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Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação em EaD: estudo de caso do curso de especialização em saúde da pessoa idosa da UNASUS/UERJ
Título(s) alternativo(s): Evaluation in education distance: a case report of the postgraduate course in elderly health in UNASUS/UERJ
Autor: Castro Filho, José de Almeida 
Primeiro membro da banca: Anderson, Maria Inêz Padula
Segundo membro da banca: Szpilman, Ana Rosa Murad
Resumo: A avaliação de atividades de Educação a Distância (EaD) no Brasil ainda é uma área em desenvolvimento considerando a disparidade e o número entre os cursos de EaD e a avaliação de resultados proporcionados por essas iniciativas. Tal fato ganha relevância à medida que são desenvolvidas especializações a distância em larga escala, demandando recursos financeiros sem, no entanto, uma proposta de abordagem para identificação de variáveis que possam mensurar sua eficácia ou mesmo eficiência. A Atenção Primária à Saúde (APS) comporta-se como um cenário propício para o desenvolvimento de iniciativas que visem estimular a Educação Permanente em Saúde (EPS), particularmente em áreas cuja fragilidade técnica dos profissionais de saúde consiste em um nó crítico no alcance de toda a sua resolutividade a que faz jus. O processo de envelhecimento acelerado que o Brasil vem experimentando, sem o devido tempo para o preparo de recursos humanos aptos ao reconhecimento de fragilidades na saúde da pessoa idosa, notadamente na APS, levou ao desenvolvimento de iniciativas de EaD como o Curso de Especialização em Saúde da Pessoa Idosa (CESPI)por meio da Universidade Aberta do SUS (UNASUS), envolvendo três Instituições de Ensino Superior em um processo regionalizado e cooperativo: A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Maranhão (UFMa) e a Universidade Federal do Ceará (UFC). Este estudo de caso analítico tem o objetivo de avaliar a eficácia do CESPI da UNASUS/UERJ utilizando-se uma abordagem qualitativa e tendo como referencial teórico os quatro níveis de avaliação de Kirkpatrick, por meio da análise da satisfação do estudante, do acúmulo de conhecimento e da apropriação do conteúdo trabalhado durante o curso, por meio da análise dos projetos de intervenção dos egressos e sua congruência com os objetivos pedagógicos. Acredita-se que este trabalho possa contribuir com o desenvolvimento de novos projetos de avaliação em EaD, para subsidiar novos projetos de EaD e corrigir rumos das iniciativas vigentes
Abstract: The evaluation of Education Distance (ED) activities in Brazil is still a developing area, considering the disparity and the number between the ED courses and the evaluation of the results provided by these initiatives. This fact assumes relevance as long-distance specializations are developed, demanding financial resources despite a proposal for an approach to identify variables that can measure their effectiveness or even efficiency. Primary Health Care is a propitious locus for the development of initiatives by a stimulating permanent education, particularly in areas where the technical fragility of health professionals is a critical. The accelerated aging process that Brazil has been experiencing, without time to prepare human resources capable of recognizing fragilities in elderly health, like permanent education, has make improvements on ED initiatives such as the Specialization Course on Elderly Health by UNASUS, involving three Universities in a regionalized and cooperative process: The University of the State of Rio de Janeiro (UERJ), Federal University of Maranhão (UFMa) and the Federal University of Ceará (UFC). This analytical case study aims to evaluate the effectiveness of UNASUS / UERJ's Specialization Course on Elderly Health using a qualitative approach and having as theoretical reference in Kirkpatrick four levels of evaluation , through the analysis of student satisfaction, accumulation of knowledge and the appropriation of the content worked during the course, through the analysis of the intervention projects of the graduates and their congruence with the pedagogical objectives. This work can contribute to the development of new ED evaluation projects, to subsidize new projects and to correct directions of current initiatives
Palavras-chave: Education distance
Primary care
Elderly health
Educational evalutation
Educação à distância
Atenção primária à saúde
Saúde do idoso
Avaliação educacional
Telemedicina
Serviços de saúde para idosos
Avaliação educacional
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Ciências Médicas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Telemedicina e Telessaúde
Citação: CASTRO FILHO, José de Almeida. Avaliação em EaD: estudo de caso do curso de especialização em saúde da pessoa idosa da UNASUS/UERJ. 2018. 95 f. Dissertação (Mestrado em Telemedicina e Telessaúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5911
Data de defesa: 23-Fev-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Telemedicina e Telessaúde

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