Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4898
Tipo do documento: Dissertação
Título: Concepções de professores de Matemática sobre números reais e seu ensino
Título(s) alternativo(s): Conceptions of mathematics teachers about real numbers and their teaching
Autor: Oliveira, Marcia Eliane Furtado de 
Primeiro orientador: Esquincalha, Agnaldo da Conceição
Primeiro membro da banca: Lozano, Abel Rodolfo Garcia
Segundo membro da banca: Pinto, Gisela Maria da Fonseca
Resumo: Esta dissertação apresenta uma pesquisa exploratória sobre concepções de professores de Matemática sobre números reais e o seu ensino. Na revisão de literatura é discutido, à luz de diferentes autores, o conceito de concepção de professor de professor de Matemática, seguida de uma apresentação histórica sobre a construção dos números reais, com destaque para os irracionais e a questão da incomensurabilidade. Em seguida, são discutidos um conjunto de textos sobre o ensino de números reais sob diferentes perspectivas e contextos. As resenhas das coleções de livros didáticos sobre números reais apresentadas no Guia do Livro Didático do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018 também são destacadas, com o objetivo de retratar como textos didáticos têm discutido este tema do ponto de vista dos pareceristas do PNLD. A pesquisa exploratória se deu com professores da Educação Básica e Superior, também atuantes na Educação Básica, e objetivou discutir em um curso de extensão oferecido em um ambiente virtual de aprendizagem, suas concepções e práticas sobre números racionais e irracionais, como meio para a formalização das ideias fundamentais sobre números reais. Os dados revelam que a necessidade de (re)visitar, (re)pensar e (re)construir os conceitos relacionados aos números reais é urgente, uma vez que muitas imprecisões conceituais foram percebidas, apontando ainda para uma necessidade de readequação de objetivos e abordagens das disciplinas de Análise Real na Licenciatura em Matemática, compreendendo seu papel na formação matemática para o ensino na Educação Básica
Abstract: This dissertation presents an exploratory research about conceptions of Mathematics teachers about real numbers and their teaching. In the literature review, the concept of professor of mathematics teacher is discussed, in the light of different authors, followed by a historical presentation on the construction of real numbers, especially the irrational ones and the question of incommensurability. Next, a set of texts on the teaching of real numbers under different perspectives and contexts is discussed. The reviews of the textbook collections on real numbers presented in the National Textbook Program (PNLD) 2018 are also highlighted, with the aim of portraying how textbooks have discussed this theme from the point of view of the PNLD reviewers. The exploratory research was carried out with teachers of Basic and Higher Education, also active in Basic Education, and aimed to discuss in an extension course offered in a virtual learning environment, their conceptions and practices on rational and irrational numbers, as a mean for the formalization of fundamental ideas about real numbers. The data reveal that the need to (re)visit, (re)think and (re)construct concepts related to real numbers is urgent, since many conceptual inaccuracies have been perceived, pointing to a need for re-adaptation of objectives and approaches of the subjects of Real Analysis in the Pre service teachers training in Mathematics, understanding its role in the mathematical formation for the teaching in Basic Education
Palavras-chave: Real numbers
Conceptions of Mathematics teachers
Continuing education of Mathematics teachers in virtual environments
Números reais
Concepções de professores de matemática
Formação continuada de professores de matemática em ambientes virtuais
Números reais
Professores - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: OLIVEIRA, Marcia Eliane Furtado de. Concepções de professores de Matemática sobre números reais e seu ensino. 2018. 73 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4898
Data de defesa: 11-Out-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Marcia_PROFMAT_2018.pdf779,46 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.