Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5932
Tipo do documento: Dissertação
Título: Biossegurança em odontologia: criação e validação de um serious game do tipo quiz direcionado para profissionais de saúde bucal
Título(s) alternativo(s): Biosafety in dentistry: creation and validation of a quiz-type serious game aimed at oral health professionals
Autor: Feitosa, Maria Lúcia Bezerra 
Primeiro orientador: Rendeiro, Márcia Maria Pereira
Primeiro coorientador: Oliveira, Ana Emília Figueiredo de
Primeiro membro da banca: Bavaresco, Caren Serra
Segundo membro da banca: Cantisano, Marilia Heffer
Resumo: Objetiva-se com este trabalho a criação e validação pedagógica e técnica de um jogo educativo do tipo quiz, como ferramenta de auxílio às práticas educativas em biossegurança, para cirurgiões-dentistas, estudantes de graduação e pós-graduação em odontologia. Para desenvolvimento do game, foi necessária a participação e interação de uma equipe multiprofissional, que envolveu áreas de saúde, pedagógica, de tecnologias da informação (TI), de design gráfico e instrucional e de comunicação. Foi elaborado um projeto didático-pedagógico contemplando os itens de avaliação (questões), a serem incorporados ao jogo. Foram definidos a temática principal e os conteúdos a serem trabalhados, o número de questões, os domínios cognitivos e seus níveis de dificuldades, além dos objetivos educacionais. As 60 questões do game quiz foram elaboradas e validadas de forma pedagógica e técnica. A avaliação pedagógica foi feita com apoio de uma equipe do núcleo pedagógico da UNASUS/UFMA que está apoiando o projeto, por entender a sua importância para a atenção básica, e a avaliação técnica foi realizada por 05 profissionais com expertise em biossegurança. Os resultados obtidos foram: elaboração do projeto didático-pedagógico, construção de 60 questões do serious game, com feedbacks para cada alternativa de resposta, além de elaboração da dica requisitada para cada item de avaliação, validação técnica e pedagógica dos 60 itens de avaliação construídos, lançamento das 60 questões no sistema que alimenta o game quiz, apresentação do protótipo. Este trabalho pretende contribuir, de modo interativo e lúdico, com as boas práticas em biossegurança, estimulando o compromisso dos profissionais na adoção de medidas seguras e de uma assistência odontológica responsável
Abstract: This work aims to create and validate pedagogical and technical aspects of an educational quiz game, as a tool to aid educational practices in biosafety, for dental surgeons, undergraduate and graduate students in dentistry. For the development of the game, it was necessary the participation and interaction of a multiprofessional team, which involved areas of health, pedagogical, information technology (IT), graphic and instructional design and communication. A didactic-pedagogical project was elaborated contemplating the evaluation items (questions) to be incorporated into the game. The main theme and contents to be worked out were the number of questions, the cognitive domains and their levels of difficulties, besides the educational objectives. The 60 questions of the game quiz have been elaborated and validated in a pedagogical and technical way. The pedagogical evaluation was done with the support of a team from the pedagogical nucleus of the UNASUS / UFMA team that is supporting the project, because it understands its importance for basic care and the technical evaluation was carried out by 05 professionals with expertise in biosafety. The results obtained were: elaboration of the didactic-pedagogical project, construction of 60 questions of the serious game, with feedbacks for each alternative of response, elaboration of the required tip for each item of evaluation, technical and pedagogical validation of the 60 evaluation items constructed, launch of the 60 questions in the system that feeds the game quiz, presentation of the prototype. This work intends to contribute, in an interactive and playful way, with the good practices in biosafety, stimulating the commitment of the professionals in the adoption of safe measures and of a responsible dental assistance
Palavras-chave: Jogos
Jogos experimentais
Controle de infecção
Odontologia
Riscos ocupacionais
Games
Experimental games
Control of infection
Dentistry
Occupational risks
Tecnologia educacional
Educação continuada
Odontologia
Jogos experimentais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Ciências Médicas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Telessaúde e Saúde Digital
Citação: FEITOSA, Maria Lúcia Bezerra. Biossegurança em odontologia: criação e validação de um serious game do tipo quiz direcionado para profissionais de saúde bucal. 2018. 138 f. Dissertação (Mestrado em Telemedicina e Telessaúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5932
Data de defesa: 27-Fev-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Telessaúde e Saúde Digital

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Maria Lucia Bezerra Feitosa Dissertacao completa.pdf2,19 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.