Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4869
Tipo do documento: Dissertação
Título: Proposta curricular de Matemática para o Curso Técnico em Agropecuária: análise do currículo, sugestões de aulas práticas e teóricas de Matemática aplicadas ao curso técnico
Título(s) alternativo(s): Curricular proposal of Mathematics for the Technical Course in Farming: curriculum analysis, suggestions of practical and theoretical Mathematics applied to technical progress
Autor: Reis, Débora Menezes Lopes 
Primeiro orientador: Silva, Sérgio Luiz
Primeiro membro da banca: Barros, Jeanne Denise Bezerra de
Segundo membro da banca: Colombo, Jones
Resumo: O presente trabalho foi motivado pela dificuldade dos alunos do Curso Técnico em Agropecuária em entender a Matemática do Ensino Médio e ver a importância dela no seu cotidiano. Com isso, foi feita uma pesquisa detalhada com a opinião dos alunos do curso técnico, além dos professores e coordenadores do curso. Com esse ponto de partida, ficou clara a necessidade de adequar o ensino de Matemática à realidade do aluno da escola agrícola, trazendo o ensino de Matemática para dentro do Curso Técnico em Agropecuária. Com isso, foi elaborado um plano de curso adaptado ao curso técnico resgatando-se alguns conteúdos do Ensino Fundamental. Além disso, o trabalho traz sugestões de como problematizar a Matemática aplicada ao curso técnico e como aplicar as aulas de Matemática de forma prática, utilizando-se o espaço da escola agrícola. As propostas desenvolvidas foram aplicadas com os alunos do Ensino Médio e técnico da E.A.M. Nilo Batista. Ao aplicar-se o projeto com os alunos, obteve-se um excelente resultado de aceitação e aprendizado. As atividades aqui desenvolvidas ficam como sugestão para que outros professores possam utilizar e elaborar outras formas de trabalhar a Matemática do Ensino Médio aplicando os conceitos às atividades agrícolas
Abstract: This present work was motivated by students difficulty of the Technical Course in Farming in understanding the High School Mathematics and in seeing its importance in their daily lives. Thereby, a detailed survey research was made among Technical Course s students, teachers and coordinators of that course. With this starting point, it was obvious the need to adapt the teaching of the Mathematics to the agricultural school student s reality bringing the teaching of Math for inside the Technical Course in Farming. Thereby, it was elaborated a curriculum adapted for the Technical Course by rescuing some Elementary School contents. Beyond that, the work brings suggestions of how problematize the Mathematics applied to technical progress and how to apply Math lessons in a practical way using the space of the agricultural school. The proposals developed were applied to the high school and technical students of E. A. M. Nilo Batista. By applying this work, an excellent result of acceptance and learning among the students was obtained. The activities developed here are suggested for another teachers who can use and can elaborate others ways of working with the Mathematics from High School applying Mathematics concepts to agricultural activities
Palavras-chave: Technical in Farming
Mathematics
Curriculum
Applied Problems
Técnico em Agropecuária
Matemática
Currículo
Problemas Aplicados
Matemática (Ensino médio)
Ensino técnico
Matemática - Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: REIS, Débora Menezes Lopes. Proposta curricular de Matemática para o Curso Técnico em Agropecuária: análise do currículo, sugestões de aulas práticas e teóricas de Matemática aplicadas ao curso técnico. 2016. 64 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4869
Data de defesa: 26-Ago-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Debora_PROFMAT_final.pdf1,76 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.