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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4805
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Autismo como transtorno da memória pragmática: teses cognitivistas e fenomenológicas à luz da filosofia de Henri Bergson |
Título(s) alternativo(s): | Autism as a pragmatic memory disorder: cognitivistic and phenomenological theories according to Henri Bergson´s philosophy |
Autor: | Lima, Rossano Cabral ![]() |
Primeiro orientador: | Costa, Jurandir Sebastião Freire |
Primeiro membro da banca: | Bezerra Júnior, Benilton Carlos |
Segundo membro da banca: | Estellita-lins, Carlos Eduardo Freire |
Terceiro membro da banca: | Ferreira, Claudia Maria Passos |
Quarto membro da banca: | Serpa Junior, Octávio Domont de |
Resumo: | O autismo é um transtorno psiquiátrico de instalação precoce descrito pela primeira vez por Leo Kanner, em 1943. Por cerca de duas décadas, a concepção psicanalítica do quadro foi dominante na literatura médico-psicológica internacional. A partir dos anos 1960 e 1970, entretanto, as teses de viés cognitivo e cerebral começam a ganhar destaque, até se tornarem hegemônicas com o advento dos anos 1980. Este estudo tem como objetivo inicial mostrar como se deu esse deslocamento interno na conceituação sobre a natureza do autismo, no período situado entre 1943 e 1983, por meio de pesquisa bibliográfica em fontes primárias em língua inglesa. Num segundo momento, o trabalho descreve as principais teorias cognitivas sobre o tema, com foco na teoria da mente , apresentando as críticas feitas ao cognitivismo por autores do campo da fenomenologia, assim como as hipóteses fenomenológicas a respeito do autismo. Por fim, tomando como referencial teórico a filosofia de Henri Bergson, o autismo é descrito como transtorno da memória pragmática, ou seja, como um prejuízo precoce na ligação entre a memória e a ação corporal. Sem a âncora pragmática, não há a possibilidade do uso das marcas das experiências passadas para esclarecer a situação atual, resultando daí os prejuízos autistas na criatividade, na construção da identidade pessoal e na intersubjetividade. Esta tese contribui para a ampliação das pesquisas sobre o autismo, servindo de alternativa à visão cognitivista modular e computacional e permitindo a valorização do papel do corpo e do cérebro sem recair no reducionismo fisicalista |
Abstract: | Autism is a psychiatric disorder of early onset first described by Leo Kanner in 1943. For nearly two decades psychoanalytic conception was the most prominent explanation of this pathology in medical and psychological international literature. However, since the1960 s and the1970 s, cognitive and cerebral explanations have started to gain salience, and since the 1980 s they have become the most authoritative theories of the disorder. First of all, this dissertation deals with presenting - by means of anglophone primary bibliography how did transformations on autism conceptions take place between 1943 and 1983. Secondly, it describes the main cognitive theories on the subject focusing on the "theory of mind". It presents also the phenomenological critics to the cognitivistic approach of autism, as well as the phenomenological hypothesis on autism. Finally, this study takes philosopher Henri Bergson s theory to support the thesis that autism is a pragmatic memory disorder, that is, an early disarrangement in the connection between memory and bodily action. Without the pragmatic anchor, there is no possibility of using the background memories and experiences to account for current situations, what brings about the autistic difficulty to build up personal identity, creativity and intersubjectivity. This dissertation contributes to the expansion of research on autism, as an alternative view to the modular cognitivistic and computational explanations. It leads to the appreciation of the body and the brain roles without falling in reductive physicalism |
Palavras-chave: | Psychiatry Autism Henri Bergson Memory Psiquiatria Autismo Henri Bergson Memória |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
Citação: | LIMA, Rossano Cabral. Autismo como transtorno da memória pragmática: teses cognitivistas e fenomenológicas à luz da filosofia de Henri Bergson. 2010. 249 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4805 |
Data de defesa: | 1-Fev-2010 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Saúde Coletiva |
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