Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5916
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise da área de Telefisioterapia do Núcleo de Telessaúde HUPE/UERJ: experiência e perspectivas
Título(s) alternativo(s): Analysis of the Teletherapy area of the Telehealth Center HUPE / UERJ: experience and perspectives
Autor: Florentino, Danielle de Mello 
Primeiro orientador: Souza, Maria Isabel de Castro de
Primeiro coorientador: Silva, Kenia Maynard da
Primeiro membro da banca: Bergmann, Anke
Resumo: A telessaúde é uma ferramenta de gestão e estratégia em saúde e educação. Esta modalidade viabiliza a redução dos isolamentos territoriais dos profissionais por meio de teleconferência e videoconferência. O uso de tecnologias da informação e comunicação potencializa a criação de novos saberes e abertura de desenvolvimento estratégico, regional e social em diversos campos educativos, amplifica os espaços de aprendizagem e transformação pedagógica. A telessaúde entra como um dispositivo de mediação e transformação destes processos de trabalho no campo da saúde, permitindo resultados e suporte multiprofissional. A fisioterapia poderá integrar a formação permanente dos profissionais às novas ferramentas tecnológicas de aprendizagem através do ensino à distância. Analisar a inserção da Telefisioterapia nas práticas dos programas de saúde por meio do Núcleo de Telessaúde HUPE/UERJ. Estudo retrospectivo da Telefisioterapia nas práticas dos programas de saúde por meio do Núcleo de Telessaúde-Rio de Janeiro sediado no Hospital Universitário Pedro Ernesto-UERJ. Foram utilizados os registros dos seminários de modo síncrono e assíncrono oriundos deste núcleo no período compreendido entre os anos de 2010 a 2014. Os resultados obtidos foram tratados através de estatística descritiva comparando a participação do usuário no modo síncrono e assíncrono, comportamento territorial, conteúdos mais visualizados e temporalidade do acesso. A utilização de webseminários no modo assíncrono apresentou maior número de acesso e de participações quando comparado ao síncrono. A região Sudeste apresentou maior percentual de participação nos seminários por região brasileira (51,1%). Reabilitação pulmonar (478) e TENS novos conceitos de dor (264) foram os conteúdos com maior participação de usuários. O período de maior visualização foi o noturno (1664). A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem de domínio público na modalidade seminário para fisioterapeutas, possibilitou a ampliação de acesso a informação, práticas e ensino a regiões remotas do país potencializada pelo pioneirismo do programa de Telefisioterapia Núcleo Telessaúde Rio de Janeiro
Abstract: Telehealth is a management and strategy tool in health and education. This modality makes it possible to reduce the territorial isolation of professionals through teleconferencing and videoconferencing. The use of information and communication technologies strengthens the creation of new knowledge and the opening of strategic, regional and social development in several educational fields, amplifies the spaces of learning and pedagogical transformation. Telehealth enters as a device for mediation and transformation of these work processes in the field of health, allowing results and multiprofessional support. Physiotherapy can integrate the ongoing training of professionals to new technological learning tools through distance learning. To analyze the insertion of Telephysicaltherapy in the practices of the health programs through the hub of Telehealth HUPE / UERJ. Retrospective study of Telephysicaltherapy in health program practices through the Telehealth-Rio de Janeiro Nucleus, hosted at the Pedro Ernesto-UERJ University Hospital. Seminar records were used synchronously and asynchronously from this nucleus in the period from 2010 to 2014. The results were treated through descriptive statistics comparing the participation of the user in the synchronous and asynchronous mode, territorial behavior, more content Access time. The use of webseminaries in asynchronous mode presented greater number of access and participations when compared to the synchronous one. The Southeast region had the highest percentage of participation in the seminars by region (51.1%). Pulmonary rehabilitation (478) and TENS new pain concepts (264) were the contents with greater participation of users. The period of greater visualization was nocturnal (1664). The use of virtual learning environments in the public domain in the seminar modality for physiotherapists allowed the expansion of access to information, practices and education to remote regions of the country enhanced by the pioneering of the Nucleus Telehealth Nucleus Telephysicaltherapy program in Rio de Janeiro
Palavras-chave: Telehealth
Continuing education
Physiotherapy seminars
Telessaúde
Educação continuada
Seminários de fisioterapia
Telemedicina
Fisioterapia
Educação continuada
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Ciências Médicas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Telemedicina e Telessaúde
Citação: FLORENTINO, Danielle de Mello. Análise da área de Telefisioterapia do Núcleo de Telessaúde HUPE/UERJ: experiência e perspectivas. 2016. 52 f. Dissertação (Mestrado em Telemedicina e Telessaúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5916
Data de defesa: 13-Dez-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Telemedicina e Telessaúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Danielle de Mello Florentino Dissertacao completa.pdf1,52 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.