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Tipo do documento: Dissertação
Título: A educação financeira no ensino médio através de proposta aplicada a financiamentos imobiliários pelo sistemas SAC e Price
Título(s) alternativo(s): The financial education in High School through a proposal applied to real estate financing by the SAC and Price systems
Autor: Lima, Rodrigo Affonso 
Primeiro orientador: Concordido, Cláudia Ferreira Reis
Primeiro coorientador: Macedo, Ricardo Camargo Severo de
Primeiro membro da banca: Barbosa, Augusto Cesar de Castro
Resumo: A Educação Financeira é uma forma eficiente de se entender como consumir de maneira racional. É fundamental aprender como se portar frente aos financiamentos e despesas, compreendendo a relevância e os benefícios do planejamento orçamentário. Diversas vezes, as pessoas não têm informações acerca de quão fundamental é determinar uma economia, fazer uma poupança, para concretização de projetos e metas e para diminuição de riscos em situações adversas e eventuais. Por conseguinte, a alteração de alguns costumes pode colaborar para otimizar a qualidade de vida. A Matemática Financeira é uma área da Matemática de crucial relevância para a utilização no dia a dia do indivíduo, ao trabalhá-la no Ensino Médio é preciso que o discente reconheça a sua presença em seu cotidiano. O trabalho abordou a questão dos financiamentos imobiliários evidenciando a importância da Educação Financeira para sua compreensão. Para que isso ocorra, o docente precisa deixar se externar essa ligação da teoria com a prática. Assim, é necessário que o educador tenha a noção de que seu ofício não se limite às salas de aula, porque o mesmo também possui a função social de tornar seus alunos conscientes para exercer a cidadania. O objetivo geral do presente trabalho é evidenciar como a Educação Financeira é fundamental no dia a dia dos cidadãos. Utilizou-se uma metodologia com pesquisa exploratória por meio de uma investigação bibliográfica com renomados autores da área
Abstract: Financial education is an efficient way for individuals to understand how to consume rationally. It is crucial to learn how to behave in the face of financing and expenditures, understanding the relevance and benefits of budget planning. At times, people have no information about how fundamental it is to determine an economy, to make savings, to realize projects and goals, and to reduce the rich in adverse and eventual situations. Therefore, the change of some customs can collaborate to optimize the quality of life. Financial Mathematics is an area of mathematics of crucial relevance for everyday use of the individual, while working in high school requires the student to recognize their presence in their daily lives. The paper addressed the issue of real estate financing evidencing the importance of financial education for its understanding. In order for this to occur, the teacher must let this connection of theory and practice be expressed. Thus, it is necessary for the educator to have the notion that his office is not limited to the classrooms because it also has the social function of making its students aware to exercise citizenship. The general objective of the present work is to highlight how financial education is fundamental in citizens' daily life. We used a methodology with exploratory research through a bibliographical research with renowned authors of the area
Palavras-chave: Financial education
Real estate financing
Financial math
Educação financeira
Financiamentos imobiliários
Matemática financeira
Educação financeira
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: LIMA, Rodrigo Affonso. A educação financeira no ensino médio através de proposta aplicada a financiamentos imobiliários pelo sistemas SAC e Price. 2017. 81 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4887
Data de defesa: 25-Ago-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

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