Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4866
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uma proposta didática para um curso básico de análise combinatória |
Título(s) alternativo(s): | A Didactic proposal for a basic course in combinatorial analysis |
Autor: | Trocado, Nathália López ![]() |
Primeiro orientador: | Silva, Sérgio Luiz |
Primeiro membro da banca: | Crippa, Helvécio Rubens |
Segundo membro da banca: | Souza, Fábio Silva de |
Terceiro membro da banca: | Sousa Junior, Luiz Amancio Machado de |
Resumo: | O Ensino da Análise Combinatória, na maior parte das escolas, atualmente, é pautado em decorar fórmulas e encaixar os problemas propostos em uma das fórmulas previamente conhecidas. Esse método desperta grande desinteresse e desmotivação nos alunos e professores em geral o que causa um aprendizado extremamente deficiente e superficial acerca do assunto. Usando metodologia de pesquisa bibliográfica e de campo, acreditando estar na Combinatória uma das maiores armas para desenvolver o raciocínio lógico do aluno a partir de conhecimentos intuitivos, viso com esse trabalho propor uma sequência didática do conteúdo de Análise Combinatória básico que deve ser visto no Ensino Médio e explora ao máximo a intuição e o direcionamento do pensamento do aluno para a resolução dos problemas propostos sem o uso exacerbado de fórmulas. Apliquei esta proposta em uma turma de Segundo Ano do Ensino Médio do Colégio Pedro II Humaitá II e analisei o interesse dos alunos, as principais dúvidas e resultados obtidos nas avaliações. O principal objetivo desse trabalho é contribuir para o Ensino da Matemática Básica ser mais atrativo e eficiente |
Abstract: | Currently, the teaching of Combinatorial Analysis in most schools is based on memorizing formulas and matching the proposed problems with one of previously known formulas. This method arouses great lack of interest and motivation in students and teachers in general - which causes an extremely poor and superficial learning of the subject. Using bibliographical and field research, believing that the Combinatorial is one of the greatest tools to develop the logical reasoning of the student from intuitive knowledge, I aim with this work to propose a didactic sequence of the content of Basic Combinatory Analysis that must be seen in the High School, exploring the intuition and the direction of the student's thinking to solve the proposed problems without the overuse of formulas.I applied this proposal in a Second Year High School class of the Pedro II - Humaitá II High School and analyzed the students' interest, the main doubts and the results obtained in the evaluations. The main objective of this work is to contribute to the te aching of Basic Mathematics to be more attractive and efficient. |
Palavras-chave: | Combinatorial analysis High school Didactic sequence Direction of thought Basic math Análise Combinatória Matemática Análise combinatória Ensino médio Sequência didática Direcionamento do pensamento Matemática básica |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citação: | TROCADO, Nathália López. Uma proposta didática para um curso básico de análise combinatória. 2017. 135 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4866 |
Data de defesa: | 26-Set-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Nathalia Lopez Trocado.pdf | 2,15 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.