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Tipo do documento: Dissertação
Título: Causas de evasão por enfermeiros em um curso a distância com tema na urgência e emergência
Título(s) alternativo(s): Causes of avoidance by nurses in a distance course with a theme in urgency and emergency
Autor: Diniz, Edson Paulo 
Primeiro orientador: Grisolia, Alexandra Maria Monteiro
Primeiro coorientador: Behring, Lilian Prates Belem
Primeiro membro da banca: David, Helena Maria Scherlowski Leal
Segundo membro da banca: Batista, Deyse Conceição Santoro
Resumo: O direito a saúde do surdo, Evasão em educação à distância é muito frequente, sobretudo, na saúde onde habitualmente os profissionais têm mais que um emprego. Estudo retrospectivo das causas de evasão, por enfermeiros, no curso intitulado Urgência e Emergência, no período de janeiro a dezembro de 2015. O curso, exclusivamente, à distância tem carga horária total de 15 horas, com autogestão pelo aluno, sem tutoria e com avaliação quantitativa múltipla escolha para a certificação. O critério de inclusão para a análise foi o enfermeiro por ser o grupo prevalente (72,7%) no total de 1999 inscritos. Para a análise foi aplicado um formulário digital contendo 19 perguntas objetivas múltipla escolha e 14 perguntas qualitativas. 430 formulários foram enviados e 70 foram respondidos. Desses 80,9% eram femininos e 19,1% eram masculinos, com média da idade de 35,2 anos distribuídos pelas faixas etárias: 27% estava maior ou igual a 39 anos, 35% entre 30 a 39 anos, 29% entre 25 e 29 anos e 9% entre 22 e 24 anos. A principal causa de evasão foi a falta de tempo para conclusão do curso onde, apenas 6% afirma estar extremamente disponível, 21% muito disponível, 35% moderadamente disponível, dentre o usuários com menos tempo para realização do curso, 28% estavam ligeiramente disponível e 10% nada disponível, seguida por uma alta carga horária de trabalho do enfermeiro este foi um fator que está diretamente relacionado à evasão do curso onde 40,6% se dedicam ao trabalho mais de 40 horas semanais, 46,9% trabalham entre 30 e 40 horas por semana, apenas 10,9% estão em serviço entre 20 e 30 horas semanais e uma parcela menos relevante 1,6% trabalha entre 10 e 20 horas semanais. Quanto ao uso da informática, 59,4% afirma ter extrema facilidade, 23,2% muita facilidade, 10,1% moderada facilidade e apenas 7,2% disse não ter nenhuma facilidade. Em relação ao uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), 39% dos profissionais, o consideraram como sendo extremamente bom, 27% como sendo muito bom e 23% como moderadamente bom, enquanto que apenas 6% e 5% o consideraram como ligeiramente bom e nada bom respectivamente. Um dos grandes problemas encontrados nos cursos de educação a distancia diz respeito à evasão, tendo causados inúmeras perdas, seja recursos matérias ou pessoais em decorrência do alto índice de alunos evadidos. Esses números continuam crescendo significativamente nos últimos anos de acordo com vários autores estudados. O nível de permanência dos alunos nos cursos à distância tem revelado, um constante desafio de entendê-lo e apresentar soluções a fim de reduzir seus percentuais. A busca por ferramentas eficazes de combate à evasão perpassa por aspectos relacionados à administração, tecnologia e pedagógicos que facilitem a construção de uma aprendizagem cooperativa. Esta pesquisa analisou uma série de informações, com o proposito de elaborar recomendações que melhorem a qualidade do curso e consequentemente reduzam seus índices de evasão
Abstract: Evasion in distance education is very frequent, especially in health where professionals usually have more than one job. Retrospective study of the causes of evasion by nurses in the course entitled Urgency and Emergency, from January to December 2015. The distance course alone has a total workload of 15 hours, with self-management by the student, without tutoring and with Quantitative assessment multiple choice for certification. The inclusion criterion for the analysis was the nurse because it was the prevalent group (72.7%) in the total of 1999 enrolled. For the analysis, a digital form containing 19 multiple-choice objective questions and 14 qualitative questions was applied. 430 forms were submitted and 70 were answered. of these, 80.9% were female, and 19.1% were male, with a mean age of 35.2 years distributed among the age groups: 27% were 39 years or more, 35% between 30 and 39 years, 29% between 25 and 29 years and 9% between 22 and 24 years. The main cause of circumvention was the lack of time to complete the course, where only 6% said they were extremely available, 21% were very available, 35% were moderately available, and 28% were slightly available among users with less time to complete the course. And 10% nothing available, followed by a high workload of nurses. This was a factor that is directly related to the avoidance of the course where 40.6% work more than 40 hours a week, 46.9% work between 30 And 40 hours a week, only 10.9% are in service between 20 and 30 hours a week and a less relevant part 1.6% works between 10 and 20 hours a week. As for the use of computers, 59.4% said they were extremely easy, 23.2% very easy, 10.1% moderate ease and only 7.2% said they had no facility. Regarding the use of the Virtual Learning Environment (VLE), 39% of the professionals considered it to be extremely good, 27% as very good and 23% as moderately good, while only 6% and 5% considered it to be slightly Good and nothing good respectively. One of the major problems encountered in distance education courses concerns evasion, causing numerous losses, be it material or personal resources due to the high rate of students being evaded. These numbers continue to grow significantly in recent years according to several authors studied. The level of permanence of students in distance learning has revealed a constant challenge of understanding and presenting solutions in order to reduce their percentage. The search for effective tools to combat evasion involves administrative, technological and pedagogical aspects that facilitate the construction of cooperative learning. This research analyzed a series of information, with the purpose of elaborating recommendations that improve the quality of the course and consequently reduce their rates of avoidance
Palavras-chave: Evasion
Distance education
Nursing
Urgency
Emergency
Evasão
Educação à distância
Enfermagem
Urgência
Emergência
Tecnologia educacional
Educação permanente
Educação continuada
Ambientes virtuais compartilhados
Enfermagem - Ensino auxiliado por computador
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Ciências Médicas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Telemedicina e Telessaúde
Citação: DINIZ, Edson Paulo. Causas de evasão por enfermeiros em um curso a distância com tema na urgência e emergência. 2017. 51 f. Dissertação (Mestrado em Telemedicina e Telessaúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5915
Data de defesa: 8-Mar-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Telemedicina e Telessaúde

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