Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4836
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Estudo analítico entre os sistemas de ensino da matemática no Irã e no Brasil: uma proposta inovadora |
Título(s) alternativo(s): | Analytical study among mathematics education systems in Iran and Brazil: an innovative proposal |
Autor: | Rosa, Pedro Henrique Vieira da ![]() |
Primeiro orientador: | Nikdelan, Younes |
Primeiro membro da banca: | Barbosa, Gabriela dos Santos |
Segundo membro da banca: | Fanaee, Mohammad |
Resumo: | A presente dissertação de Mestrado tem como objetivo desenvolver estudos comparativos sobre os sistemas educativos prescritos a apresentados no Brasil e no Irã, devidamente organizados e implementados a partir da década de 90. Nesse sentido, nos capítulos que se seguem, há a intenção de identificar semelhanças e diferenças entre os sistemas educativos, sobretudo em relação aos seus aspectos referentes ao ensino e aprendizagem matemática, tecendo uma série de observações que comportam características inerentes ao sistema iraniano que podem vir a ser introduzidas no sistema de ensino brasileiro, dada a moderna corrente que vem revolucionando a educação brasileira principalmente o ensino médio nos anos recentes. Este trabalho não se propõe a identificar preferências ou rejeições de professores e alunos a quaisquer um dos sistemas, mas sim revelar um embasamento teórico-metodológico sobre a contribuição dos sistemas de ensino de ambos os países em seu respectivo contexto educacional. No intuito de embasar a investigação, foi adotada a metodologia da Educação Comparada, um instrumento analítico para o estudo apropriado dos sistemas educativos. A tese apresenta algumas contribuições a serem refletidas pela comunidade escolar, pelos estudiosos da Educação Matemática e pelos gestores de políticas públicas educacionais. |
Abstract: | This Master's thesis aims to develop comparative studies on the prescribed education systems presented in Brazil and Iran, properly organized and implemented from the 90's. In this sense, in the following chapters, the intention is to identify similarities and differences between the educational systems, especially in relation to their aspects related to mathematics teaching and learning, weaving a series of observations that contain characteristics inherent to the Iranian system that may be introduced in the Brazilian education system, given the modern current that comes revolutionizing Brazilian education especially high school in recent years. This paper does not intend to identify teacher and student preferences or rejections to either system, but to reveal a theoretical and methodological basis on the contribution of the education systems of both countries in their respective educational context. In order to base the investigation, the methodology of Comparative Education was adopted, an analytical instrument for the appropriate study of the educational systems. The thesis presents some contributions to be reflected by the school community, the scholars of Mathematical Education and the managers of educational public policies. |
Palavras-chave: | Mathematical education Education system Comparative Education Mathematics Education Educação Matemática Sistema de Ensino Educação Comparada Ensino da Matemática Matemática - Estudo e ensino Matemática - Estudo e ensino - Irã |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citação: | ROSA, Pedro Henrique Vieira da. Estudo analítico entre os sistemas de ensino da matemática no Irã e no Brasil: uma proposta inovadora. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4836 |
Data de defesa: | 30-Ago-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao_Pedro Henrique da Rosa.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.