Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4876
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação Financeira: trabalhando com o conceito de inflação no Ensino Fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Financial Education: Working with inflation concept at core studies |
Autor: | Dias, Cintia Teixeira ![]() |
Primeiro orientador: | Concordido, Cláudia Ferreira Reis |
Primeiro coorientador: | Oliveira, Ricardo Brandão de |
Primeiro membro da banca: | Barbosa, Augusto Cesar de Castro |
Segundo membro da banca: | Rodrigues, Chang Kuo |
Resumo: | Esta dissertação descreve a elaboração e a aplicação de uma atividade educacional, envolvendo situações-problema que abordam a Inflação no ensino de Educação Financeira nas aulas de Matemática. A pesquisa de campo ocorreu em uma escola da rede pública do município de Duque de Caxias/ RJ em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental e faz parte de uma proposta de inclusão da Educação Financeira como tema transversal nos currículos de Matemática das escolas da rede pública do Ensino Básico. Com isso, espera-se levar para o aluno da educação pública noções do mercado financeiro, contribuindo assim para a sua Educação Financeira |
Abstract: | This thesis is based on elaboration and application of an educational activity involving problem situations in the calculation of inflation in the finance field within Mathematics tuition. This in depth search was carried out at one of public chain school , based in locality of Duque de Caxias - RJ with 8th Year Class of Middle School, which is part of proposals to be included in Financial Education as a transversal theme in the Mathematics curricula of the public schools of the Basic Education. With this in mind the students of Public Education will benefit and easily embrace the concept of financial markets, hence contributing his/her financial awareness |
Palavras-chave: | Financial Education Inflation Middle School Maths Teaching Educação Financeira Inflação Ensino Fundamental Ensino de Matemática Matemática Financeira Inflação Estudo e ensino |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citação: | DIAS, Cintia Teixeira. Educação Financeira: trabalhando com o conceito de inflação no Ensino Fundamental. 2016. 93 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4876 |
Data de defesa: | 7-Dez-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Cintia_PROFMAT.pdf | 2,33 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.