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Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso do GeoGebra para o ensino de geometria
O uso do GeoGebra para o ensino de geometria
Título(s) alternativo(s): The use of GeoGebra in the teaching of geometry
The use of GeoGebra in the teaching of geometry
Autor: Andrade, Pedro Paulo Tavares de 
Primeiro orientador: Oliveira Junior, Rogerio Luiz Quintino de
Primeiro membro da banca: Biazutti, Angela Cássia
Segundo membro da banca: Barbosa, Augusto Cesar de Castro
Resumo: Este trabalho possui como meta apresentar a eficácia da utilização do software GeoGebra como ferramenta para auxiliar no ensino de geometria, mostrando o quanto um recurso tecnológico pode ser de grande valia para professores e alunos. Aborda a necessidade da escola e de professores estarem em contato com os recursos tecnológicos que podem ser implementados no ensino para melhorar a assimilação de determinados conceitos por parte dos alunos. Como forma de reforçar uma reflexão sobre o ensino de matemática nas escolas públicas, é apresentado os resultados do SAEB de 2015, usando esses resultados como forma de diagnosticar quais tópicos os alunos possuem dificuldades em geometria. Colaborando com a propagação do software e para coletar dados sobre sua utilização em sala de aula, foi selecionado o colégio Estadual Evangelina Porto da Mota, localizado no município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro; onde foram aplicadas atividades com o GeoGebra para alunos do 9º ano do ensino fundamental. As atividades mostram que determinados conceitos podem ser melhor introduzidos quando auxiliados pelo software por sua possibilidade de movimentar objetos e ver em ângulos distintos.
Abstract: This work has the objective to introduce the effectiveness of the application of GeoGebra software as a tool to help in the teaching of geometry, and a technological resource can be of great value to teachers and students. To address the need of the school and teachers, by contacting the technological resources that can be implemented in teaching and improve the assimilation of certain concepts for students. As a way of reinforcing a reflection on the teaching of mathematics in public schools, the results of the SAEB of 2015 are presented, using the results as a form to diagnose, in which topics the students have difficulties in geometry. Collaboration with the propagation of the software and to collect data about its use in the classroom, it was selected the Colégio Estadual Evangelina Porto da Mota, located in the city of Duque de Caxias, in Rio de Janeiro, where activities were applicated with the GeoGebra to students of the 9th year of elementary school. The activities show that certain concepts can be better introduced when aided by software because of their ability to move objects and see it at different angles
Palavras-chave: Technological advancement
Technological resources
GeoGebra
SAEB
Dynamic geometry
Avanços tecnológicos
Recursos tecnológicos
GeoGebra
SAEB
Geometria dinâmica
Geometria Estudo e ensino
Ensino auxiliado por computador
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: ANDRADE, Pedro Paulo Tavares de. O uso do GeoGebra para o ensino de geometria. 2017. 87 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4841
Data de defesa: 16-Mai-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

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