Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4835
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Função quadrática: investigar os conhecimentos que os alunos do 1º ano do ensino médio apresentam para lidar com questões que envolvem os principais conceitos associados à função quadrática |
Título(s) alternativo(s): | Quadratic function: investigate students knowledge to deal with quadratic function issues |
Autor: | Silva, Hugo Leonardo da ![]() |
Primeiro orientador: | Barbosa, Gabriela dos Santos |
Primeiro coorientador: | Silva, Patricia Nunes da |
Primeiro membro da banca: | Crippa, Helvécio Rubens |
Segundo membro da banca: | Pereira, Pedro Carlos |
Resumo: | Foi elaborado um questionário para a realização de um estudo investigativo sobre os conhecimentos adquiridos em função quadrática, ou polinomial do 2º grau, por alunos do 1º ano do Ensino Médio, tendo em vista que o assunto faz parte dos conteúdos propostos nos descritores do 9º ano do Ensino Fundamental, assim como nas orientações curriculares do Ensino Médio. No questionário, que foi aplicado para 38 alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Pública Estadual Madre Tereza, situada em Realengo, zona oeste do município do Rio de Janeiro, foram abordadas questões que vão desde identificar uma função quadrática por meio de uma expressão algébrica, ou por meio de gráficos, passando pela construção de gráficos, e finalizando com a resolução de problemas contextualizados. Os resultados obtidos sugerem que os alunos apresentam um bom conhecimento no que se refere a identificar uma função quadrática por meio de expressão algébrica, ou por meio de gráficos, porém, no que tange à construção de um gráfico, identificando seus principais elementos, e a resolução de problemas contextualizados, não adquiriu os conhecimentos necessários para desenvolver o que foi pedido. |
Abstract: | A questionnaire summary to conduct na investigate study on knowledge acquired in quadrantic function by first year high school students. It was applied to thirty-light students of Madre Tereza High school, located in Realengo, West side of Rio de Janeiro. We descussed quadratic function issues, graphics and contextualized problems. The results show that students have the necessary knowledge to identity a quadratic function, but the same does mat happen when it comes to graphics and/or a contextualized problem. |
Palavras-chave: | Quadratic function Acquired knowledge Search Contextualized problems Funções quadráticas Conhecimentos adquiridos Pesquisa Função polinomial do 2º grau Problemas contextualizados Funções (Matemática) Matemática - Estudo e ensino |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citação: | SILVA, Hugo Leonardo da. Função quadrática: investigar os conhecimentos que os alunos do 1º ano do ensino médio apresentam para lidar com questões que envolvem os principais conceitos associados à função quadrática. 2019. 51 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4835 |
Data de defesa: | 30-Ago-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao_Hugo da Silva.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.