Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4844
Tipo do documento: Dissertação
Título: A Matemática em projetos de microempresa desenvolvidos em uma turma da NEJA
Título(s) alternativo(s): Mathematics in microenterprise projects developed in a class of Neja
Autor: Souza, Carla Barroso de 
Primeiro orientador: Mattos, Francisco Roberto Pinto
Primeiro membro da banca: Concordido, Cláudia Ferreira Reis
Segundo membro da banca: Leal, Marisa Beatriz Bezerra
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo buscar uma metodologia diferenciada para o ensino de Números aos alunos da Neja módulo 1 em uma escola estadual. Para encontrar tal método, foi feita uma pesquisa sobre a história do Ensino de Jovens e Adultos no Brasil, buscando entender o contexto atual através da História. Além disso, são apresentadas pesquisas sobre a aprendizagem significativa com o intuito de entender como os alunos aprendem e sobre trabalhos já realizados, mostrando que a busca por novas metodologias pode dar certo. Feita toda essa pesquisa, construímos um projeto e mostramos a construção dele, assim como o seu desenvolvimento, conclusão e a Matemática presente em todo o processo.
Abstract: This dissertation aims to seek a different methodology to the teaching of Numbers to the Neja module 1 students in a state school. To find such a method, a survey of the history of the Youth and Adult Education in Brazil was made, seeking to understand the current context through history. In addition, research on meaningful learning are shown in order to understand how students learn and about previous completed works showing that the search for new methods can work. Done all this research, we build a project and show its construction, as well as its development, conclusion and Mathematics present throughout the process.
Palavras-chave: Methodology
Youth and Adult Education
Research
History
Meaningful Learning
Design
Mathematics
Metodologia
Ensino de Jovens e Adultos
Pesquisa
História
Aprendizagem Significativa
Projeto
Matemática
Matemática Estudo e ensino
Empresas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: SOUZA, Carla Barroso de. A Matemática em projetos de microempresa desenvolvidos em uma turma da NEJA. 2016. 71 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4844
Data de defesa: 2-Mai-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao_Carla de Souza.pdf1,66 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.