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Tipo do documento: Tese
Título: Avaliação do papel de fatores psicossociais na atividade física e sedentarismo de adolescentes.
Título(s) alternativo(s): The role of psychosocial factors in physical activity and sedentary in adolescents.
Autor: Straatmann, Viviane Schultz 
Primeiro orientador: Lopes, Claudia de Souza
Primeiro coorientador: Oliveira, Aldair José de
Primeiro membro da banca: Sichieri, Rosely
Segundo membro da banca: Cunha, Diana Barbosa
Terceiro membro da banca: Hallal, Pedro Rodrigues Curi
Quarto membro da banca: Bloch, Katia Vergetti
Resumo: A presente tese tem como objetivo geral avaliar o papel de fatores psicossociais na atividade física e no sedentarismo de adolescentes. Para alcançar este objetivo foram desenvolvidos dois manuscritos, utilizando dados do Estudo Longitudinal de Avaliação Nutricional de Adolescentes - ELANA, conduzido em quatro escolas privadas e duas escolas públicas localizadas na região metropolitana do Rio de Janeiro. A presente tese refere-se à coorte de 810 estudantes do ensino fundamental que participaram da linha de base do estudo, em 2010, do seguimento, em 2012. O primeiro manuscrito avaliou o papel do bem-estar psicológico, no desenvolvimento e na persistência da inatividade física moderada e vigorosa (AFMV) e no tempo excessivamente gasto em frente à tela, após dois anos de seguimento. Meninas com pior estado psicológico na linha de base apresentaram maior risco de gastarem tempo excessivo com atividades sedentárias em frente à tela, tais como ver TV, jogar videogame e usar computadores, dois anos depois. Também entre as meninas, o estado psicológico influenciou a prática de AFMV; aquelas com pior estado psicológico apresentavam um maior risco de inatividade física após dois anos de seguimento. No segundo manuscrito foi investigado, por meio de modelos de equação estrutural, a estabilidade e a direção das associações entre provocações sobre o corpo e um conjunto de comportamentos e estado relacionados à saúde (AFMV, tempo gasto por dia com televisão (TV), videogame e computador (VG), índice de massa corporal (IMC)), durante a adolescência, estratificado por gênero. A bidirecionalidade destas associações foi constatada entre os meninos. Aqueles mais provocados na linha de base despendiam mais tempo com VG, dois anos depois. Adicionalmente, meninos acima do peso na linha de base pareciam ser mais provocados em relação ao seu corpo no seguimento. Entre as meninas, não foi constatada bidirecionalidade para esta associação; observou-se apenas que aquelas que sofriam mais provocações prévias gastavam mais tempo de VG, dois anos depois. Conclui-se que os fatores psicossociais tiveram influência nos comportamentos/estado de saúde investigados de maneira distinta para meninos e meninas. O tempo gasto com atividades sedentárias em frente à tela e a AFMV tiveram influencia do bem-estar psicológico entre as meninas. A bidirecionalidade da relação entre provocações sobre o corpo e comportamento/estado de saúde foi observada entre meninos, e entre as meninas somente a direção causal de provocações na linha de base afetando o tempo de VG no seguimento foi constatada. A melhor compreensão dos determinantes que afetam comportamentos e estados relacionados à saúde e de como tais comportamentos/estado de saúde se associam com provocações sobre o corpo, pode subsidiar ações de saúde pública e a atuação de gestores da área de educação com vistas à promoção de um ambiente escolar mais saudável, e auxiliar na prevenção e controle de situações que favoreçam um pior estado psicológico, inatividade física, sedentarismo e sobrepeso/obesidade dos adolescentes.
Abstract: This thesis has as main objective to evaluate the role of psychosocial factors on physical activity and sedentary in adolescents. To accomplish this we developed two manuscripts, using data from the Longitudinal Study of Adolescent Nutritional Assessment - ELANA, conducted in four private and two public schools in the metropolitan area of Rio de Janeiro. This thesis refers to the cohort of 810 elementary school students who participated in the baseline study in 2010, and the follow-up in 2012. The first manuscript evaluated the role of psychological well-being, development and persistence of the practice moderate and vigorous physical inactivity (MVPA) and excessed time spent in front of the screen, after two years. Girls with worse psychological state at baseline had higher risk of spending too much time in front of the screen watching TV, playing video games and using computers, two years later. Also in girls, the psychological state influenced the practice of MVPA; those with worse psychological state had a higher risk of physical inactivity after two years of follow-up. In the second manuscript was investigated by means of structural equation models, stability and direction of associations between body bullying and a set of health-related behaviors and state (MVPA, time spent per day with television (TV), video game and computer (VG), body mass index (BMI)), during adolescence, stratified by gender. The bidirectionality of these associations was observed among boys. Those most bullied at baseline were spending more time VG two years later. Additionally, overweight adolescents at baseline appeared to be bullied in the following. Among the girls, the bidirectionality was not found; only was observed that those who suffering more previous provocations spent more time with VG two years later. We concluded that psychosocial factors influenced the health-related behavior and state investigated, differently for boys and girls. The time spent on sedentary activities across the screen and MVPA were influenced by the psychological well-being among girls. The bidirectionality of the relationship between body provocations and health-related behaviors/ status was observed among boys and among girls only the causal direction of provocations in the baseline affecting VG time following was found. A better understanding of the determinants that affect behavior and conditions related to health and how such behaviors/ status are associated with body provocations, can support public health and educational managers actions with a view to promoting a healthier school environment, and assist in the prevention and control of situations that favour a worse psychological state, physical inactivity, sedentary lifestyle and overweight / obese adolescents.
Palavras-chave: Physical activity
Sedentary
Psychosocial factors
Psychological well-being
Bullying
Adolescents
Atividade física
Sedentarismo
Fatores psicossociais
Bem-estar psicológico
Provocações
Adolescentes
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::EPIDEMIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citação: STRAATMANN, Viviane Schultz. Avaliação do papel de fatores psicossociais na atividade física e sedentarismo de adolescentes.. 2016. 167 f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4761
Data de defesa: 2-Set-2016
Aparece nas coleções:Doutorado em Saúde Coletiva

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