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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4833
Tipo do documento: Dissertação
Título: Teorema de Euler pela Geometria Esférica
Autor: Kuntz, Bernardo Oliveira
Primeiro orientador: Mattos, Francisco Roberto Pinto
Primeiro membro da banca: Silva, Sérgio Luiz
Segundo membro da banca: Costa, Christine Sertã
Resumo: A partir de conceitos básicos de Geometria Plana e de Geometria Espacial proporemos uma demonstração do Teorema de Euler que seja acessível, digamos assim, a pessoas minimamente iniciadas. Farei uma prova que, até então, não encontrei em nenhum livro de Ensino Médio que tive contato.Fascinado com sua simplicidade e perplexo por nunca ter tido acesso a esse tipo de abordagem em tempos de estudante do nível secundário, resolvi expor aqui um material que pode servir de consulta e inspiração para professores que buscam novas propostas para suas aulas de Geometria Espacial, em especial, geometria esférica e poliedros. Inicialmente falaremos sobre alguns conceitos de Geometria Esférica e os resultados encontrados no triângulo esférico que nos servirão de base para a demonstração da relação de Euler para poliedros convexos. Em seguida há uma abordagem sobre Poliedros Regulares (ou Sólidos Platônicos), onde faremos um estudo que mostra quantos são e quais são estes sólidos. Esse resultado é proveniente de uma análise bastante simples dos poliedros e suas respectivas condições de existência.Para ilustrar os resultados desenvolvidos neste trabalho, proponho, no final, algumas atividades que podem ser aplicadas em salas de aula para alunos do ensino médio.
Abstract: From basic concepts of plane geometry and spatial geometry we propose a demonstration of Euler's theorem that is accessible, so to speak, to initiated people. I will make a proof that, so far, wasn t found in any high school book that I had access to.Fascinated by its simplicity and perplexed for never have had access to this type of approach when in secondary school, I decided to expose here a material that can help as a consultation and inspiration for teachers seeking new proposals for their spatial geometry classes, in special spherical geometry and polyhedron.Initially we will talk about some concepts of spherical geometry and the results found in spherical triangle that will serve as the basis for demonstrating the Euler relation for convex polyhedra. Then there is a discussion of regularpolyhedra(or Platonic Solids), where we will do a study that shows how many and what are these solids. This result comes from a very simple analysis of polyhedra and their conditions of existence.To illustrate the results developed in this work, I propose, in the end, some activities that can be applied in classrooms for high school students.
Palavras-chave: Spherical geometry
Regular polyhedra
Platonicsolids
Sphericaltriangles.
Geometria esférica
Teorema de Euler
Poliedros Regulares
Sólidos platônicos
Triângulos esféricos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: KUNTZ, Bernardo Oliveira. Teorema de Euler pela Geometria Esférica. 2019. 53 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4833
Data de defesa: 31-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

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