Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4760
Tipo do documento: Tese
Título: A expansão das classificações psiquiátricas nos últimos 30 anos e suas repercussões na psiquiatria infantil: o caso do Transtorno Bipolar em crianças e adolescentes.
Título(s) alternativo(s): The expansion of psychiatric classifications in the last 30 years and its consequences in pediatric psychiatry: the case of bipolar disorder in children and adolescents.
Autor: Pimenta, Juliana Silva 
Primeiro orientador: Bezerra Júnior, Benilton Carlos
Primeiro membro da banca: Zorzanelli, Rafaela Teixeira
Segundo membro da banca: Lima, Rossano Cabral
Terceiro membro da banca: Belizário Filho, José Ferreira
Quarto membro da banca: Celleri, Eloísa Helena R. Valler
Resumo: O diagnóstico do transtorno bipolar na infância só foi recentemente reconhecido na psiquiatria infantil, particularmente nos Estados Unidos. Até meados do século vinte não se acreditava que crianças pré-púberes pudessem apresentar sintomatologia compatível com esse diagnóstico, que foi descrito pela primeira vez por Emil Kraepelin no final do século XIX, com o nome de Psicose Maníaco-Depressiva. O termo Transtorno Bipolar foi usado em substituição à psicose maníaco-depressiva na passagem da segunda edição do manual diagnóstico e estatístico norte americano, DSM II, para o DSM III, em 1980. Entre 1994 e 2004 o número de crianças que receberam esse diagnóstico nos Estados Unidos sofreu aumento de 40 vezes, representando a maior bolha diagnóstica desde a primeira edição do DSM. Esse fenômeno resulta da modificação dos critérios diagnósticos pra o transtorno bipolar dos adultos, que são transpostos para a infância modificando seu pilar, que é a alternância entre estados opostos de humor, em um quadro crônico, não mais de depressão e euforia, mas agora de irritabilidade. Isso não aconteceu da mesma forma em outros países, onde as taxas de prevalência são infinitamente menores. No Brasil esses dados são ainda escassos. Nosso objetivo primário com esta pesquisa foi averiguar se o debate acerca do transtorno bipolar na infância é conhecido pelos psiquiatras infantis brasileiros e de que maneira essa discussão se reflete na prática clínica no Brasil. Essa avaliação foi realizada através da aplicação de entrevistas semiestruturadas a 20 psiquiatras infantis, localizados em cinco cidades de grande porte nos principais centros de formação e pesquisa do País. Pode ser constatado que os centros de pesquisa especializados no diagnóstico do transtorno bipolar na infância brasileiros repetem o modelo norte-americano, encontrando taxas muito próximas às encontradas naquele país, enquanto que serviços cujo atendimento não é organizado em função dos diagnósticos (CAPSi, por exemplo) apresentam um quadro bem diferente. O principal fator determinante desse cenário é a transposição da lógica da pesquisa, com suas escalas e instrumentos diagnósticos, para o campo complexo da prática clínica cotidiana, reproduzindo um modelo de avaliação descontextualizada e que desvaloriza a história pessoal da criança. Esta tese contribui para a ampliação do conhecimento sobre como parte importante dos psiquiatras infantis brasileiros lidam com a questão do transtorno bipolar na infância.
Abstract: The diagnosis of pediatric bipolar disorder was only recently recognized in pediatric psychiatry, especially in the United States. Until the middle of the 20th century, it was not believed that prepubertal children could present symptoms compatible with this diagnosis, described for the first time by Emil Kraepelin at the end of the 19th century with the name of manic-depressive psychosis. The term bipolar disorder was used to replace the term manic-depressive psychosis in the transition from the second edition of the Diagnostic and Statistic Manual, DSM II, to the DSM III, in 1980. Between 1994 and 2004, the number of children who received this diagnosis in the United States increased 40 times, representing the biggest diagnostic bubble since the first edition of the DSM. This event is a result of the alteration of the diagnostic criteria for the bipolar disorder in adults, which are transposed to childhood changing its basis, that consists of extreme mood swings, in a chronic condition, not of depression and euphoria anymore, but of irritability now. This didn t happen in the same way in other countries, where the prevalence rates are considerably smaller. In Brazil, these data are still insufficient. The main goal of this study was to investigate if the discussion concerning pediatric bipolar disorder is well known by Brazilian psychiatrists and how it influences the clinical practice in Brazil. This assessment was conducted through a series of semi structured interviews with 20 pediatric psychiatrists, established in five major cities where the main academic and research centers are established. Evidence shows that the main Brazilian research centers specialized in the diagnosis of child bipolar disorder reproduce the North American model, finding very similar rates to the ones in the United States, whereas the services not organized on the basis of diagnosis (CAPSi, for instance) present a very different profile. The main determinant factor of this reality is the transposition of the research logic, with its scales and diagnosis tools, to the complex field of the daily clinical practice, reproducing a pattern of assessment decontextualized and that underestimates de personal history of the child. This dissertation contributes to the knowledge enhancement of how an important part of the Brazilian pediatric psychiatrists deal with the issue of the pediatric bipolar disorder.
Palavras-chave: Pediatric bipolar disorder
Pediatric psychiatry
Psychiatric classification
DSM
Transtorno bipolar na infância
Psiquiatria infantil
Classificação psiquiátrica
DSM
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citação: PIMENTA, Juliana Silva. A expansão das classificações psiquiátricas nos últimos 30 anos e suas repercussões na psiquiatria infantil: o caso do Transtorno Bipolar em crianças e adolescentes.. 2015. 153 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4760
Data de defesa: 17-Nov-2015
Aparece nas coleções:Doutorado em Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TESE JULIANA FINAL 25 11 2016.pdf1,55 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.