaliar a associação entre categorias de bullying (exposição) e a coocorrência de fatores de risco (desfecho) foi utilizado modelo estereótipo (ME). Todos os modelos foram ajustados por sexo, idade, cor/raça, tipo de escola e escolaridade da mãe; as análises consideraram a ponderação e o desenho complexo da amostra. Resultados: A prevalência de adolescentes vitimados pelo bullying verbal foi de 4,3% (IC95% 3,86 4,72); entre aqueles que praticam bullying, denominados como perpetradores encontrou-se 15,9% (IC95% 15,02 16,87); e naqueles que eram vítimas e perpetradores do bullying revelou-se a prevalência de 2,0% (IC95% 1,70 2,23). Foi observada maior prevalência de perpetradores entre os meninos; maior prevalência de vítimas entre os de cor/raça amarelo, e maior prevalência de vítima e vítima/perpetrador entre os adolescentes cujas mães não tinham nenhuma escolaridade ou ensino fundamental incompleto. Apenas a variável familiares entendem seus problemas foi associada à menor chance de ocorrência das três categorias de bullying. Outras três variáveis: As variáveis faltar às aulas , pais mexem nas coisas dos filhos e sentimentos em relação ao corpo foram diretas e igualmente associadas nas três categorias. As demais variáveis apresentaram medidas de associação distintas entre os tipos de bullying. Os perpetradores, comparados com quem não sofre nem pratica bullying, apresentaram maior chance de ter três (OR=3,22; 1,35 7,69) e quatro (OR=4,04; 1,69 9,66) comportamentos de risco simultâneos. Não foi observada associação significativa entre coocorrência de comportamentos de risco e as demais categorias de bullying. Conclusão: Variáveis relacionadas à vida escolar e familiar, bem como de imagem corporal estão associadas ao relato dos diferentes tipos de bullying em adolescentes. Aqueles que perpetram bullying podem estar em risco aumentado para doenças em função da prática simultânea de diferentes comportamentos de risco.
Abstract: School bullying is a health problem that can have serious consequences on the lives of adolescents. The objective of this study is to investigate the relationship between the categories of verbal bullying, co-occurrence of health risk behaviors and associated factors among adolescents in the Northern Region of Brazil. It is a cut from the National Survey of School Health (PeNSE-2015) referring to the North region, totaling 23,777 adolescents enrolled in public and private schools. Four categories have been created for bullying: does not suffer / do not practice bullying, victims, perpetrators and victims and perpetrators. Multinomial regression models were conducted to verify the association between dependent variables (categories of bullying) in relation to the following sets of variables: mental health, body image and family context. An ordinal categorical variable was created, representing the co-occurrence of risk factors (ranging from 0 to 4 or more risk factors), given by the sum of positive responses to the variables: regular unhealthy diet, regular drugs, regular tobacco, regular alcohol in the 30 days, unsafe sex and sedentary lifestyle. The stereotype model (ME) was used to assess the association between categories of bullying (exposure) and co-occurrence of risk factors (outcome). The stereotype model (ME) was used. All models were adjusted by sex, age, color / race, type of school and mother's education; the analyzes considered the weighting and the complex design of the sample. Results: The prevalence of adolescents victimized by verbal bullying was 4.3% (Ic 95% , 3.86-4.72); among those who practice bullying, denominated as perpetrators found 15.9% (IC 95% 15.02-16.87); and in those who were victims and perpetrators of bullying, the prevalence of 2.0% (IC 95% 1.70-2.23). Was observed higher prevalence of perpetrators among boys; higher prevalence of victims among those of color / yellow race, and higher prevalence of victim and victim / perpetrator among adolescents whose mothers had no schooling or incomplete elementary education. Only the variable "family members understand their problems" was associated with a lower chance of occurrence of the three categories of bullying. Three other variables: The variables "miss classes", "parents fiddle with their children's things" and "feelings about the body" were direct and equally associated in all three categories. The other variables presented association measures different between the categories of bullying. The perpetrators, compared to those who do not suffer or practice bullying presented greater chance more likely to have three (OR = 3.22, 1.35-7.69) and four (OR = 4.04, 1.69-9.66) risk behaviors. it was not observed significant association between co-occurrence of risk behaviors and other categories the bullying. Conclusion: Variables related to school and family life as well as body image are associated with reporting of different categories of bullying in adolescents. Those who perpetrate bullying may be at increased risk for diseases due to the simultaneous practice of different risk behaviors
Palavras-chave: Adolescent
Violence
Academic Institutions
Health risk behavior
Bullying
Adolescente
Violência
Instituições Acadêmicas
Comportamento de risco à saúde
Bullying
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citação: SANTOS, Renata Ferreira dos. Bullying verbal, fatores associados e a coocorrência de comportamentos de riscos à saúde em adolescentes da Região Norte do Brasil.. 2019. 156 f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva), - Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4489
Data de defesa: 29-Mar-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Saúde Coletiva

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