Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5913
Tipo do documento: Dissertação
Título: SBnaescola: desenvolvimento de uma plataforma online para os usuários do Programa Saúde na Escola
Título(s) alternativo(s): SBnaescola: development of an on line platform for users of The School Health Program
Autor: Milanez, Lucia Maria Pinto Ferreira 
Primeiro orientador: Souza, Maria Isabel de Castro de
Primeiro membro da banca: Medeiros, Urubatan Vieira de
Segundo membro da banca: Tuñas, Inger Teixeira de Campos
Resumo: O crescente avanço tecnológico, as demandas odontológicas da população e a necessidade de uma capacitação profissional constante, em um mercado cada vez mais competitivo, permitiram o surgimento de metodologias de educação à distância com proposta de educação continuada. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi descrever o desenvolvimento de uma plataforma educacional virtual na área de Odontologia, focada no treinamento e educação de profissionais e comunidades que trabalham no Programa Saúde na Escola (PSE), na cidade de Rio de Janeiro. A plataforma virtual educacional foi elaborada a partir de um fluxograma de produção e desenvolvida por uma equipe multiprofissional, composta por cirurgiões dentistas, webdesigner e ilustrador. Para a realização da plataforma utilizamos os pacotes de software do Adobe e as tecnologias padrão HTML e CSS. Após a elaboração e desenvolvimento da plataforma virtual, materiais educacionais e informativos foram desenvolvidos de acordo com cada área envolvida no PSE: cirurgiões-dentistas, gerentes e comunidade escolar. O desenvolvimento da plataforma baseou-se em um levantamento epidemiológico e um estudo transversal contendo um questionário estruturado baseado na percepção dos dentistas sobre o tratamento restaurador atraumático (TRA) no PSE, na área programatica 3.3. A plataforma educacional virtual foi denominada SB na escola, apresentando 03 subáreas de acordo com o interesse de cada usuário e todas as áreas se apresentam como um repositório de informações e dados do projeto, abertas a todos os profissionais envolvidos na contribuição de textos, fotos e vídeos, sendo uma página moderada por um profissional qualificado. Através da análise dos dados epidemiológicos e do questionário pudemos concluir que há uma discrepância entre os níveis de saúde bucal e conhecimento e percepção da prática executada no PSE. Espera-se que esta ferramenta contribua para melhorar o desenvolvimento de ações de gerentes, profissionais de odontologia que trabalham no Programa Saúde na Escola e comunidade escolar, usando uma tecnologia de comunicação atrativa e acessível para todos aqueles envolvidos na disseminação de educação em saúde bucal e estimulando o uso do TRA pelos profissionais
Abstract: The growing technological advance, the dental demands of the population and the need for constant professional training, in an increasingly competitive market, allowed the emergence of methodologies of distance education with a proposal of continuing education. In this context, the objective of this work was to describe the development of a virtual educational platform in the Dentistry area, focused on the training and education of professionals and communities working in the Health in School Program (PSE), in the city of Rio de Janeiro. The educational virtual platform was elaborated from a production flow chart and developed by a multiprofessional team, composed by dental surgeons, webdesigner and illustrator. For the platform development was used the Adobe software package and the standard HTML and CSS technologies. After the elaboration and development of the virtual platform, educational and informational materials were developed according to each area involved in the PSE: dentists, managers and school community. The development of the platform was based on an epidemiological survey and a cross-sectional study containing a structured questionnaire based on the perception of dentists about the atraumatic restorative treatment (ART) in the PSE, in the program area 3.3. The virtual educational platform was denominated SB in the school, presenting 03 subareas according to the interest of each user and all areas are presented as a repository of information and data of the project, open to all professionals involved in the contribution of texts, photos and videos, being a page moderated by a qualified professional. Through the analysis of the epidemiological data and the questionnaire we could conclude that there is a discrepancy between the levels of oral health and knowledge and perception of the practice performed in the PSE. It is hoped that this tool will contribute to improve the development of actions of managers, dentists working in the School Health Program and school community, using an attractive and accessible communication technology for all those involved in the dissemination of oral health education and stimulating the use of ART by professionals
Palavras-chave: Tele-education
School health program
Health education
ART
Tele-educação
Programa saúde do escolar
Educação em saúde
TRA
Saúde bucal
Ensino a distância
Educação permanente
Odontologia - Educação continuada
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Ciências Médicas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Telemedicina e Telessaúde
Citação: MILANEZ, Lucia Maria Pinto Ferreira. SBnaescola: desenvolvimento de uma plataforma online para os usuários do Programa Saúde na Escola. 2018. 56 f. Dissertação (Mestrado em Telemedicina e Telessaúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5913
Data de defesa: 7-Mar-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Telemedicina e Telessaúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Lucia Maria Pinto Ferreira Milanez Dissertacao completa.pdf1,83 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.