Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4840
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Significados do sinal de igualdade na Matemática |
Título(s) alternativo(s): | Meanings of the equality sign in Mathematics |
Autor: | Miranda, Diogo Rangel ![]() |
Primeiro orientador: | Silva, Jaime Velasco Câmara da |
Primeiro coorientador: | Cunha, Sueli Ferreira da |
Primeiro membro da banca: | Nasser, Lilian |
Segundo membro da banca: | Brião, Gabriela Felix |
Resumo: | O objetivo central deste trabalho é fazer uma classificação geral e sistemática dos significados do sinal de igualdade na Matemática, indo além dos contextos da Aritmética e Álgebra escolares, como é de costume em pesquisas relacionadas ao tema. Pretendemos, com isso, identificar significados do sinal = ainda não referenciados em estudos anteriores e ampliar nossa compreensão acerca desse sinal na Matemática. Adicionalmente, visamos analisar sua influência na aprendizagem de conteúdos matemáticos, bem como a forma como os alunos o interpretam. Por entendermos ser quase impossível determinar o significado de uma expressão sem considerar o contexto em que ela surge e o nosso próprio conhecimento, para atingir o objetivo central desta pesquisa, analisamos o significado do sinal de igualdade em diversas situações reais de uso. Como fonte de contexto de uso do sinal de igualdade, utilizamos diversos estudos relacionados ao tema, além de livros didáticos de Matemática da Educação Básica e Ensino Superior. Inicialmente, analisamos os significados do sinal de igualdade descritos em trabalhos relacionados ao tema. Em seguida, realizamos uma pesquisa em livros de Matemática com o intuito de identificar os significados desse sinal em várias situações de uso. Como resultado, conseguimos elaborar uma catalogação geral dos significados do sinal de igualdade, que dá conta dos usos desse sinal nos mais variados contextos, tanto da Educação Básica quanto do Ensino Superior. Além disso, identificamos significados novos do sinal = , não referenciados em nenhum dos trabalhos analisados. Por fim, concluímos que o desconhecimento dos significados do sinal de igualdade influencia na aprendizagem de conceitos aritméticos e algébricos, sendo tal desconhecimento um dos principais obstáculos para a aprendizagem da Álgebra. |
Abstract: | The central goal of this study is to make a general and systematic classification of the meanings of the equality sign in Mathematics, going beyond the contexts of school Arithmetic and Algebra, as is usual in researches related to the theme. We intend, therefore, to identify meanings of = not yet referenced in previous studies and to broaden our understanding of this sign in Mathematics. Additionally, we aim to analyze the influence of this sign in the learning of mathematical contents as well as the way students interpret it. Because we understand that it is almost impossible to determine the meaning of an expression without considering the context in which it arises and our own knowledge, to achieve the central goal of this research, we analyze the meaning of the equality sign in various real situations of use. As a source of context for the use of the equality sign, we have used several studies related to the theme, as well as textbooks of Mathematics of Middle and High School and Higher education. Initially, we analyzed the meanings of the equality sign described in related works. Next, we performed a research in Mathematics textbooks in order to identify the meanings of this sign in various situations of use. As a result, we have been able to elaborate a general systematization of the meanings of the sign of equality, which accounts for the uses of this sign in the most varied contexts of both Middle and High School and of Higher Education. In addition, we identify new meanings of = , not referenced in any of the papers analyzed. Finally, we conclude that unknowing of the meanings of the equality sign influences the learning of arithmetic and algebraic concepts, and such unknowing is one of the main obstacles to the learning of Algebra. |
Palavras-chave: | Meaning Mathematical Language Sign Mathematics teaching Significado Linguagem Matemática Signo Ensino de Matemática Matemática Notação matemática |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citação: | MIRANDA, Diogo Rangel. Significados do sinal de igualdade na Matemática. 2019. 77 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4840 |
Data de defesa: | 29-Ago-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao_Diogo Miranda.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.