Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4822
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Atividades lúdicas com triângulos |
Título(s) alternativo(s): | Ludic activities with triangles |
Autor: | Oliveira, Rafael Souza Azevedo ![]() |
Primeiro orientador: | Oliveira Junior, Rogerio Luiz Quintino de |
Primeiro membro da banca: | Concordido, Cláudia Ferreira Reis |
Segundo membro da banca: | Carius, Ana Carolina |
Resumo: | Os triângulos são estudados na Geometria Euclidiana e as aulas, puramente teóricas, não despertam o interesse dos alunos. O primeiro contato dos alunos com o conteúdo da Geometria sendo de forma apenas teórica desmotiva e faz crescer o mito de que a Matemática é difícil. Usando a metodologia de pesquisa bibliográfica e de campo, e acreditando que atividades e jogos motivam o aprendizado, este trabalho apresenta atividades voltadas ao ensino de triângulos para turmas de sexto ao nono ano do ensino fundamental. Foram elaboradas atividades, algumas das quais foram aplicadas em sala de aula pelo autor em turmas da rede pública, com o intuito de despertar o maior interesse dos alunos pelo assunto, tratando de maneira mais lúdica com apoio de material concreto. Após a realização das atividades, foi observado um maior interesse dos alunos, que passaram a participar mais das aulas, sem o medo de cometer erros e encarando os assuntos que antes eram ditos chatos e difíceis como desafios, o que gerou uma maior autonomia dos mesmos. |
Abstract: | Triangles are studied in Euclidean geometry and classes, purely theoretical, do not arouse students' interest. The first contact of students with the content of geometry being only theoretically demotivates and grows the myth that mathematics is difficult. Using the methodology of bibliographical and field research, and believing that activities and games motivate learning, this work presents activities aimed at teaching triangles for classes from sixth to ninth grade of elementary school. Activities were developed, some of which were applied in the classroom by the author in classes of the public network, in order to arouse the students' greatest interest in the subject, treating in a more playful way with the support of concrete material. After the activities were carried out, there was a greater interest of the students, who started to participate more in the classes, without the fear of making mistakes and facing the subjects that were once said boring and difficult as challenges, which generated a greater autonomy of the same ones. |
Palavras-chave: | The ludic in Mathematics Mathematical games Activities with triangles Activities in Euclidean Geometry lúdico na Matemática Jogos matemáticos Atividades com triângulos Atividades na Geometria Euclidiana Geometria - Estudo e ensino Jogos em educação matemática |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citação: | OLIVEIRA, Rafael Souza Azevedo. Atividades lúdicas com triângulos. 2018. 101 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4822 |
Data de defesa: | 22-Ago-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
TCCRAFAEL SOUZA FINAL.pdf | 2,79 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.