Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4872
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma proposta de intervenção pedagógica: desafios e perspectivas no ensino da Matemática usando um esquema colaborativo
Título(s) alternativo(s): A proposal of educational intervention : challenges and perspectives in the teaching of mathematics using a collaborative scheme
Autor: Moraes, Rafael de Almeida 
Primeiro orientador: Costa, Marcus Vinícius Tovar
Primeiro coorientador: Barbosa, Augusto Cesar de Castro
Primeiro membro da banca: Antunes, Gladson Octaviano
Segundo membro da banca: Oliveira, Alexandre Lopes de
Resumo: Esse trabalho apresenta uma reflexão sobre desafios da inserção de um Esquema Colaborativo (EC) no ensino da Matemática, visando novas perspectivas para o processo de ensinar e aprender. As atividades foram desenvolvidas em duas escolas, uma particular, Instituto São João Batista, e outra pública, Escola Municipal José Emygdio de Oliveira, ambas no município do Rio de Janeiro. Nas duas escolas as atividades foram desenvolvidas em turmas de 6o, 8o e 9o anos. Após a discussão teórica sobre os princípios da aprendizagem colaborativa, são analisadas as ferramentas utilizadas na disciplina de Matemática para tornar possível este tipo de aprendizagem. No caso do 6o ano os objetivos de trabalho foram as escalas de comprimento e de capacidade e suas conversões. Para o 8o ano tratamos as equações fracionárias e no 9o ano o tema abordado foi gráficos de funções quadráticas. É importante destacar que todas as estruturações sugeridas podem e devem ser adaptadas a cada realidade e às suas peculiaridades, pois além de ser uma prática que visa melhorar o processo de ensino/aprendizagem, o EC pode ser usado como uma ferramenta que contribui para a socialização dos indivíduos participantes
Abstract: This project presents a reflection on challenges inserting a Collaborative Scheme (CS) in the teaching of mathematics, in order to show new perspectives to the process of teaching and learning. The activities were developed in two schools, one private, Instituto São João Batptista, and other public, Escola Municipal José Emygdio de Oliveira, both in the county of Rio de Janeiro. In two schools the activities were developed in elementary classes of 6th, 8th and 9th grades. After the theoretical discussion of the principles of collaborative learning, the tools used in the Mathematica course to create opportunities this type of learning are analyzed. For the sixth grade the discussed topics were the length and capacity scales and their conversions. For the eighth grade we treated fractional equations while in the ninth grade the discussed topic was the graphs of quadratic functions. It is important to note that all suggested restructurings can and should be adapted to each situation and its peculiarities, as well as being a practice that aims to improve the teaching / learning process, the EC can be used as an analysis tool that contribute for a socialization of them all.
Palavras-chave: Collaborative learning
Collaborative Scheme
Group Activities
Elementary School
Ensino Colaborativo
Esquema Colaborativo
Atividades em Grupo
Ensino Fundamental
Matemática Estudo e ensino
Matemática (Ensino Fundamental)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: MORAES, Rafael de Almeida. Uma proposta de intervenção pedagógica: desafios e perspectivas no ensino da Matemática usando um esquema colaborativo. 2016. 73 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4872
Data de defesa: 27-Jul-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Rafael_PROFMAT corrigida.pdf3,63 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.