Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4859
Tipo do documento: Dissertação
Título: O processo de colaboração de alunos do Ensino Fundamental desenvolvendo atividades em softwares de Geometria Dinâmica
Título(s) alternativo(s): The elementary school students in collaborative process to develop activities in Dynamic Geometry software
Autor: Souza, Ana Patricia Trajano de 
Primeiro orientador: Mattos, Francisco Roberto Pinto
Primeiro membro da banca: Barros, Jeanne Denise Bezerra de
Segundo membro da banca: Barbosa, Andreia Carvalho Maciel
Resumo: A aprendizagem apoiada pelo uso de tecnologias tem sido alvo de muitas pesquisas no Ensino da Matemática. Nesta dissertação, investigamos o desenvolvimento de atividades para Ambiente Virtual Colaborativos, com alunos de 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola Federal do estado do Rio de Janeiro. Para atingir nossos objetivos, apoiamo-nos fortemente nas teorias de Aprendizagem Colaborativa e de Resolução de Problemas, além de discutir as possibilidades dos softwares de Geometria Dinâmica e do ambiente virtual colaborativo selecionado, o VMT. As atividades foram elaboradas em dois softwares de geometria dinâmica, o Tabulæ e o GeoGebra, e no ambiente colaborativo VMT e foram aplicadas em duas etapas. Na primeira etapa, as atividades utilizaram o Tabulæ aliado ao fórum de uma plataforma moodle. Na segunda etapa, utilizamos o VMT com o GeoGebra integrado, o que possibilitou desenvolver a colaboração tanto a interação durante a manipulação do software GeoGebra, como na utilização do chat, o uso de ambientes virtuais é muito utilizado em cursos de educação a distância e normalmente, tem um público adulto. Constatamos que é possível apresentar uma proposta de atividades para alunos do Ensino Fundamental e que estas atividades favoreceram o desenvolvimento do processo de colaboração
Abstract: The use of technology to support learning has been the object of many studies in the Mathematical Education field. In this thesis, we investigated the development of activities for Collaborative Virtual Environment with eighth-graders at a federally funded school in the state of Rio de Janeiro. In order to achieve our objectives, our research is heavily based on Collaborative Learning and Problem-solving theories, discussing the possibilities of usage of Dynamic Geometry softwares and VMT, the chosen collaborative virtual environment. The activities were developed in two dynamic geometry softwares, Tabulæ and GeoGebra, and implemented in two phases. In the first phase, activities were completed Tabulæ, in association with a forum in Moodle platform. In the second phase, VMT was used along with GeoGebra, which made it possible to develop collaboration both through chats and the interaction that took place while operating GeoGebra. The use of virtual environments is very frequent long distance courses and generally targets an adult audience. We have concluded that it is possible to propose activities to students in secondary school and that these activities contributed to the development of the collaborative process
Palavras-chave: Middle School
Dynamic Geometry
Collaborative Learning
Problem Solving
Ensino auxiliado por computador
Ensino Fundamental
Geometria Dinâmica
Aprendizagem Colaborativa
Resolução de Problemas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: SOUZA, Ana Patricia Trajano de. O processo de colaboração de alunos do Ensino Fundamental desenvolvendo atividades em softwares de Geometria Dinâmica. 2015. 67 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4859
Data de defesa: 17-Abr-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ana Patricia_PROFMAT.pdf3,74 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.