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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4768
Tipo do documento: | Tese |
Título: | O Pró-Saúde no curso médico da UFPE: as influências do movimento político de mudanças na formação a partir da proposta de integração ensino-serviço. |
Título(s) alternativo(s): | The Pró-Saúde Program and the UFPE Medicine Course: the influence of the political movement for integrated teaching-service based. |
Autor: | Leão, Luciana Melo de Souza ![]() |
Primeiro orientador: | Mattos, Ruben Araújo de |
Primeiro membro da banca: | Camargo Junior, Kenneth Rochel de |
Segundo membro da banca: | Rabello, Elaine Teixeira |
Terceiro membro da banca: | Rezende, Mônica de |
Quarto membro da banca: | Matta, Gustavo Corrêa |
Resumo: | A preocupação com a formação e com os cenários de prática dos estudantes parece acompanhar o ideário de luta de muitos atores que se debruçaram em prol de um sistema de saúde mais equânime e acessível à população. Nesse sentido, repensar e diversificar os cenários de ensino-aprendizagem pode ser uma importante ferramenta para ampliar as concepções sobre o processo saúde-doença apreendidas pelos estudantes, considerando, por outro lado, que a mudança per se dos espaços de inserção ao longo da formação não garante a ressignificação da lógica da saúde voltada para os interesses do mercado. Do ponto de vista das políticas voltadas para fomentar mudanças na formação, destaca-se o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) que atua a partir de três eixos: orientação teórica; cenários de prática e orientação pedagógica. Com o recorte sobre o segundo vetor, os cenários de prática, o presente estudo buscou investigar o processo de adoção do Pró-Saúde na experiência desenvolvida pelo Curso Médico da Universidade Federal de Pernambuco e suas repercussões e rebatimentos no diálogo da academia com os serviços. O passo a passo metodológico contou com a revisão bibliográfica sobre o tema; o levantamento de documentos oficiais e não oficiais sobre as políticas e iniciativas que vislumbraram maior aproximação da academia com a rede de serviços e a construção de uma linha do tempo para melhor compreender e mapear cronológica e politicamente os respectivos acontecimentos. Como fonte primária, foram realizadas 24 entrevistas com roteiro semi-estruturado voltadas para atores da academia e dos serviços e uma roda de conversa com a participação de 21 estudantes do Curso Médico. A análise dos dados, por sua vez, foi realizada considerando três categorias temáticas, quais sejam: 1) rebatimentos das políticas anteriores ao Pró-Saúde em relação à integração ensino-serviço; 2) costura/pactuação entre os atores da academia e da gestão para viabilizar o Pró-Saúde e 3) efeitos do Pró-Saúde nos cenários de prática à luz da atenção integral à Saúde. Como resultados podemos afirmar que há muitos pontos em comum entre as propostas do PROMED e as do Pró-Saúde, ao passo em que a primeira versão da PNEPS apresentou baixa permeabilidade no âmbito local, influenciando as ações do Pró-Saúde mais no uso de conceitos e teorias do que na adoção de estratégias de operacionalização. A pactuação entre os atores da academia e do serviço, por sua vez, sinalizou desafios que passaram pelas questões político-partidárias; pela demanda de formação dos preceptores da rede e, ainda, pela disputa entre os princípios do SUS e os interesses do mercado. Sobre as repercussões para a atenção integral, a incidência do Programa nos fala de oportunidades criadas ao longo de sua vigência, ao passo que também foi marcado por oportunidades perdidas quando nos referimos ao curso médico, fazendo-se necessário, pois, que a integração ensino-serviço esteja amparada institucionalmente pelos os atores envolvidos nesta articulação, para além de dispositivos indutivos ao modo do Pró-Saúde. |
Abstract: | Concern with education and student practices appears to go hand in hand with the ideals of many activists who call for a more equitable and accessible healthcare system. Rethinking and diversifying the settings for learning/teaching may be an important tool for broadening conceptions of the health-disease process learnt by students, given that, on the one hand, change of setting throughout education does not per se guarantee a rethinking of a health service rationale geared towards the interests of the market. Based on policies aiming to promote change in education, the National Program for Reorientation of Teaching in Health (Pró-Saúde) is organized around three axes: theoretical orientation; practical settings and pedagogical orientation. The present study restricts itself to the second of these and aims to investigate the process of adoption of Pró-Saúde by the Federal University of Pernambuco (UFPE) Medicine Course and its repercussions for the dialogue between academia and health services. The methodological steps involved a review of literature on the subject, consultation of official and non-official documents on policies and initiatives that envisage closer ties between academia and the health services network, and the construction of a timeline to help understand and chronologically and politically map relevant events. The primary source was 24 semi-structured interviews with university and health service stakeholders and a roundtable conversation involving 21 UFPE medical students. Data analysis was then organized around three themes: 1) the effects of policies prior to Pró-Saúde in relation to teaching-service integration 2) ties/pacts between academia and management to effect Pró-Saúde and 3) the effects of Pró-Saúde on practical settings in the light of integral health care. The results show that the PROMED and Pró-Saúde proposals have many points in common, since, while the first version of the PNEPS had low permeability at local level, it did influence Pró-Saúde more in terms of concepts and theories than in the adoption of operationalization strategies. Pacts between academia and health services have posed challenges regarding partisan politics, the need for training of network tutors, and conflicts between Brazilian National Health Service principles and the interests of the market. In terms of repercussions for integral care, the incidence of the Program indicates the opportunities created during its implementation and those missed by the Medicine Course, showing that there is a need for integration of teaching and services to be institutionally supported by the actors involved in forging these links beyond incentivizing tools such as Pró-Saúde. |
Palavras-chave: | Medical training Integration of teaching and services Pró-Saúde Formação em Saúde Integração ensino-serviço Pró-Saúde |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
Citação: | LEÃO, Luciana Melo de Souza. O Pró-Saúde no curso médico da UFPE: as influências do movimento político de mudanças na formação a partir da proposta de integração ensino-serviço.. 2016. 160 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4768 |
Data de defesa: | 20-Dez-2016 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Saúde Coletiva |
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