Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4867
Tipo do documento: Dissertação
Título: Teoria de Grupo e o Cubo Mágico
Título(s) alternativo(s): Group Theory and the Rubik s Cube
Autor: Silva Júnior, Jocemar Esteves da 
Primeiro orientador: Silva, Patricia Nunes da
Primeiro coorientador: Crippa, Helvécio Rubens
Primeiro membro da banca: Jara, Roberto Alfonso Olivares
Segundo membro da banca: Antunes, Gladson Octaviano
Resumo: A resolução do Cubo Mágico intriga muitas pessoas até os dias de hoje. Mostraremos como conceitos matemáticos podem nos ajudar a resolver o cubo. Falaremos de Funções e da Teoria dos Grupos e usaremos esses assuntos para embrenharmos no mundo particular do Cubo Mágico com suas partes, nomenclaturas, movimentos e visões. Movimentos básicos serão interpretados como elementos de um grupo. Movimentos mais complexos serão obtidos como combinação desses movimentos através da operação de composição. A prática dos movimentos levará às habilidades necessárias para resolvermos o cubo. Interpretaremos métodos clássicos de resolução a partir da teoria desenvolvida. O cubo é um jogo bastante popular e pode servir como ferramenta de introdução e ensino de conceitos da álgebra abstrata. Detalhamos os resultados apresentados por Chen (2004). Alguns de seus exercícios propostos foram resolvidos e incorporados no corpo do texto. Desse modo, criamos maior unidade e proporcionamos uma leitura mais suave e direta do texto original
Abstract: Solving the Rubik's cube puzzles many people to this day. We show how mathematical concepts can help us to solve the cube. We use Group Theory to enter the private world of the Rubik's cube. Basic moves allow us to make the set of moves of the Rubik s cube into a group. Any move of the Rubik s cube is a combination of the basic moves and inverses of them by means of the group operation. Practicing the moves will lead to the skills needed to solve the cube. We interpret classical methods of resolution from the developed theory. The cube is a very popular game and can serve as a tool for introducing and teaching abstract algebra concepts. We detail the results presented by Chen (2004). Some exercises have been solved and incorporated into the body of the text. In this way, we create greater unity and provide a smoother and more direct reading of the original text
Palavras-chave: Group Theory
Layer Method
Grupos
Cubo Mágico
Método das Camadas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4867
Data de defesa: 31-Ago-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Profmat Jocemar_completa.pdf3,81 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.