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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4569
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Os caminhos da formação de gestores de Sistemas e Serviços de Saúde: uma análise da adequação entre a teoria e a prática. |
Título(s) alternativo(s): | Paths management, training, for system and health services managers: an analysis of adequacy between theory and pratice |
Autor: | Casimiro, Cledenir Formiga ![]() |
Primeiro orientador: | Campos, Anna Maria de Souza Monteiro |
Primeiro membro da banca: | Seta, Marismary Horsth de |
Segundo membro da banca: | Parada, Roberto |
Terceiro membro da banca: | Varella, Thereza Christina Mó Y Mó Loureiro |
Quarto membro da banca: | Rosa, Maria Luiza Garcia |
Resumo: | Caminhos da formação de gestores de sistemas e serviços de saúde: uma análise da adequação entre teoria e a prática?. O cotidiano da gestão dos sistemas serviços de saúde é constituído de questões que perpassam o contexto das políticas econômicas, interagem com as faces das incorporações tecnológicas, estando intimamente relacionado ao componente regional e social. Nesse ambiente de alta labilidade torna-se importante a utilização de mecanismos que reforcem a interação entre educação e trabalho. A responsabilidade da formação profissional deve relacionar-se aos resultados das necessidades da assistência à saúde, guiadas pelos resultados de avaliações sistemáticas. O objetivo principal desta tese consistiu em analisar a adequação do conteúdo teórico representado nas dimensões de competências do Curso de Especialização em Gestão em Saúde do IMS/UERJ face às reais necessidades de aplicação das competências gerenciais dos egressos no desempenho de suas funções no dia a dia de trabalho. O estudo a adequação dos conteúdos educacionais ás necessidades contextuais dos processos de trabalho, importa na leitura das condições de enfrentamento dos problemas cotidianos, as dificuldades ou facilidades de soluções podem variar em função do nível de apropriação dos saberes trabalhados no processo aprendizagem. Ainda que as dificuldades da gestão no ambiente da saúde não resultem apenas de fatores ligados á formação profissional, essa vertente precisar ser monitorada visando contribuir com as reais necessidades de desempenho dos gerentes. Tais necessidades podem ser facilitadas pelo aumento da capacidade de análise contextuais e pelo domínio de manuseio de ferramentas técnicas que se configurem como instrumentos de resolução de problemas na realidade cotidianas. A partir do problema pesquisado, e dos resultados encontrados foi possível concluir, respondendo às questões de partida: (i) O curso de Especialização em gestão de saúde do IMS/UERJ atende as necessidades de desempenho profissional de seus egressos em suas funções cotidianas gerenciais considerando as respostas destes, classificando em mais 80% das dimensões de competência componentes do conteúdo programático como muito importante e indispensável no desempenho pratico de suas funções cotidianas. (ii) Os ajustes á serem inseridos ao conteúdo programático do Curso de Especialização em Gestão de Saúde, segundo seus egressos, e demais entrevistados para o atendimento das reais necessidades de capacitação dos gerentes de sistemas e serviços de saúde, está configurado nas considerações finais desta tese. Os resultados dessa tese oferecem subsídios para formulação de conteúdo programático que fomentem as necessidades de profissionalização da gestão na saúde. O estudo dessas situações, no campo prático, aponta perspectivas positivas com a busca de aperfeiçoamento de programa de capacitação de gestão de saúde e, por conseguinte representa um investimento importante para a melhoria da assistência à saúde da população. |
Abstract: | The everyday management of health services systems consists of questions that permeate the economic policy context, interacts with the faces of technological incorporations, being closely related to regional and social component. In this environment of high lability becomes important using mechanisms that reinforce the interaction between education and work. Responsibility for vocational training must relate to the results of the needs of health assistance, guided by the results of systematic reviews. The main objective of this thesis was to examine the adequacy of theoretical content represented in the dimensions of the powers of the specialization course in health management of IMS/UERJ face to the real needs of the application of managerial competencies of graduates in the performance of their duties on the day to day work. The study the adequacy of contextual needs ACE educational content of work processes, it is necessary in reading conditions of confronting everyday problems, difficulties or facilities of solutions can vary depending on the level of appropriation of knowledge worked in the learning process. Although the difficulties of management in the environment of health do not result merely of factors related to vocational training, this aspect needs to be monitored in order to contribute to the real needs of managers' performance. Such needs can be facilitated by increasing the capacity of contextual analysis and by handling technical tools that configure as instruments for resolving problems in everyday reality. From the problem researched and the results found unable to finish, responding to points of departure: (i) the specialization course in healthcare management of IMS/UERJ meets the needs of professional performance of its graduates in their day-to-day managerial functions considering the answers to these, sorting in over 80% of the dimensions of competence components of programmatic content as very important and indispensable in the practical performance of their day-to-day functions ii) the adjustments will be inserted to the programmatic content of the course of specialization in healthcare management, according to their graduates, and other respondents to meet the real needs of training of managers of health systems and services, is set in the final considerations of this thesis (31.32 tables and 33). |
Palavras-chave: | Health management Training Training for skills Mold management Human skills Management skills Health care Administration Public administration Public health Assessment training Gestão de saúde Formação profissional Formação por competências Modelo de gestão Competências humanas Competências gerenciais Sistema de saúde Administração Administração pública Saúde pública Avaliação da formação |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
Citação: | CASIMIRO, Cledenir Formiga. Os caminhos da formação de gestores de Sistemas e Serviços de Saúde: uma análise da adequação entre a teoria e a prática.. 2011. 407 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4569 |
Data de defesa: | 17-Mai-2011 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Saúde Coletiva |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese final Cleide 21-11-11.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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