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Tipo do documento: Tese
Título: Educação permanente em saúde por teleducação: o caso do Programa Telessaúde Brasil Redes sob a perspectiva dos usuários.
Título(s) alternativo(s): Permanent education in health through
Autor: Rodrigues, Pedro Máximo de Andrade 
Primeiro orientador: Pinheiro, Roseni
Primeiro coorientador: Rabello, Elaine Teixeira
Primeiro membro da banca: Silva, Tania Cristina França da
Segundo membro da banca: Costa, Cleinaldo de Almeida
Terceiro membro da banca: Santos, Maria Ruth dos
Resumo: O conceito de Educação Permanente em Saúde foi apropriado pelo SUS, como categoria capaz de atender a demanda de qualificação dos profissionais que integram a Estratégia de Saúde da Família, tendo em vista o reordenamento institucional da saúde pública, cujo modelo estruturante é o da Atenção Básica à Saúde. Entre os princípios orientadores do SUS destaca-se o da atenção integral sintetizado no termo integralidade, concepção abrangente que está orientada à organização dos serviços voltados ao cuidado e a humanização das práticas de atenção à saúde. O estado do Amazonas, como parte da Amazônia brasileira, intensifica os desafios de cobertura à saúde da sua população, caracterizada por peculiar rarefação demográfica, porém, com a existência de uma rica sociodiversidade (caboclos, ribeirinhos, etnias indígenas e quilombolas). O Programa Telessaúde Brasil Redes resultou do esforço do Ministério da Saúde no sentido de criar um modelo de telessaúde voltado ao compartilhamento de saberes e práticas, com foco nas equipes multiprofissionais da Estratégia de Saúde da Família no interior do país. As ações de teleconsultoria, telediagnóstico, segunda opinião formativa e teleducação constituem o conjunto de ações básicas a serem desenvolvidas pelo Programa Telessaúde Brasil. O estudo realizado é do tipo qualitativo-descritivo, apoiando-se no método Estudo de Caso Etnográfico. Nesta pesquisa foram aplicadas as técnicas de pesquisa documental, observação e registro de práticas de teleducação e entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram realizadas junto aos sujeitos, que interagem na oferta e demanda das atividades de teleducação, particularmente os seus usuários diretos, os trabalhadores de saúde que integram as equipes da Estratégia de Saúde da Família nos municípios selecionados. A organização, análise e interpretação dos dados coletados nas entrevistas foram realizadas com base na Teoria Fundamentada nos Dados, a qual visa gerar uma teoria a partir da percepção e do conhecimento dos sujeitos participantes dos processos em estudo. O estudo revelou a validação do modelo de telessaúde pelos trabalhadores da Estratégia de Saúde da Família, participantes da pesquisa, destacando como pontos forte a possibilidade de intercambiar informações voltadas à resolutividade da atenção por meio de teleconsultorias e da capacitação permanente por meio de atividades de teleducação. Como aspectos limitantes dessas práticas foram destacadas a sua não integração ao contexto das ações programáticas, o que cria conflitos de interesse face à obrigatoriedade de cumprimento das atribuições já estabelecidas para as equipes, e a qualidade ainda deficiente da conectividade disponível na Rede Telessaúde Amazonas, que resulta no realização de webconferências com perdas frequentes de sinal. Faz-se ainda sugestões orientadas para a integração entre a Coordenação estadual, a Coordenação do Telessaúde Amazonas e gestores municipais de saúde no sentido de realizarem ações de planejamento articuladas em planos estadual e municipais de Educação Permanente em Saúde, nos quais as ações de telessaúde sejam parte integrante, tendo em vista a institucionalização do seu uso e do acesso nos serviços de saúde e a integralidade do cuidado dos seus usuários, a população do interior amazonense.
Abstract: The concept of Permanent Health Education was appropriated by the Brazilian Unified Health System, as a category capable of meeting the qualification demand of the professionals that are part of the Family Health Strategy in order to concretize the reorganization institutional model of public health, whose structuring model is that of Basic Health Care. Among the guiding principles of Unified Health System is that of integral care synthesized in the term integrality, a comprehensive concept that is oriented to the organization of care services and the humanization of health care practices. The State of Amazonas, as part of the Brazilian Amazon, intensifies the challenges of covering the health of its population, characterized by peculiar demographic rarefaction, but the existence of a rich sociodiversity (caboclos, riverine, indigenous ethnic groups and quilombolas). The Telehealth Brazil Networks Program results from the efforts of the Ministry of Health to create a model of telehealth aimed at sharing knowledge and practices, focusing on the multiprofessional teams of the Family Health Strategy in the interior of the country. The actions of tele consulting, tele diagnosis, second formative opinion and teleducation constitute the set of basic actions to be developed by the current Telehealth Brazil Program. The study is of the qualitative-evaluative type, based on the Ethnographic Case Study method. In this research the techniques of documentary research, observation and recording of teleducation practices and semi-structured interviews were applied. The interviews were conducted with the subjects, who interact in the supply and demand of the tele-education activities, particularly their direct users, the health workers that integrate the Family Health Strategy teams in the selected municipalities. The organization, analysis and interpretation of the data collected in the interviews were carried out based on the Data Grounded Theory, which aims to generate a 'theory' based on the perception and knowledge of the subjects participating in the processes under study. The study revealed the validation of the model of telehealth by the Family Health Strategy workers, participants of the research, highlighting as strong points the possibility of exchanging information focused on the resolution of the attention through tele consulting s and the permanent qualification through teleducation activities. As limiting aspects of these practices were highlighted their non-integration into the context of the programmatic actions, which creates conflicts of interest due to the obligation to fulfill the assignments already established for the teams, and the still poor quality of connectivity available in the Network Telehealth Amazonas, which results in web conferencing with frequent signal loss. Suggestions are also made for the integration between the State Coordination, the Amazonas Telehealth Coordination and the municipal health managers in order to carry out planning actions articulated in state and municipal plans of PHE, in which the actions of telehealth are an integral part, in view of the institutionalization of its use and access to health services and the integral care of its users, the population of the hinterland of Amazonas State.
Palavras-chave: Integrality
Continuing education in health
Telehealth
Teleducation
Integralidade
Educação permanente em saúde
Telessaúde
Teleducação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citação: RODRIGUES, Pedro Máximo de Andrade. Educação permanente em saúde por teleducação: o caso do Programa Telessaúde Brasil Redes sob a perspectiva dos usuários.. 2019. 144 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4502
Data de defesa: 25-Mar-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Saúde Coletiva

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