Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4860
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação financeira no proeja: construção de conhecimento a partir de atividades no cotidiano do corpo discente
Educação financeira no proeja: construção de conhecimento a partir de atividades no cotidiano do corpo discente
Título(s) alternativo(s): Financial Education in the context of adult secondary education (proeja): building knowledge on the basis of the daily activities of the student body
Financial Education in the context of adult secondary education (proeja): building knowledge on the basis of the daily activities of the student body
Autor: Dias, Claudio Mendes 
Primeiro orientador: Mattos, Francisco Roberto Pinto
Primeiro membro da banca: Sá, Ilydio Pereira de
Segundo membro da banca: Silva, Sérgio Luiz
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal desenvolver, com os alunos da Educação de Jovens e Adultos, a Educação Financeira, utilizando como ferramenta os conteúdos matemáticos adquiridos em sala de aula. Por meio de atividades do dia a dia, esse grupo de alunos será estimulado a compreender e se posicionar quanto ao direcionamento adequado de algumas situações propostas, utilizando como instrumento a sua experiência de vida e os conteúdos mínimos necessários do ano/série em que se encontram. Inicialmente, o trabalho abordará um conciso retrospecto da EJA e a sua inserção no Colégio Pedro II. Posteriormente, se dará o direcionamento necessário para as atividades que serão desenvolvidas e interligadas aos conteúdos matemáticos essenciais para o desenvolvimento da Educação Financeira nesse segmento. Por isso, serão priorizados conhecimentos básicos da disciplina, como: frações e porcentagem e, posteriormente, aprofundando seus conhecimentos por meio de sistemas de amortização. A partir desse trabalho de conexão entre os conteúdos trabalhados e a experiência de vida desse segmento, é possível criar um aplicativo que fornece um valor presente para pagamento de um bem que inicialmente será ofertado em pagamentos parcelados
Abstract: The presente work has as its main objective to develop Financial Education with students in adult secondary education (Educação de Jovens e Adultos), using as tools the mathematical contents acquired in the classroom. By means of everyday activities, this group of students will be encouraged to understand and to take a stand concerning the appropriate handling of some proposed situations. In order to do so, they will rely on their life experience and on the core contents of their current school year/ grade. As a first step, the dissertation will present a brief retrospect of adult secondary education (EJA) and its insertion in Colégio Pedro II. At a latter stage, it will present an account of the activities that will be developed and connected to the essential mathematical contents in order to promote Financial Education with this group of students. To this end, basic knowledge in the subject such as fractions and percentage will be prioritized. At a latter stage, students knowledge will be enlarged to include depreciation systems. On the basis of this work connecting the contents of lessons with students experience, it is possible to create an application that provides present value for the payment of goods initially offered on an installment plan
Palavras-chave: Financial Education
Mathematics
Adult Secondary Education (EJA)
Educação Financeira
Matemática
EJA
Educação Matemática
Matemática financeira
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: DIAS, Claudio Mendes. Educação financeira no proeja: construção de conhecimento a partir de atividades no cotidiano do corpo discente. 2015. 75 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4860
Data de defesa: 27-Jan-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Claudio_Mendes_Dias_PROFMAT.pdf4,66 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.