Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4852
Tipo do documento: Dissertação
Título: Interpretando dados do cotidiano: o ensino de Estatística na educação básica
Título(s) alternativo(s): Interpreting data from the everyday: the teaching of Statistics in basic education
Autor: Silva, Rafael Teixeira 
Primeiro orientador: Mattos, Francisco Roberto Pinto
Primeiro membro da banca: Barbosa, Augusto Cesar de Castro
Segundo membro da banca: Barbastefano, Rafael Garcia
Resumo: A estatística é uma ciência com seus conceitos e métodos de coleta, organização e analise de informações que fazem parte dos currículos escolares da educação básica, na prática dos professores de matemática, para que os alunos compreendam, analisem e formem opinião crítica em relação às questões econômicas e sociais. A presente pesquisa buscou refletir sobre as práticas pedagógicas do professor de matemática no ensino de estatística no ensino médio, tendo como base as orientações para o ensino de estatísticas nas propostas dos Parâmetros Curriculares do Ensino Médio, as contribuições da aprendizagem significativa no ensino de estatística, com o uso das tecnologias na educação, através da proposta de planos de trabalho que abordem os conteúdos do ensino de estatística e a utilização do software livreCalc. Em relação aos caminhos metodológicos foi realizada uma pesquisa bibliográfica, utilizando o método de abordagem dedutivo, através de documentação indireta tendo como fonte de pesquisa os trabalhos científicos com foco no ensino e na aprendizagem da Estatística e da Probabilidade na Educação Básica. O desenvolvimento desta pesquisa possibilitou evidenciar caminhos metodológicos a serem desenvolvidos por professores de matemática na educação básica que contribuam na interpretação de dados do cotidiano a partir de análise de tabelas, análise de gráficos, medidas de posição, medidas de dispersão e linhas de tendência, utilizando como ferramentas as Tecnologias da Informação e Comunicação tendo como fundamentação teórica as contribuições de David Ausubel o conceito de aprendizagem significativa.
Abstract: Statistics is a science with its concepts and methods of data collection, organization and analysis of information that are part of the curricula of basic education in the practice of mathematics teachers, so that students understand, analyze, critique and form opinion on the issues economic and social. This research sought to reflect on teaching practices of mathematics teachers in the teaching of statistics in high school, based on the guidelines for the teaching of statistics in the proposals of the High School Curriculum Standards, the contributions of significant learning in teaching statistics with the use of technology in education, through the proposed work plans that address the content of teaching and the use of statistical software livreCalc. Regarding methodological approaches a literature search was conducted using the method of deductive approach, using indirect documentation as source of scientific research with a focus on teaching and learning of Statistics and Probability in Elementary Education jobs. The development of this research highlight possible methodological approaches to be developed by mathematics teachers in basic education which will help in the interpretation of the data daily from analysis of charts, graphical analysis of the position measurements, measures of dispersion and trend lines using as the tools of Information and Communication Technologies as having theoretical foundation contributions of David Ausubel's concept of meaningful learning.
Palavras-chave: Pedagogic practices
Education
Statistics. Mathematics teacher
Práticas pedagógicas
Ensino. Estatística
Professor de matemática
Estatística Estudo e ensino
Educação básica
Práticas de ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: SILVA, Rafael Teixeira. Interpretando dados do cotidiano: o ensino de Estatística na educação básica. 2015. 91 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4852
Data de defesa: 6-Jan-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DissertacaoRafael.pdf2,88 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.