Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4897
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A metodologia de resolução de problemas no ensino de matrizes no ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | The teaching of matrices through the problems resolution |
Autor: | Borges, Thiago da Silva |
Primeiro orientador: | Costa, Marcus Vinícius Tovar |
Primeiro coorientador: | Barbosa, Augusto Cesar de Castro |
Primeiro membro da banca: | Fantin, Silas |
Segundo membro da banca: | Silva, Sérgio Luiz |
Resumo: | Neste trabalho a metodologia de resolução de problemas é utilizada como ferramenta para a introdução do conceito de matrizes no ensino médio.Uma experiência foi realizada em cinco turmas do 3º ano do ensino médio de escola tradicional do Rio de Janeiro. O conteúdo foi apresentado de forma contextualizada envolvendo temas do cotidiano dos alunos. Em três turmas os problemas foram lançados primeiramente antes da apresentação ao formal dos conteúdos, enquanto que nas outras duas turmas os problemas foram explorados após a apresentação formal de matrizes. Isto é, esse trabalho apresenta dois aspectos que precisam ser destacados: em partes das turmas o ensino de matrizes foi desenvolvido para a resolução de problemas;já nas turmas restantes, o ensino de matrizes foi realizado através da resolução de problemas. Resultados qualitativos são apresentados e discutidos |
Abstract: | In this work the Problem Solving methodology is used as a tool for the introduction of the concept of matrices in High School. An experiment was carried out in five classes of the 3rd year of the High School of traditional School of the city of Rio de Janeiro.The contet was presented in a contextualized way involving subjects of the student's daily life. In three classes the problems were introduced before the formal presentation of the contents, while in the other two classes the problem were exploreda fter the formal presentation of matrices. This work presents two aspects that need to behighlighted:in part of the classes, matrix teaching was developed to solve problems; in the other hand, in the remaining classes, theteaching of matrices was accomplished through problem solving. Qualitative results a represented and discussed. |
Palavras-chave: | Problems resolution Matrices Multiplication Resolução de problemas Matrizes Multiplicação Matrizes (Matemática) Estudo e ensino Matemática (Ensino médio) |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citação: | BORGES, Thiago da Silva. A metodologia de resolução de problemas no ensino de matrizes no ensino médio. 2018. 141 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4897 |
Data de defesa: | 24-Ago-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Thiago_Final_Biblioteca_PROFMAT.pdf | 5,92 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.