Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4894
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Problemas na aprendizagem de matemática: uma proposta de ensino usando videoaulas |
Título(s) alternativo(s): | Problems of learning in mathematics: one proposal for teaching using video lessons |
Autor: | Faria, Ive Sá de Pina ![]() |
Primeiro orientador: | Concordido, Cláudia Ferreira Reis |
Primeiro coorientador: | Barros, Jeanne Denise Bezerra de |
Primeiro membro da banca: | Leal, Marisa Beatriz Bezerra |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma proposta de recuperação paralela de estudos usando videoaulas sobre o conteúdo de análise combinatória. As videoaulas foram elaboradas pela autora com a finalidade de atender pessoas com problemas de aprendizagem em matemática. Para isso, a autora discorre sobre quais são os problemas de aprendizagem, sobre as normativas que regem a recuperação paralela de estudos e sobre a importância da tecnologia na educação. Assim, as ações que compõem a recuperação de estudos usando as videoaulas foram aplicadas no Colégio Estadual República de Cabo Verde para os alunos do 3º ano do Ensino Médio e poderão integrar o Plano Especial de Estudos do Projeto Político Pedagógico da instituição em 2018. Por fim, uma avaliação discursiva foi dada como a última ação do Plano com o objetivo de verificar se houve melhoria de desempenho dos estudantes após assistir as videoaulas do conteúdo |
Abstract: | This work presents a proposal for parallel recovery of studies using video lessons on the content of combinatorial analysis. The video lessons were elaborated by the author with the purpose of attending to people with problems of learning in mathematics. For this, the author discusses which are the learning problems, the norms that governing the parallel recovery of studies and the importance of technology in education. So, the actions that compose the recovery of studies using the video lessons were applied for the students of the 3rd year of high school in the Colégio Estadual República de Cabo Verde and they could integrate the Special Plan of Studies of the Institutional Educational Project of this school in 2018. Finally, a discursive evaluation was given as the last action of the Plan in order to verify if there was improvement of the students performance after watching the videos lessons of the content |
Palavras-chave: | Learning problems Video lessons Parallel recovery of studies Problemas de aprendizagem Videoaulas Recuperação paralela de estudos Ensino auxiliado por computador Matemática - Estudo e ensino |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citação: | FARIA, Ive Sá de Pina. Problemas na aprendizagem de matemática: uma proposta de ensino usando videoaulas. 2017. 93 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4894 |
Data de defesa: | 22-Ago-2017 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Ive_PROFMAT_completa.pdf | 2,21 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.