Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4891
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo em discalculia: avaliando uma aluna discalcúlica
Título(s) alternativo(s): Study on dyscalculia: valuing a student with dyscalculia
Autor: Ferreira, Ana Paula Cunha de Barros 
Primeiro orientador: Barros, Jeanne Denise Bezerra de
Primeiro coorientador: Concordido, Cláudia Ferreira Reis
Primeiro membro da banca: Mattos, Francisco Roberto Pinto
Segundo membro da banca: Leal, Marisa Beatriz Bezerra
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo bibliográfico sobre a Discalculia e a Aprendizagem, e tem como foco principal a análise por meio de atividades avaliativas realizadas com uma aluna discalcúlica de 19 anos, que foi atendida durante 8 anos em uma Sala de Recursos Multifuncional (SRM) no Município de Duque de Caxias. A avaliação foi feita com intuito de verificar se a intervenção feita pela equipe da SRM havia obtido sucesso no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos básicos de matemática. Por fim, a dissertação conta com algumas atividades envolvendo situações do dia a dia sobre adição e subtração. Essas atividades foram propostas com o objetivo de estabelecer elos entre os conteúdos matemáticos e a vida prática, para possibilitar vivências que tenham relevância e significado para a vida da aluna, permitindo que ela possa refletir sobre sua realidade e melhor compreendê-la
Abstract: This work is a documented essay about dyscalculia and learning, and its main focus is the analysis of assessment and evaluation tools applied to a 19 year old student in a Special Education Resource Room (SRM) located in the Duque de Caxias Municipality. The evaluation was carried out to verify whether intervention by the SRM team aided the teaching process and the learning outcomes of the basics mathematics curriculum. As such this paper reports on activities concerning everyday situations of addition and subtraction which purpot to establish links between mathematics content and everyday life which are relevant to the student, allowing her to reflect and comprehend her own reality
Palavras-chave: Dyscalculia
Learning
Special education resource room
Discalculia
Aprendizagem
Sala de recursos multifuncional
Discalculia
Educação especial
Matemática
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: FERREIRA, Ana Paula Cunha de Barros. Estudo em discalculia: avaliando uma aluna discalcúlica. 2015. 65 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4891
Data de defesa: 9-Out-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ana Paula_PROFMAT_2015.pdf1,36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.