Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4872
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uma proposta de intervenção pedagógica: desafios e perspectivas no ensino da Matemática usando um esquema colaborativo |
Título(s) alternativo(s): | A proposal of educational intervention : challenges and perspectives in the teaching of mathematics using a collaborative scheme |
Autor: | Moraes, Rafael de Almeida ![]() |
Primeiro orientador: | Costa, Marcus Vinícius Tovar |
Primeiro coorientador: | Barbosa, Augusto Cesar de Castro |
Primeiro membro da banca: | Antunes, Gladson Octaviano |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Alexandre Lopes de |
Resumo: | Esse trabalho apresenta uma reflexão sobre desafios da inserção de um Esquema Colaborativo (EC) no ensino da Matemática, visando novas perspectivas para o processo de ensinar e aprender. As atividades foram desenvolvidas em duas escolas, uma particular, Instituto São João Batista, e outra pública, Escola Municipal José Emygdio de Oliveira, ambas no município do Rio de Janeiro. Nas duas escolas as atividades foram desenvolvidas em turmas de 6o, 8o e 9o anos. Após a discussão teórica sobre os princípios da aprendizagem colaborativa, são analisadas as ferramentas utilizadas na disciplina de Matemática para tornar possível este tipo de aprendizagem. No caso do 6o ano os objetivos de trabalho foram as escalas de comprimento e de capacidade e suas conversões. Para o 8o ano tratamos as equações fracionárias e no 9o ano o tema abordado foi gráficos de funções quadráticas. É importante destacar que todas as estruturações sugeridas podem e devem ser adaptadas a cada realidade e às suas peculiaridades, pois além de ser uma prática que visa melhorar o processo de ensino/aprendizagem, o EC pode ser usado como uma ferramenta que contribui para a socialização dos indivíduos participantes |
Abstract: | This project presents a reflection on challenges inserting a Collaborative Scheme (CS) in the teaching of mathematics, in order to show new perspectives to the process of teaching and learning. The activities were developed in two schools, one private, Instituto São João Batptista, and other public, Escola Municipal José Emygdio de Oliveira, both in the county of Rio de Janeiro. In two schools the activities were developed in elementary classes of 6th, 8th and 9th grades. After the theoretical discussion of the principles of collaborative learning, the tools used in the Mathematica course to create opportunities this type of learning are analyzed. For the sixth grade the discussed topics were the length and capacity scales and their conversions. For the eighth grade we treated fractional equations while in the ninth grade the discussed topic was the graphs of quadratic functions. It is important to note that all suggested restructurings can and should be adapted to each situation and its peculiarities, as well as being a practice that aims to improve the teaching / learning process, the EC can be used as an analysis tool that contribute for a socialization of them all. |
Palavras-chave: | Collaborative learning Collaborative Scheme Group Activities Elementary School Ensino Colaborativo Esquema Colaborativo Atividades em Grupo Ensino Fundamental Matemática Estudo e ensino Matemática (Ensino Fundamental) |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citação: | MORAES, Rafael de Almeida. Uma proposta de intervenção pedagógica: desafios e perspectivas no ensino da Matemática usando um esquema colaborativo. 2016. 73 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4872 |
Data de defesa: | 27-Jul-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Rafael_PROFMAT corrigida.pdf | 3,63 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.