Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4830
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma proposta de sequência didática para o ensino de operações com números inteiros para alunos da EJA
Título(s) alternativo(s): proposal of a didactic sequence for the teaching of operations with integers for students of the EJA
Autor: Souza, Rodrigo Guerreiro Viana de 
Primeiro orientador: Oliveira Junior, Rogerio Luiz Quintino de
Primeiro membro da banca: Barbosa, Aline Mauricio
Segundo membro da banca: Guedes, Aline de Lima
Resumo: Este trabalho de pesquisa teve como principal motivação o fato de que muitos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio têm demonstrado que o domínio de suas habilidades para compreender e aplicar as operações básicas do conjunto dos números inteiros se mostra bastante limitado. Intenta-se, por meio da aplicação de uma sequência didática, fazer os aprendizes proficientes em relação ao tema a partir de interações com o conteúdo, originadas por intermédio da utilização de estratégias diferenciadas de ensino que se valham do recurso ao uso de jogos juntamente com a exploração de novas tecnologias. Com isto, tenciona-se dirimir as dificuldades apresentadas pelos alunos para o tema em questão, e que os próprios assumam o protagonismo da sua dinâmica de ensino. Também almejamos com esta produção discutir acerca do ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), sobre suas carências e qualificações. A relevância da aplicação desta pesquisa baseou-se no amálgama de experiências formais e informais dos envolvidos na pesquisa com a Matemática que, alinhadas a uma sequência didática que garante o uso de seus saberes prévios, podem promover uma aprendizagem significativa. Embasado em estudos bibliográficos e observações registradas, constatou-se que a metodologia pautada na pesquisa-ação e na etnomatemática se mostra eficaz na construção e adequação de conhecimentos de boa parte deste público-alvo com tantas peculiaridades, e viabiliza um diálogo mais próximo entre o cotidiano e a Matemática.
Abstract: The main motivation of this research work is the fact that many elementary and high school students have shown that their mastery of their ability to understand and apply the basic operations of the whole number set is rather limited. It is intended, through the application of a didactic sequence, to make the learners proficient in relation to the theme through interactions with the content, originated through the use of differentiated teaching strategies that use the use of games together with the exploration of new technologies. With this, it is intended to solve the difficulties presented by the students for the theme in question, and that they themselves take the protagonism of their teaching dynamics. We also aim with this production to discuss about the teaching of Mathematics in Youth and Adult Education (EJA), about their needs and qualifications. The relevance of the application of this research was based on the amalgam of formal and informal experiences of those involved in research with mathematics, which, aligned with a didactic sequence that ensures the use of their previous knowledge, can promote meaningful learning. Based on bibliographic studies and recorded observations, it was found that the methodology based on action research and ethnomathematics is effective in the construction and adequacy of knowledge of much of this target audience with so many peculiarities, and enables a closer dialogue between everyday life and mathematics.
Palavras-chave: EJA
Teaching operations with integers
Ethnomathematics
Meaningful learning
EJA
Ensino de operações com números inteiros
Etnomatemática
Aprendizagem significativa.
Números inteiros
Matemática - Métodos de ensino
Educação de jovens e adultos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: SOUZA, Rodrigo Guerreiro Viana de. Uma proposta de sequência didática para o ensino de operações com números inteiros para alunos da EJA. 2019. 81 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4830
Data de defesa: 19-Jul-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TCC_RODRIGOGUERREIRO.pdf1,57 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.