Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4891
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Estudo em discalculia: avaliando uma aluna discalcúlica |
Título(s) alternativo(s): | Study on dyscalculia: valuing a student with dyscalculia |
Autor: | Ferreira, Ana Paula Cunha de Barros ![]() |
Primeiro orientador: | Barros, Jeanne Denise Bezerra de |
Primeiro coorientador: | Concordido, Cláudia Ferreira Reis |
Primeiro membro da banca: | Mattos, Francisco Roberto Pinto |
Segundo membro da banca: | Leal, Marisa Beatriz Bezerra |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo bibliográfico sobre a Discalculia e a Aprendizagem, e tem como foco principal a análise por meio de atividades avaliativas realizadas com uma aluna discalcúlica de 19 anos, que foi atendida durante 8 anos em uma Sala de Recursos Multifuncional (SRM) no Município de Duque de Caxias. A avaliação foi feita com intuito de verificar se a intervenção feita pela equipe da SRM havia obtido sucesso no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos básicos de matemática. Por fim, a dissertação conta com algumas atividades envolvendo situações do dia a dia sobre adição e subtração. Essas atividades foram propostas com o objetivo de estabelecer elos entre os conteúdos matemáticos e a vida prática, para possibilitar vivências que tenham relevância e significado para a vida da aluna, permitindo que ela possa refletir sobre sua realidade e melhor compreendê-la |
Abstract: | This work is a documented essay about dyscalculia and learning, and its main focus is the analysis of assessment and evaluation tools applied to a 19 year old student in a Special Education Resource Room (SRM) located in the Duque de Caxias Municipality. The evaluation was carried out to verify whether intervention by the SRM team aided the teaching process and the learning outcomes of the basics mathematics curriculum. As such this paper reports on activities concerning everyday situations of addition and subtraction which purpot to establish links between mathematics content and everyday life which are relevant to the student, allowing her to reflect and comprehend her own reality |
Palavras-chave: | Dyscalculia Learning Special education resource room Discalculia Aprendizagem Sala de recursos multifuncional Discalculia Educação especial Matemática |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citação: | FERREIRA, Ana Paula Cunha de Barros. Estudo em discalculia: avaliando uma aluna discalcúlica. 2015. 65 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4891 |
Data de defesa: | 9-Out-2015 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Ana Paula_PROFMAT_2015.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.