Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4836
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo analítico entre os sistemas de ensino da matemática no Irã e no Brasil: uma proposta inovadora
Título(s) alternativo(s): Analytical study among mathematics education systems in Iran and Brazil: an innovative proposal
Autor: Rosa, Pedro Henrique Vieira da 
Primeiro orientador: Nikdelan, Younes
Primeiro membro da banca: Barbosa, Gabriela dos Santos
Segundo membro da banca: Fanaee, Mohammad
Resumo: A presente dissertação de Mestrado tem como objetivo desenvolver estudos comparativos sobre os sistemas educativos prescritos a apresentados no Brasil e no Irã, devidamente organizados e implementados a partir da década de 90. Nesse sentido, nos capítulos que se seguem, há a intenção de identificar semelhanças e diferenças entre os sistemas educativos, sobretudo em relação aos seus aspectos referentes ao ensino e aprendizagem matemática, tecendo uma série de observações que comportam características inerentes ao sistema iraniano que podem vir a ser introduzidas no sistema de ensino brasileiro, dada a moderna corrente que vem revolucionando a educação brasileira principalmente o ensino médio nos anos recentes. Este trabalho não se propõe a identificar preferências ou rejeições de professores e alunos a quaisquer um dos sistemas, mas sim revelar um embasamento teórico-metodológico sobre a contribuição dos sistemas de ensino de ambos os países em seu respectivo contexto educacional. No intuito de embasar a investigação, foi adotada a metodologia da Educação Comparada, um instrumento analítico para o estudo apropriado dos sistemas educativos. A tese apresenta algumas contribuições a serem refletidas pela comunidade escolar, pelos estudiosos da Educação Matemática e pelos gestores de políticas públicas educacionais.
Abstract: This Master's thesis aims to develop comparative studies on the prescribed education systems presented in Brazil and Iran, properly organized and implemented from the 90's. In this sense, in the following chapters, the intention is to identify similarities and differences between the educational systems, especially in relation to their aspects related to mathematics teaching and learning, weaving a series of observations that contain characteristics inherent to the Iranian system that may be introduced in the Brazilian education system, given the modern current that comes revolutionizing Brazilian education especially high school in recent years. This paper does not intend to identify teacher and student preferences or rejections to either system, but to reveal a theoretical and methodological basis on the contribution of the education systems of both countries in their respective educational context. In order to base the investigation, the methodology of Comparative Education was adopted, an analytical instrument for the appropriate study of the educational systems. The thesis presents some contributions to be reflected by the school community, the scholars of Mathematical Education and the managers of educational public policies.
Palavras-chave: Mathematical education
Education system
Comparative Education
Mathematics Education
Educação Matemática
Sistema de Ensino
Educação Comparada
Ensino da Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino - Irã
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: ROSA, Pedro Henrique Vieira da. Estudo analítico entre os sistemas de ensino da matemática no Irã e no Brasil: uma proposta inovadora. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4836
Data de defesa: 30-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao_Pedro Henrique da Rosa.pdf1,57 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.