Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4822
Tipo do documento: Dissertação
Título: Atividades lúdicas com triângulos
Título(s) alternativo(s): Ludic activities with triangles
Autor: Oliveira, Rafael Souza Azevedo 
Primeiro orientador: Oliveira Junior, Rogerio Luiz Quintino de
Primeiro membro da banca: Concordido, Cláudia Ferreira Reis
Segundo membro da banca: Carius, Ana Carolina
Resumo: Os triângulos são estudados na Geometria Euclidiana e as aulas, puramente teóricas, não despertam o interesse dos alunos. O primeiro contato dos alunos com o conteúdo da Geometria sendo de forma apenas teórica desmotiva e faz crescer o mito de que a Matemática é difícil. Usando a metodologia de pesquisa bibliográfica e de campo, e acreditando que atividades e jogos motivam o aprendizado, este trabalho apresenta atividades voltadas ao ensino de triângulos para turmas de sexto ao nono ano do ensino fundamental. Foram elaboradas atividades, algumas das quais foram aplicadas em sala de aula pelo autor em turmas da rede pública, com o intuito de despertar o maior interesse dos alunos pelo assunto, tratando de maneira mais lúdica com apoio de material concreto. Após a realização das atividades, foi observado um maior interesse dos alunos, que passaram a participar mais das aulas, sem o medo de cometer erros e encarando os assuntos que antes eram ditos chatos e difíceis como desafios, o que gerou uma maior autonomia dos mesmos.
Abstract: Triangles are studied in Euclidean geometry and classes, purely theoretical, do not arouse students' interest. The first contact of students with the content of geometry being only theoretically demotivates and grows the myth that mathematics is difficult. Using the methodology of bibliographical and field research, and believing that activities and games motivate learning, this work presents activities aimed at teaching triangles for classes from sixth to ninth grade of elementary school. Activities were developed, some of which were applied in the classroom by the author in classes of the public network, in order to arouse the students' greatest interest in the subject, treating in a more playful way with the support of concrete material. After the activities were carried out, there was a greater interest of the students, who started to participate more in the classes, without the fear of making mistakes and facing the subjects that were once said boring and difficult as challenges, which generated a greater autonomy of the same ones.
Palavras-chave: The ludic in Mathematics
Mathematical games
Activities with triangles
Activities in Euclidean Geometry
lúdico na Matemática
Jogos matemáticos
Atividades com triângulos
Atividades na Geometria Euclidiana
Geometria - Estudo e ensino
Jogos em educação matemática
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: OLIVEIRA, Rafael Souza Azevedo. Atividades lúdicas com triângulos. 2018. 101 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4822
Data de defesa: 22-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCCRAFAEL SOUZA FINAL.pdf2,79 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.