Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4837
Tipo do documento: Dissertação
Título: A Geometria Sona e suas possibilidades de aplicação no âmbito da educação básica
Título(s) alternativo(s): Sona Geometry and it s possibilities of application in the scope of basic education
Autor: Barros, Pedro Henrique Alves 
Primeiro orientador: Silva, Patricia Nunes da
Primeiro membro da banca: Santos, Andre Luiz Cordeiro dos
Segundo membro da banca: Carvalho, João Bosco Pitombeira Fernandes de
Resumo: O presente trabalho busca explorar o conteúdo dos sona sob sua perspectiva educacional no ambiente escolar em nível de educação básica. Praticado pelos Tchokwe, povo que vivia no continente africano, na região de Moçambique e Angola, os sona eram desenhos feitos em areia por membros mais antigos da tribo, para contar histórias essenciais na formação dos mais jovens. Durante a colonização, o imperialismo europeu dizimou povos e impôs sua cultura, restando hoje apenas resquícios do que havia no passado. A colonização fez com que a cultura dos povos subjugados pelos colonizadores fosse colocada em um patamar de resistência, abaixo da cultura dos colonizados, nos países dominados, fato que permanece até os dias atuais. Os sona são apresentados neste trabalho como uma maneira lúdica e alternativa de apresentação de conceitos que são necessários na formação do estudante de educação básica nas escolas brasileiras. Através deles dentro da etnomatemática, podem ser encontrados um rico conteúdo matemático, que permite não só o ensino, mas a valorização cultural de outros povos, no passado vistos como submissos.
Abstract: The present work seeks to explore the content of the sona from their educational perspective in the school environment at the level of basic education. Practiced by the Tchokwe, people who lived on the African continent in the Mozambique and Angola regions, the sona were drawings made in sand by older members of the tribe, to teach essential stories in the formation of the younger members. During the colonization, European imperialism decimated people and imposed their culture, leaving today remnants of what was in the past. The colonization caused the culture of the peoples subjugated by the colonizers to be placed in a level of resistance below the culture of the colonized in the dominated countries, a fact that remains until the present day. The sona are presented in this work as a playful and alternative way of presenting concepts, which are necessary in the formation of the student of basic education in brazilian schools. Through them within ethnomathematics, rich mathematical content can be found, which allows not only teaching, but also the cultural appreciation of other peoples in the past seen as submissive.
Palavras-chave: Ethnomathematics
Sona
Mathematics
Tchokwe
Etnomatemática
Sona
Matemática
Tchokwe
Etnomatemática
Matemática - Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: BARROS, Pedro Henrique Alves. A Geometria Sona e suas possibilidades de aplicação no âmbito da educação básica. 2019. 134 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4837
Data de defesa: 30-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao_Pedro Barros.pdf2,96 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.