Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4844
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A Matemática em projetos de microempresa desenvolvidos em uma turma da NEJA |
Título(s) alternativo(s): | Mathematics in microenterprise projects developed in a class of Neja |
Autor: | Souza, Carla Barroso de |
Primeiro orientador: | Mattos, Francisco Roberto Pinto |
Primeiro membro da banca: | Concordido, Cláudia Ferreira Reis |
Segundo membro da banca: | Leal, Marisa Beatriz Bezerra |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo buscar uma metodologia diferenciada para o ensino de Números aos alunos da Neja módulo 1 em uma escola estadual. Para encontrar tal método, foi feita uma pesquisa sobre a história do Ensino de Jovens e Adultos no Brasil, buscando entender o contexto atual através da História. Além disso, são apresentadas pesquisas sobre a aprendizagem significativa com o intuito de entender como os alunos aprendem e sobre trabalhos já realizados, mostrando que a busca por novas metodologias pode dar certo. Feita toda essa pesquisa, construímos um projeto e mostramos a construção dele, assim como o seu desenvolvimento, conclusão e a Matemática presente em todo o processo. |
Abstract: | This dissertation aims to seek a different methodology to the teaching of Numbers to the Neja module 1 students in a state school. To find such a method, a survey of the history of the Youth and Adult Education in Brazil was made, seeking to understand the current context through history. In addition, research on meaningful learning are shown in order to understand how students learn and about previous completed works showing that the search for new methods can work. Done all this research, we build a project and show its construction, as well as its development, conclusion and Mathematics present throughout the process. |
Palavras-chave: | Methodology Youth and Adult Education Research History Meaningful Learning Design Mathematics Metodologia Ensino de Jovens e Adultos Pesquisa História Aprendizagem Significativa Projeto Matemática Matemática Estudo e ensino Empresas |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citação: | SOUZA, Carla Barroso de. A Matemática em projetos de microempresa desenvolvidos em uma turma da NEJA. 2016. 71 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4844 |
Data de defesa: | 2-Mai-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertacao_Carla de Souza.pdf | 1,66 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.