Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4871
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de Matemática através da resolução de problemas: a disciplina RPM na visão da SEEDUC e de professores do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Mathematics Teaching through problem solving: the RPM discipline in the view of SEEDUC and of teachers from Rio de Janeiro
Autor: Gomes, Darlan Azevedo 
Primeiro orientador: Barbosa, Augusto Cesar de Castro
Primeiro coorientador: Concordido, Cláudia Ferreira Reis
Primeiro membro da banca: Silva, Maria Darci Godinho da
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo abordar as concepções sobre a disciplina Resolução de Problemas Matemáticos (RPM) no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Rio de janeiro (SEEDUC), tanto na visão da Secretaria quanto na visão de um grupo de professores pertencentes a essa secretaria. Para isso, foi realizada uma pesquisa de perfil e opinião com esse grupo. É apresentado também um relato de experiência sobre algumas atividades desenvolvidas durante o segundo bimestre do ano letivo de 2015, usando como base a metodologia da Resolução de Problemas, com alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada no bairro de Campo Grande Rio de Janeiro. Tendo em vista essas atividades terem despertado o interesse dos alunos, é possível concluir que é benéfico o uso da metodologia de Resolução de Problemas nas aulas de Matemática. Para tanto, é importante que o professor aproveite parte do tempo dedicado ao planejamento das suas aulas para conhecer um pouco mais sobre essa metodologia
Abstract: This paper aims in focus some of the conceptions concerning Mathematical Problem Solving for Rio de Janeiro Education Department State, regarding its overview and also in the eye of a group of teachers, part of this Education Department. And to accomplish that was performed an essay, regarding the teacher s profile and opinion. It will be also presented a report about experiences of some activities developed during the second quarter in the year of 2015, using as a basis the Methodology about solving problems, with students of the second year of high school in a public school in Campo Grande - Rio de Janeiro. Bearing in mind these activities must have aroused the interest of students, we conclude that the use of Problem Solving Methodology in mathematics classes really works. Therefore, it is important that the teacher takes advantage concerning the time dedicated for planning classes to know a little more about this methodology.
Palavras-chave: Problem Solving
Mathematical Problem Solving
State Department of Education of the Rio de Janeiro
Resolução de Problemas
Resolução de Problemas Matemáticos
Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: GOMES, Darlan Azevedo. Ensino de Matemática através da resolução de problemas: a disciplina RPM na visão da SEEDUC e de professores do Rio de Janeiro. 2016. 60 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4871
Data de defesa: 29-Jul-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao_Darlan_ PROFMAT.pdf2,38 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.