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Tipo do documento: Tese
Título: Autismo como transtorno da memória pragmática: teses cognitivistas e fenomenológicas à luz da filosofia de Henri Bergson
Título(s) alternativo(s): Autism as a pragmatic memory disorder: cognitivistic and phenomenological theories according to Henri Bergson´s philosophy
Autor: Lima, Rossano Cabral 
Primeiro orientador: Costa, Jurandir Sebastião Freire
Primeiro membro da banca: Bezerra Júnior, Benilton Carlos
Segundo membro da banca: Estellita-lins, Carlos Eduardo Freire
Terceiro membro da banca: Ferreira, Claudia Maria Passos
Quarto membro da banca: Serpa Junior, Octávio Domont de
Resumo: O autismo é um transtorno psiquiátrico de instalação precoce descrito pela primeira vez por Leo Kanner, em 1943. Por cerca de duas décadas, a concepção psicanalítica do quadro foi dominante na literatura médico-psicológica internacional. A partir dos anos 1960 e 1970, entretanto, as teses de viés cognitivo e cerebral começam a ganhar destaque, até se tornarem hegemônicas com o advento dos anos 1980. Este estudo tem como objetivo inicial mostrar como se deu esse deslocamento interno na conceituação sobre a natureza do autismo, no período situado entre 1943 e 1983, por meio de pesquisa bibliográfica em fontes primárias em língua inglesa. Num segundo momento, o trabalho descreve as principais teorias cognitivas sobre o tema, com foco na teoria da mente , apresentando as críticas feitas ao cognitivismo por autores do campo da fenomenologia, assim como as hipóteses fenomenológicas a respeito do autismo. Por fim, tomando como referencial teórico a filosofia de Henri Bergson, o autismo é descrito como transtorno da memória pragmática, ou seja, como um prejuízo precoce na ligação entre a memória e a ação corporal. Sem a âncora pragmática, não há a possibilidade do uso das marcas das experiências passadas para esclarecer a situação atual, resultando daí os prejuízos autistas na criatividade, na construção da identidade pessoal e na intersubjetividade. Esta tese contribui para a ampliação das pesquisas sobre o autismo, servindo de alternativa à visão cognitivista modular e computacional e permitindo a valorização do papel do corpo e do cérebro sem recair no reducionismo fisicalista
Abstract: Autism is a psychiatric disorder of early onset first described by Leo Kanner in 1943. For nearly two decades psychoanalytic conception was the most prominent explanation of this pathology in medical and psychological international literature. However, since the1960 s and the1970 s, cognitive and cerebral explanations have started to gain salience, and since the 1980 s they have become the most authoritative theories of the disorder. First of all, this dissertation deals with presenting - by means of anglophone primary bibliography how did transformations on autism conceptions take place between 1943 and 1983. Secondly, it describes the main cognitive theories on the subject focusing on the "theory of mind". It presents also the phenomenological critics to the cognitivistic approach of autism, as well as the phenomenological hypothesis on autism. Finally, this study takes philosopher Henri Bergson s theory to support the thesis that autism is a pragmatic memory disorder, that is, an early disarrangement in the connection between memory and bodily action. Without the pragmatic anchor, there is no possibility of using the background memories and experiences to account for current situations, what brings about the autistic difficulty to build up personal identity, creativity and intersubjectivity. This dissertation contributes to the expansion of research on autism, as an alternative view to the modular cognitivistic and computational explanations. It leads to the appreciation of the body and the brain roles without falling in reductive physicalism
Palavras-chave: Psychiatry
Autism
Henri Bergson
Memory
Psiquiatria
Autismo
Henri Bergson
Memória
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Instituto de Medicina Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Citação: LIMA, Rossano Cabral. Autismo como transtorno da memória pragmática: teses cognitivistas e fenomenológicas à luz da filosofia de Henri Bergson. 2010. 249 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Saúde; Epidemiologia; Política, Planejamento e Administração em Saúde; Administra) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4805
Data de defesa: 1-Fev-2010
Aparece nas coleções:Doutorado em Saúde Coletiva

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