Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4828
Tipo do documento: Dissertação
Título: Recursos tecnológicos como ferramentas didáticas no processo ensino-aprendizagem de função quadrática
Título(s) alternativo(s): Technology Resources as didactic tools on the teaching process Quadratic function learning
Autor: Barbosa, Marcio Pereira 
Primeiro orientador: Barros, Jeanne Denise Bezerra de
Primeiro membro da banca: Barbosa, Augusto Cesar de Castro
Segundo membro da banca: Alves, Margareth da Silva
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo propor uma sequência de atividades utilizando Power Point e o programa GeoGebra como ferramentas de aprimoramento no ensino dos conceitos que envolvem Função Polinomial do 2º Grau, considerando todo o contexto de atividades envolvendo Informática Educativa. Foi escolhido o programa GeoGebra, por ser gratuito e totalmente traduzido para a Língua Portuguesa, cuja interface é simples, contendo botões/comandos, na maioria, outo-explicativos. As atividades propostas foram aplicadas em três turmas do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Central do Brasil. Em um primeiro momento, as atividades foram realizadas em sala de aula, respeitando os métodos tradicionais, ou seja, aula expositiva no quadro e resolução de exercícios do livro didático adotado na escola. A segunda etapa de atividades aconteceu no laboratório de informática da mesma unidade de ensino, onde foi possível, com o auxílio do Power Point e do software de Geometria Dinâmica GeoGebra, detalhar uma situação problema relacionada à Função Polinomial do 2º Grau. Em ambas as etapas (1ª e 2ª) foram aplicadas questionários objetivos para análise da compreensão dos conceitos envolvendo o tema em questão. Tais procedimentos deram sustentação aos resultados obtidos de que as atividades desenvolvidas, no contexto apresentado, facilitam o desempenho e a compreensão da função quadrática, nos levando a concluir, portanto, que a utilização do Power Point e do GeoGebra, assim como a utilização de recursos multimídia nas aulas de Matemática, despertaram o interesse dos alunos quanto à disciplina, motivando-os à busca de novos conhecimentos, além de facilitar o entendimento do assunto, tendo como principais aliados o dinamismo e o fator visual, pois é possível construir e analisar várias possibilidades em um pequeno espaço de tempo.
Abstract: This paper aims to propose a sequence of activities using the Power Point and GeoGebra program as a tool of teaching development of the concept that involves Polinomial Function of the second degree, considering all the context of activities involving Educative Technology. The program GeoGebra was chosen since it is free and totally translated to Portuguese. Its interface is simple, and there are just few commands, which are mostly self explanatory. The proposal activities were applied on three classes from the first to the third year of the High School, Colégio Estadual Central do Brasil. At the first moment, the activities have happened in the classroom as the traditional method asks to, as using the board and book exercises resolution at school. At the second moment, the activites have happened in the technology lab of the same school, where it was possible with the Power Point and the GeoGebra Dynamic Geometry software help, to detail a problem situation related with the Polinomial Function of the second degree. In both moments, questions were applied in order to evaluate the understanding of concepts related to the theme. These procedures supported the obtained results of the developed activities, at this context, they facilitate the performance and the quadratic function, helping us to conclude that the using of the Power Point, GeoGebra, and also the multimedia resources at the math classes can provoke the students curiosities about the subject and also motivate them to search new knowlodge. In addition the systems facilitate the understanding because of its visual factor, dynamism, which permits the user to build and analyse better many possibilities in a few time.
Palavras-chave: Educative technology
Quadratic function
Technology resources
Informática educativa
Função quadrática
Recursos tecnológicos
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia educacional
Matemática - Funções
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: BARBOSA, Marcio Pereira. Recursos tecnológicos como ferramentas didáticas no processo ensino-aprendizagem de função quadrática. 2016. 93 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4828
Data de defesa: 26-Ago-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Marcio Barbosa_Dissertacao.pdf1,81 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.