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Tipo do documento: Dissertação
Título: Teoria dos conjuntos e o axioma da escolha
Título(s) alternativo(s): Theory of sets and the axiom of choice
Autor: Leal, Jordan de Aguiar 
Primeiro orientador: Barros, Jeanne Denise Bezerra de
Primeiro membro da banca: Carneiro, Fernando Antonio de Araújo
Segundo membro da banca: Senna, Ana Maria Silva da
Resumo: O presente trabalho é um breve estudo sobre a teoria dos conjuntos, destacando uma linha histórica de acontecimentos que culminaram na criação do sistema axiomático ZFC. Mostra-se a importância de definir o que são conjuntos fazendo-se ver e que a definição informal existente até o início do século XX não era capaz de produzir uma matemática coerente. Para isso são descritos alguns paradoxos provocados por ingênuas definições até então utilizadas. Dentre os axiomas do sistema axiomático ZFC, que propõe o estabelecimento de regras bem especificadas para a formação dos conjuntos, destaca-se o axioma da escolha. No trabalho apresentamos o contexto histórico em que o surgimento do axioma da escolha está inserido, a definição, as equivalências e os paradoxos gerados (mencionados). Completa o trabalho uma aplicação em sala de aula baseada em conceitos que surgiram no desenvolvimento deste, como paradoxos, axiomas e infinito. O público alvo foram os alunos do Neja (módulos 3 e 4) do Colégio Estadual Natividade Patrício Antunes - Nova Iguaçu Rio de Janeiro. O objetivo desta aplicação foi apresentar os referidos conceitos, pouco explorados no ensino médio, através de uma linguagem acessível e analisar estatisticamente o conhecimento dos alunos antes e depois da sequência didática proposta. Apesar da dificuldade dos alunos em interpretação e redação houve uma melhora significativa com relação à compreensão dos conceitos propostos
Abstract: The present work is a brief study on the theory of sets, highlighting a historical line of events that culminated in the creation of the ZFC axiomatic system. It is shown the importance of defining what sets are made visible and that the informal definition existing up to the beginning of the twentieth century was not capable of producing a coherent mathematics. For this, some paradoxes caused by naive definitions previously used are described. Among the axioms of the axiomatic system ZFC, which proposes the establishment of well-specified rules for the formation of sets, the axiom of choice stands out. In the paper we present the historical context in which the emergence of the axiom of choice is inserted, the definition, the equivalences and the generated paradoxes (mentioned). The work completes a classroom application based on concepts that have emerged in the development of this, such as paradoxes, axioms and infinity. The target audience was the Neja students (modules 3 and 4) of the State College Natividade Patrício Antunes - Nova Iguaçu - Rio de Janeiro. The purpose of this application was to present these concepts, little explored in high school, through an accessible language and to analyze statistically the students' knowledge before and after the proposed didactic sequence. Despite the difficulties of the students in interpretation and writing, there was a significant improvement in relation to the understanding of the proposed concepts
Palavras-chave: Sets
Axiomatic System
Paradoxes
Infinite
Axiom of Choice
Conjuntos. Sistema Axiomático
Paradoxos
Infinito
Axioma da Escolha
Teoria dos conjuntos
Axiomas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: LEAL, Jordan de Aguiar. Teoria dos conjuntos e o axioma da escolha. 2016. 81 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4893
Data de defesa: 23-Ago-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

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