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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4592
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Duzentos anos de ensino médico no Brasil |
Título(s) alternativo(s): | Two hundred years of medical education in Brazil |
Autor: | Amaral, Jorge Luiz do ![]() |
Primeiro orientador: | Pierantoni, Célia Regina |
Primeiro membro da banca: | Campos, Anna Maria de Souza Monteiro |
Segundo membro da banca: | Campos, Francisco Eduardo |
Terceiro membro da banca: | Machado, Maria Helena |
Quarto membro da banca: | Poz, Mario Roberto Dal |
Resumo: | Esta tese analisa o ensino médico brasileiro, nos 200 anos de existência, identificando os marcos e o contexto político, econômico, social e mundial. A metodologia escolhida foi a grounded teory (teoria fundamentada). A análise dos dados foi feita sob a luz do referencial teórico. Do levantamento quantitativo e qualitativo das escolas médicas brasileiras destacam-se distintos momentos de expansão das escolas médicas no Brasil. Registram-se, também, a evolução da criação das escolas médicas, a distribuição regional e os processos de avaliação governamental (Provão/SINAES) e da sociedade (CINAEM). Discute o papel indutor dos mecanismos de incentivos conduzidos pelo Estado, na interface da saúde e da educação. Foi detalhada a distribuição atual das 167 escolas médicas, que ofertaram 16.228 vagas no processo vestibular de 2007. |
Abstract: | This work analyzes the Brazilian medical education in the last 200 years, identifying the landmarks and economical-political environment, internally and internationally. The methodology chosen was the grounded theory. The data analysis was made under the theoretical reference. Observing the quantitative and qualitative data of the Brazilian medical schools, distinct moments of expansion are noticed. It is also noticed the evolution of the creation of those schools, along with their regional distribution and the governmental and nongovernmental assessment tools ( Provão /SINAES and CINAEM). It discusses the inductive role of incentive mechanisms used by federal government in the health and education interface. It was specified the actual distribution of the 167 medical schools, that offered 16,228 openings in the 2007 recruiting process. In Brazil, there were several different expansion processes of Medical Schools with diverse characteristics. |
Palavras-chave: | Medical schools Brazilian medical education Medical schools expansion educational policy Escolas médicas Ensino médico brasileiro Expansão |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
Citação: | AMARAL, Jorge Luiz do. Duzentos anos de ensino médico no Brasil. 2007. 231 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4592 |
Data de defesa: | 25-Jun-2007 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Saúde Coletiva |
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Arquivo | Tamanho | Formato | |
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