Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4824
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise Combinatória no Ensino Fundamental através da Resolução de Problemas
Título(s) alternativo(s): The present work aims to adress a mode with more means to the students concepts of Combinatorial Analysis through the methodology of Resolution Problems. It is presented the analysis of a set of contextualized activities developed in classes of 8th and 9th grade in a municipal elementary school from Rio de Janeiro, together with the classes progression during the teaching of this specific content in 2017.
Autor: Nascimento, Roberto Alfredo 
Primeiro orientador: Barbosa, Augusto Cesar de Castro
Primeiro coorientador: Concordido, Cláudia Ferreira Reis
Primeiro membro da banca: Guedes, Aline de Lima
Segundo membro da banca: Freitas, Maria Aguieiras Alvarez de
Resumo: O presente trabalho visa abordar de um modo mais significativo para os alunos conceitos de Análise Combinatória através da metodologia de Resolução de Problemas. Apresentamos a análise de um conjunto de atividades contextualizadas desenvolvidas em turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro, juntamente com o encaminhamento das aulas durante o ensino desse conteúdo no ano de 2017.
Abstract: The present work aims to adress a mode with more means to the students concepts of Combinatorial Analysis through the methodology of Resolution Problems. It is presented the analysis of a set of contextualized activities developed in classes of 8th and 9th grade in a municipal elementary school from Rio de Janeiro, together with the classes progression during the teaching of this specific content in 2017.
Palavras-chave: Resolution Problems
Combinatorial Analysis
Elementary School
Resolução de problemas
Análise Combinatória
Ensino Fundamental
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: NASCIMENTO, Roberto Alfredo. Análise Combinatória no Ensino Fundamental através da Resolução de Problemas. 2018. 102 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4824
Data de defesa: 5-Fev-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese_RobertoAlfredoNascimento.pdf2,78 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.