Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4569
Tipo do documento: Tese
Título: Os caminhos da formação de gestores de Sistemas e Serviços de Saúde: uma análise da adequação entre a teoria e a prática.
Título(s) alternativo(s): Paths management, training, for system and health services managers: an analysis of adequacy between theory and pratice
Autor: Casimiro, Cledenir Formiga 
Primeiro orientador: Campos, Anna Maria de Souza Monteiro
Primeiro membro da banca: Seta, Marismary Horsth de
Segundo membro da banca: Parada, Roberto
Terceiro membro da banca: Varella, Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro
Quarto membro da banca: Rosa, Maria Luiza Garcia
Resumo: Caminhos da formação de gestores de sistemas e serviços de saúde: uma análise da adequação entre teoria e a prática?. O cotidiano da gestão dos sistemas serviços de saúde é constituído de questões que perpassam o contexto das políticas econômicas, interagem com as faces das incorporações tecnológicas, estando intimamente relacionado ao componente regional e social. Nesse ambiente de alta labilidade torna-se importante a utilização de mecanismos que reforcem a interação entre educação e trabalho. A responsabilidade da formação profissional deve relacionar-se aos resultados das necessidades da assistência à saúde, guiadas pelos resultados de avaliações sistemáticas. O objetivo principal desta tese consistiu em analisar a adequação do conteúdo teórico representado nas dimensões de competências do Curso de Especialização em Gestão em Saúde do IMS/UERJ face às reais necessidades de aplicação das competências gerenciais dos egressos no desempenho de suas funções no dia a dia de trabalho. O estudo a adequação dos conteúdos educacionais ás necessidades contextuais dos processos de trabalho, importa na leitura das condições de enfrentamento dos problemas cotidianos, as dificuldades ou facilidades de soluções podem variar em função do nível de apropriação dos saberes trabalhados no processo aprendizagem. Ainda que as dificuldades da gestão no ambiente da saúde não resultem apenas de fatores ligados á formação profissional, essa vertente precisar ser monitorada visando contribuir com as reais necessidades de desempenho dos gerentes. Tais necessidades podem ser facilitadas pelo aumento da capacidade de análise contextuais e pelo domínio de manuseio de ferramentas técnicas que se configurem como instrumentos de resolução de problemas na realidade cotidianas. A partir do problema pesquisado, e dos resultados encontrados foi possível concluir, respondendo às questões de partida: (i) O curso de Especialização em gestão de saúde do IMS/UERJ atende as necessidades de desempenho profissional de seus egressos em suas funções cotidianas gerenciais considerando as respostas destes, classificando em mais 80% das dimensões de competência componentes do conteúdo programático como muito importante e indispensável no desempenho pratico de suas funções cotidianas. (ii) Os ajustes á serem inseridos ao conteúdo programático do Curso de Especialização em Gestão de Saúde, segundo seus egressos, e demais entrevistados para o atendimento das reais necessidades de capacitação dos gerentes de sistemas e serviços de saúde, está configurado nas considerações finais desta tese. Os resultados dessa tese oferecem subsídios para formulação de conteúdo programático que fomentem as necessidades de profissionalização da gestão na saúde. O estudo dessas situações, no campo prático, aponta perspectivas positivas com a busca de aperfeiçoamento de programa de capacitação de gestão de saúde e, por conseguinte representa um investimento importante para a melhoria da assistência à saúde da população.
Abstract: The everyday management of health services systems consists of questions that permeate the economic policy context, interacts with the faces of technological incorporations, being closely related to regional and social component. In this environment of high lability becomes important using mechanisms that reinforce the interaction between education and work. Responsibility for vocational training must relate to the results of the needs of health assistance, guided by the results of systematic reviews. The main objective of this thesis was to examine the adequacy of theoretical content represented in the dimensions of the powers of the specialization course in health management of IMS/UERJ face to the real needs of the application of managerial competencies of graduates in the performance of their duties on the day to day work. The study the adequacy of contextual needs ACE educational content of work processes, it is necessary in reading conditions of confronting everyday problems, difficulties or facilities of solutions can vary depending on the level of appropriation of knowledge worked in the learning process. Although the difficulties of management in the environment of health do not result merely of factors related to vocational training, this aspect needs to be monitored in order to contribute to the real needs of managers' performance. Such needs can be facilitated by increasing the capacity of contextual analysis and by handling technical tools that configure as instruments for resolving problems in everyday reality. From the problem researched and the results found unable to finish, responding to points of departure: (i) the specialization course in healthcare management of IMS/UERJ meets the needs of professional performance of its graduates in their day-to-day managerial functions considering the answers to these, sorting in over 80% of the dimensions of competence components of programmatic content as very important and indispensable in the practical performance of their day-to-day functions ii) the adjustments will be inserted to the programmatic content of the course of specialization in healthcare management, according to their graduates, and other respondents to meet the real needs of training of managers of health systems and services, is set in the final considerations of this thesis (31.32 tables and 33).
Palavras-chave: Health management
Training
Training for skills
Mold management
Human skills
Management skills
Health care
Administration
Public administration
Public health
Assessment training
Gestão de saúde
Formação profissional
Formação por competências
Modelo de gestão
Competências humanas
Competências gerenciais
Sistema de saúde
Administração
Administração pública
Saúde pública
Avaliação da formação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citação: CASIMIRO, Cledenir Formiga. Os caminhos da formação de gestores de Sistemas e Serviços de Saúde: uma análise da adequação entre a teoria e a prática.. 2011. 407 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4569
Data de defesa: 17-Mai-2011
Aparece nas coleções:Doutorado em Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
parte liberada cleide tese.pdf1,16 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Tese final Cleide 21-11-11.pdf1,23 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.