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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4554
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Como se treina uma mente disfuncional?: antropologia do treinamento neurocognitivo aplicado à esquizofrenia |
Título(s) alternativo(s): | formation comme un esprit schizophrène? anthropologie appliquée la schizophrénie neurocognitifs de formation |
Autor: | Venturi, Camilo Barbosa ![]() |
Primeiro orientador: | Ortega, Francisco Javier Guerrero |
Primeiro membro da banca: | Bezerra Júnior, Benilton Carlos |
Segundo membro da banca: | Russo, Jane Araujo |
Terceiro membro da banca: | Venancio, Ana Teresa Acatauassú |
Quarto membro da banca: | Edler, Flávio Coelho |
Resumo: | O sucesso recente das disciplinas neurocientíficas tem provocado mudanças nas representações sociais acerca do que constituem sentimentos, emoções e ações humanas complexas. O campo da medicina mental talvez seja o que mais tenha sido afetado por estas disciplinas, desde as últimas três décadas. Cada vez mais as categorias psicopatológicas têm sido estudadas e descritas em termos neuropatológicos. Como se opera na prática quotidiana de um laboratório de pesquisas a naturalização de entidades nosográficas complexas, tendo o cérebro e as suas funções como objetos de estudo privilegiados? Que impacto isto poderia ter sobre a forma de se tratá-las? Como isto poderia alterar a maneira de um paciente se autodescrever e agir no mundo? Estas questões gerais foram tratadas ao longo desta tese, que se apoiou sobre um trabalho de campo realizado em uma unidade de pesquisas parisiense, onde se desejava validar um método de tratamento inovador para pacientes portadores de esquizofrenia: a remediação cognitiva. Este tipo de técnica, originalmente concebida para tratar de pacientes com lesões neurológicas, migrou para o campo psiquiátrico a partir de uma redefinição na forma de se conceber a categoria de esquizofrenia, promovida pelas neurociências cognitivas: esta teria como cerne, não os clássicos sintomas positivos e negativos que a caracterizam clinicamente, mas um conjunto de déficits neurocognitivos, que incluem problemas de memorização, de concentração, de planejamento da ação, do raciocínio lógico, entre outros. Esta tese descreve o modo como estas concepções são geradas no interior de uma equipe francesa de pesquisa em psiquiatria, interessada em validar um novo método de remediação cognitiva. Procurou-se descrever a vida social destes pesquisadores, os compromissos criados no processo de geração de enunciados sólidos, e as estratégias e dificuldades encontradas no percurso de naturalização de uma categoria psiquiátrica complexa, como a esquizofrenia. Descreveu-se igualmente as práticas de remediação cognitiva em ação e o modo como estas interagiriam com os pacientes de modo a modificá-los em um certo sentido, segundo certos valores, bem como o contexto social que torna plausível a adoção deste tipo de estratégia terapêutica. |
Palavras-chave: | Études sociales de la science Schizophrénie Neurosciences Anthropologie médicale Estudos sociais da ciência Esquizofrenia Neurociências cognitivas Antropologia médica Pesquisa psiquiátrica |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
Citação: | VENTURI, Camilo Barbosa. Como se treina uma mente disfuncional?: antropologia do treinamento neurocognitivo aplicado à esquizofrenia. 2011. 312 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4554 |
Data de defesa: | 29-Abr-2011 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Saúde Coletiva |
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