Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4876
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação Financeira: trabalhando com o conceito de inflação no Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): Financial Education: Working with inflation concept at core studies
Autor: Dias, Cintia Teixeira 
Primeiro orientador: Concordido, Cláudia Ferreira Reis
Primeiro coorientador: Oliveira, Ricardo Brandão de
Primeiro membro da banca: Barbosa, Augusto Cesar de Castro
Segundo membro da banca: Rodrigues, Chang Kuo
Resumo: Esta dissertação descreve a elaboração e a aplicação de uma atividade educacional, envolvendo situações-problema que abordam a Inflação no ensino de Educação Financeira nas aulas de Matemática. A pesquisa de campo ocorreu em uma escola da rede pública do município de Duque de Caxias/ RJ em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental e faz parte de uma proposta de inclusão da Educação Financeira como tema transversal nos currículos de Matemática das escolas da rede pública do Ensino Básico. Com isso, espera-se levar para o aluno da educação pública noções do mercado financeiro, contribuindo assim para a sua Educação Financeira
Abstract: This thesis is based on elaboration and application of an educational activity involving problem situations in the calculation of inflation in the finance field within Mathematics tuition. This in depth search was carried out at one of public chain school , based in locality of Duque de Caxias - RJ with 8th Year Class of Middle School, which is part of proposals to be included in Financial Education as a transversal theme in the Mathematics curricula of the public schools of the Basic Education. With this in mind the students of Public Education will benefit and easily embrace the concept of financial markets, hence contributing his/her financial awareness
Palavras-chave: Financial Education
Inflation
Middle School
Maths Teaching
Educação Financeira
Inflação
Ensino Fundamental
Ensino de Matemática
Matemática Financeira
Inflação Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: DIAS, Cintia Teixeira. Educação Financeira: trabalhando com o conceito de inflação no Ensino Fundamental. 2016. 93 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4876
Data de defesa: 7-Dez-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Cintia_PROFMAT.pdf2,33 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.