Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4832
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O Soroban como instrumento do ensino de matemática na educação básica |
Título(s) alternativo(s): | The Soroban as an instrument for teaching mathematics in basic education |
Autor: | Floret, Helder França |
Primeiro orientador: | Silva, Patricia Nunes da |
Primeiro coorientador: | Crippa, Helvécio Rubens |
Primeiro membro da banca: | Concordido, Cláudia Ferreira Reis |
Segundo membro da banca: | Rodrigues, Chang Kuo |
Resumo: | Esta dissertação apresenta os resultados de um estudo para o uso do Soroban como instrumento de ensino de operações básicas elementares com números naturais, o qual fundamentou a proposta de um mini-curso para professores que atuam no ensino de Matemática em nível básico. A questão norteadora do estudo foi: Como o Soroban pode contribuir para o ensino da matemática na educação básica e, mais especificamente, servir como recurso didático para o ensino de operação matemáticas fundamentais com números naturais? Conduziu-se uma breve abordagem histórica sobre o Soroban e seu desenvolvimento ao longo dos anos. Após esse momento, o estudo voltou-se a apresentar o Soroban como instrumento de cálculo, com todos os seus elementos, chegando enfim, à exibição de operações matemáticas fundamentais com números naturais. Propôs-se como produto do Mestrado Profissional um mini-curso voltado para professores que trabalham com Matemática na Educação Básica. Mostramos que o Soroban pode ser um importante instrumento de auxílio na compreensão de operações básicas por permitir uma concretização de resultados, dando significado ao aprendizado matemático de jovens estudantes. O Soroban também se mostrou importante como instrumento didático a ser utilizado por professores em sala de aula, por permitir um ensino com um caráter lúdico, garantindo uma maior atenção e interesse de alunos em estágio inicial na matemática. O Soroban minimiza a barreira da abstração, que é característica da ciência, enriquecendo a experiência dos alunos. Cabe observar, entretanto, a dificuldade de encontrar o Soroban na maior parte das escolas, assim como uma maior dificuldade para o uso do instrumento ao resolver operações de multiplicação e divisão de números naturais. |
Abstract: | This thesis presents the results of a study about the use of Soroban as an instrument for teaching elementary basic operations with natural numbers, which based the proposal of a mini course for teachers who work with mathematics teaching in basic level. The question that guides this study is: how can Soroban contribute to mathematics teaching in basic education, and how can it serve as a didactic resource for the teaching of fundamental operations of mathematics with natural numbers? We provide a short historical approach of Soroban and its development throughout the years. After this, the study presents Soroban as an instrument of calculation with all its elements, which results in the exhibition of fundamental operations of mathematics with natural numbers. We proposed a mini course as a product of Professional Master s degree aimed to teachers who work with Mathematics in basic education. We showed that Soroban can be an important instrument of help in the understanding of basic operations due to the fact that it allows results to be concrete and not abstract, which gives meaning to the mathematical learning of young students. Soroban is also important as a didactic instrument to be used by teachers in classroom, because it promotes a ludic teaching, which results in a stronger interest and attention of students who are beginners in mathematics. Soroban minimizes the level of abstraction, which is a characteristic of science, and enhances students experience. What must be observed, however, is the difficulty of finding Soroban in most of the schools, as well as a higher difficulty in using the instrument to solve operations of multiplication and division of natural numbers. |
Palavras-chave: | Soroban Mathematics teaching Basic education Teacher training Learning Soroban Ensino de matemática Ensino básico Formação de professores Aprendizagem |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citação: | FLORET, Helder França. O Soroban como instrumento do ensino de matemática na educação básica. 2016. 76 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4832 |
Data de defesa: | 31-Ago-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao_Helder Floret.pdf | 1,93 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.