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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4895
Tipo do documento: Dissertação
Título: Mágicas e matemática
Título(s) alternativo(s): Magical and mathematical
Autor: Soares, Tiago Berto 
Primeiro orientador: Costa, Marcus Vinícius Tovar
Primeiro coorientador: Barbosa, Augusto Cesar de Castro
Primeiro membro da banca: Silva, Maria Darci Godinho da
Segundo membro da banca: Almeida, Maria de Fatima Lins Barbosa de Paiva
Resumo: Um dos grandes obstáculos no ensino-aprendizagem da Matemática é a falta de motivação dos alunos. A maioria dos estudantes têm uma certa rejeição pela disciplina e, isso de alguma forma, cria um bloqueio no processo de assimilação das informações lecionadas. É consenso que truques de mágica encantam pessoas do mundo inteiro, trazendo a atenção e despertando a curiosidade. Nesta dissertação de Mestrado, buscamos uma interseção entre a mágica e a Matemática, utilizando truques com a Matemática como fonte de inspiração e alternativa motivadora para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Utilizando-se de um jogo de cartas convencional, foi possível desenvolver um bom número de truques nos quais a Matemática está presente. Para cada um deles, construímos uma explicação matemática adequada. A fundamentação teórica em Educação Formal, Informal e Não Formal é formalmente apresentada, com o objetivo de enfatizar a importância na busca de alternativas em despertar o interesse em aprender Matemática. Fizemos uso da Engenharia Didática em todas as suas etapas como metodologia para a aplicação e desenvolvimento deste trabalho. Como produto final desta dissertação foi desenvolvido um blog apresentando todos os estágios deste trabalho
Abstract: One of the major obstacles in Mathematics teaching-learning process is the lack of student motivation. Most students have a certain rejection of the subject and this, in some regard, is related to a lock in the content learning process. It is a general consensus that magic tricks delight people from all over the world, bringing attention and arousing curiosity. In this Master's dissertation, we seek to build a bridge linking Magic and Mathematics, making use of tricks with Mathematics as a source of inspiration and as an alternative motivation for learning the mathematical concepts. Using a conventional card game, it was possible to develop a good number of tricks, in which Mathematics is clearly present. For each one of them, we construct the adequate mathematical explanation. A theoretical foundation in Formal, Informal and Non-Formal Education is formally presented to emphasize the importance of searching for alternatives that aim to awaken student interest in learning Mathematics. For the application and evaluation of this work we make use of the Didactic Engineering methodology and all its stages. As a final product a blog was created with all the processes stages detailed
Palavras-chave: Teaching-Learning
Magic
Didactic Engineering
Formal
Informal and Non Formal Education
Matemática - Estudo e ensino
Jogos em educação matemática
Ensino-aprendizagem
Mágica
Engenharia didática
Educação formal
Informal e Não formal
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: SOARES, Tiago Berto. Mágicas e matemática. 2017. 73 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4895
Data de defesa: 24-Ago-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

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