Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4827
Tipo do documento: Dissertação
Título: A análise textual aplicada a um livro do PNLD e a um material de um sistema de ensino no estudo de funções no ensino médio
Título(s) alternativo(s): The textual analysis applied to a book of PNLD and a material of an educational system at studying functions in High School
Autor: A, Herik da Silva Ribeiro 
Primeiro orientador: Concordido, Cláudia Ferreira Reis
Primeiro coorientador: Carvalho, João Bosco Pitombeira Fernandes de
Primeiro membro da banca: Mattos, Francisco Roberto Pinto
Segundo membro da banca: Soares, Flávia dos Santos
Resumo: O objetivo desta dissertação consiste em mostrar uma aplicação da Análise Textual proposta por Dormolen (1986) especificamente sobre a noção de função, estendendo-se ao estudo das funções polinomiais do primeiro grau, em dois materiais didáticos e compará-los: um livro aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em 2018, e um material elaborado por uma rede particular de ensino do Rio de Janeiro. Para tanto, ao longo do Capítulo 1, primeiramente exibiremos um resumo histórico pertinente à evolução do conceito de função, seguido da discussão acerca das múltiplas ramificações que o mesmo proporciona, possibilitando, após isso, a pontuação do que esperar encontrar em um material didático, além da explanação do que viria a ser um texto matemático. No Capítulo 2 será exibida toda a metodologia de nossa pesquisa, dando enfoque às pesquisas qualitativas e, sequencialmente, conversaremos sobre a Análise de Conteúdo apresentada por Bardin (1977), fundamental para guiar nosso olhar sobre os materiais didáticos, definindo, também, nossa codificação utilizada. Apresentaremos por todo o Capítulo 3 a fundamentação teórica em que esta pesquisa se baseia, inclusive os conceitos de núcleo, linguagem, sequenciamento e condicionamento conceituais e signo. No penúltimo capítulo haverá uma introdução às duas obras que serão analisadas e as restrições aos capítulos ou módulos de cada livro a que restringiremos nosso olhar, imediatamente seguidas pelas análises individuais das mesmas. No Capítulo 5 colocaremos nossas considerações sobre todos os dados colhidos dos dois materiais didáticos em questão.
Abstract: The objective of this work consist in show an appliance of Textual Analysis proposed by Dormolen (1986) specifically about the notion of function, expanding itself at the study of the polynomial function of degree one, in two materials and compare them: one book approved by the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), in 2018, and a material elaborated by a group of particular schools in Rio de Janeiro. Therefore, through the Chapter 1, first we ll show an historic resume related to the concept of function s evolution, followed by the discussion around of multiple subdivisions that this concept provides, permitting, after that, a pointing of what hope to find in a material, besides the explanation about what becomes a mathematical text. The Chapter 2 will exhibit all methodology of our research, focusing the qualitative researches and, sequentially, we ll talk about Content Analysis showed by Bardin (1977), primordial to guide our view over materials, defining too the codification we used. We ll introduce all over the Chapter 3 the theoretical basis of this research, including the concepts of kernel, language, cursory and conceptual preparation and sign. At the last but one chapter will have an introduction to the two books that will be analyzed and the restrictions to the chapters from each work, followed immediately by their individual analysis. In Chapter 5 we ll put our consideration about all collected data from those two materials.
Palavras-chave: Textual analysis
Kernels. Textbooks analysis
Concept of function
Linear function
Análise textual
Núcleos
Análise de materiais didáticos
Conceito de função
Função afim
Funções (Matemática) - Estudo e ensino
Matemática (Ensino médio) - Estudo e ensino
Livros didáticos - Avaliação
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: A, Herik da Silva Ribeiro. A análise textual aplicada a um livro do PNLD e a um material de um sistema de ensino no estudo de funções no ensino médio. 2019. 130 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4827
Data de defesa: 11-Jan-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Herik Ribeiro_PROFMAT_2019_FINAL.pdf6,05 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.