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Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo Comparativo entre metodologia presencial e a distância: educação permanente em saúde bucal para Agentes Comunitários de Saúde
Título(s) alternativo(s): Comparative study between presential and distance: permanent education in oral health for Community Health Agent
Autor: Oliveira, Cláudia Botelho de de 
Primeiro orientador: Rendeiro, Márcia Maria Pereira
Primeiro membro da banca: Jorge, Renata Rocha
Segundo membro da banca: Bavaresco, Caren Serra
Resumo: A atual política de atenção primária à saúde no país é baseada, em grande parte, na Estratégia da Saúde da Família (ESF). Na Estratégia, compreende-se o Agente Comunitário de Saúde (ACS) como elo de articulação entre os serviços de saúde e a comunidade, contribuindo para a construção e consolidação de sistemas locais de saúde. Seu trabalho deve ser articulado ao dos demais membros da equipe e, para o amplo aproveitamento de suas funções, faz-se necessário que os mesmos sejam constantemente treinados e capacitados em toda a ampla gama de assuntos envolvidos em sua rotina de trabalho, incluindo-se todas as questões relacionadas aos cuidados e promoção da saúde oral. Considerando-se que a meta do Programa Telessaúde Brasil Redes é melhorar a qualidade do atendimento da atenção básica no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da ampliação da capacitação das equipes de saúde da família, nos parecem claras as potencialidades na utilização do Telessaúde para capacitação dos ACSs, objetivando contribuir para a melhoria da qualidade da saúde bucal da população a partir da promoção/educação em saúde. Para aferirmos estas potencialidades, elaboramos um curso relacionado à temática Saúde Bucal, que foi oferecido na modalidade a distância e na modalidade presencial. Utilizamos questionários para avaliar o nível de conhecimento dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) pré e pós curso. Os ACSs em atuação no Município de Petrópolis (RJ) foram convidados e aceitaram participar do estudo e foram organizados em dois grupos: presencial e a distância. Os dados colhidos foram analisados e foram estabelecidos padrões de comparação para avaliação dos resultados do treinamento no conhecimento, na percepção da importância e na inclusão das questões de saúde bucal na rotina de trabalho entre os dois grupos. Pretendeu-se, assim, constatar se estes treinamentos atenderam suas expectativas e qual método apresentou melhores resultados. Os dados obtidos nesta pesquisa apontam para o potencial do uso da educação a distância, dentro da educação permanente das Estratégia Saúde da Família, considerando que o treinamento presencial e a distância apresentaram resultados estatisticamente semelhantes. Objetivou-se, assim, contribuir para a melhoria da qualidade da saúde bucal da população a partir da promoção/educação em saúde e ainda contribuir para maior disseminação do potencial do Telessaúde como ferramenta para educação permanente
Abstract: The current policy of first atention in health in the country is largely based on the Family Health Strategy (ESF), following the precepts of National Health System (SUS). Within the strategy, the Community Health Agent (ACS) is understood as primary link between health service and community, since basics health actions and educational activities are developed, thus contributing to a construction and consolidation of locals health systems. Therefore, this job must be articulated together with the others members of the team for the highest exploitation of the function, because of it, it is necessary that them are constantly trained about all the possible subjects envolved in their work, including all the metters related to the promotion and care of oral health. Considering that the goal of the Teleheath Program Brasil Networks is to improve the quality of the basic atention treatment in the National Health System (SUS), by means of the amplification of the family health teams training, using tecnology capable of promote tele-education/ telehealth with positive impact on the solvability of the system and the atention to health shows great potential to use telehealth as train for the Community Health Agentes (ACS), objectfying to contribute to the improvement of the population´s oral health quality from health promotion/education. To measure this potentiality, we used to this study a quiz to evaluate the knowledge level of the Community Health Agents (ACS) in action in the municipality of Petrópolis in the oral health issues before and after the training which was offered to the professionals. They are were divided in two different groups: the first is going to be trained from presentials classes and the second is going to be through Telehealth UERJ. The data collected was analyzed and the comparison patterns was established to evaluate the results of the training, the knowledge, the perception of importance and inclusion of the oral health metters between both groups work routine. This is intended to verify if the training results reached their expectation, to observe if they promoted changes in the professional approach and which method showed better results. In hope to contribute to a bigger dissemination of the telehealth potential as a tool to permanent education
Palavras-chave: Telehealth
Oral health
Community health agent
Family health strategy
Telessaúde
Saúde bucal
Agente comunitário de saúde
Saúde bucal
Educação permanente
Agentes comunitários de saúde
Saúde da família - Estratégia
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Ciências Médicas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Telemedicina e Telessaúde
Citação: OLIVEIRA, Cláudia Botelho de de. Estudo Comparativo entre metodologia presencial e a distância: educação permanente em saúde bucal para Agentes Comunitários de Saúde. 2018. 77 f. Dissertação (Mestrado em Telemedicina e Telessaúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5928
Data de defesa: 1-Mar-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Telemedicina e Telessaúde

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