Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5925
Tipo do documento: Dissertação
Título: Manual para moderações em fóruns online
Título(s) alternativo(s): Manual for moderation in online forums
Autor: Gomes, Aline Teixeira 
Primeiro orientador: Rendeiro, Márcia Maria Pereira
Primeiro membro da banca: Jorge, Renata Rocha
Segundo membro da banca: Oliveira, Ana Emília Figueiredo de
Resumo: Nos cursos online, em ambientes virtuais de aprendizagem, a interface fórum é considerada o espaço com maior potencial de interação entre os participantes, possibilitando discussões, diálogos e compartilhamento de informações, de forma assíncrona. Contudo, o paradigma tradicional de educação centrado no professor é um fator relevante a ser considerado ao pensar nas práticas educativas em fóruns, pois existem dificuldades para o rompimento deste modelo. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo principal construir um manual sobre fóruns online, almejando contribuir com a qualidade das práticas educativas nessa interface. O estudo caracteriza-se por ser do tipo desenvolvimento metodológico com abordagem quanti-qualitativa, apresentando as etapas de desenvolvimento e validação. O Manual foi desenvolvido no formato de livro digital e contou com um Sumário diferenciado, oportunizando o acesso aos capítulos de forma não linear. Esse Manual é composto pelos capítulos: O que é o fórum de discussão?; Planejamento: orientação ao aluno; Dinamizando discussões; Questões técnicas; Interatividade e Interação; Aprendizagem colaborativa; Moderação online; e Avaliação de fóruns. Neste material, as autoras utilizaram a linguagem textual, visual e audiovisual. Na validação, a coleta de dados foi realizada por meio de questionários, adotando a escala Likert. A análise foi realizada considerando o índice de concordância de 80% das respostas, de acordo com Nascimento (2012). O material foi avaliado por 14 avaliadores que o consideraram adequado, alcançando índices de concordância maiores do que 80%; posteriormente, foram realizados ajustes para fins de aperfeiçoamento e procedimentos de registro de direitos autorais
Abstract: In online courses, in virtual learning environments, the forum interface is considered the space with the greatest interaction potential among the participants, allowing discussion, dialogues and informations haring, asynchronously. However, the traditional paradigm of teacher-center education is a relevant factor to be considered when thinking about education al practices in forums, since there are difficulties for the disruption of this model. So, this work has as main objective to build a manual about online forums saiming to contribute with the quality of the educational practices in this interface. The study is characterized as a methodological development with quantitative-qualitative approach, presenting the stages of development and validation. The Manual was developed in the format of a digital book, it had the differentiated Summary giving access to the chapters in a non-linear way. And composed by the chapters: What is the discussion forum? Planning: student orientation; Stimulating discussions; Technical questions; Interactivity and Interaction; Collaborative learning; Online moderation; and Forum evaluation. In this material, the authors used textual, visual and audiovisual language. In the validation, the data collection was performed through questionnaires, adopting the Likert scale. The analys is was performed considering the index of agreement 80% of the answers, taking as reference other studies, according to Nascimento (2012). The material was assessed by 14 evaluators who considered suit able reaching highest levels of agreement higher than 80%; After that, adjust ments were made for the purpose of perfect in gand the procedures for recording copyright
Palavras-chave: Distance education
Educational technology
Telemedicine
Health education
Educação a distância
Tecnologia educacional
Telemedicina
Educação em saúde
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Ciências Médicas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Telemedicina e Telessaúde
Citação: GOMES, Aline Teixeira. Manual para moderações em fóruns online. 2017. 84 f. Dissertação (Mestrado em Telemedicina e Telessaúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5925
Data de defesa: 22-Fev-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Telemedicina e Telessaúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Aline Teixeira Gomes Dissertacao completa.pdf4,4 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.