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Tipo do documento: Tese
Título: O texto acadêmico: coesão, coerência e construção do sentido
Título(s) alternativo(s): Il testo accademico: coesione, coerenza e costruzione del senso
Autor: Santos, Maria Aparecida Cardoso 
Primeiro orientador: Valente, André Crim
Primeiro membro da banca: Pereira, Maria Teresa Gonçalves
Segundo membro da banca: Henriques, Claudio Cezar
Terceiro membro da banca: Trouche, Lygia Maria Gonçalves
Quarto membro da banca: Santos, Denise Salim
Resumo: O presente trabalho tem como escopo identificar, descrever e analisar algumas questões referentes à construção de sentido em textos acadêmicos que circulam em periódicos especializados. Os textos escolhidos pertencem às áreas de Enfermagem, Educação Física e Educação e foram selecionados dentre as publicações disponíveis no portal SciELO e no portal Capes, depositários reconhecidos de publicações acadêmico-científicas de qualidade. Em nossas pesquisas, observamos que os textos acadêmicos apresentam problemas semelhantes quanto à coesão, à coerência e à construção do sentido. Observamos de igual maneira que há pouca discussão acerca do tema visto que, de modo geral, as pesquisas realizadas sobre os textos acadêmicos direcionam-se à análise de resumos, introduções e conclusões de dissertações e teses, mas não aos textos completos. Deste modo, consideramos relevante tomar como corpus a redação acadêmica no sentido de lançar um olhar crítico sobre um tipo de produção textual cuja clareza é imprescindível. Nossa análise tomará como base as metarregras de Charolles, assim como outras concepções teóricas acerca da coesão, da coerência e dos fatores pragmáticos, especialmente a intertextualidade. Ao escolher o texto acadêmico como objeto de pesquisa e análise, o presente trabalho buscou lançar luz sobre um campo que consideramos profícuo justamente por tratar de um tema que não aparece em obras cujo fulcro tem sido basicamente a produção textual escolar e jornalística
Abstract: Questa tesi ha lo scopo di identificare, descrivere e analizzare questioni che si riferiscono alla costruzione del senso testuale nei testi accademici e scientifici pubblicati sulle riviste specializzate. I testi scelti sono stati tratti dai siti di organi accademici ufficiali come il Capes e il SciELO e appartengono alle aree di Infermieristica, Scienza dell Educazione ed Educazione Fisica. Durante la nostra ricerca, abbiamo osservato che i testi accademici presentano, o possono presentare, gli stessi problemi dei testi prodotti da alunii della scuola media in quel che riguarda la coesione, la coerenza e la costruzione del senso giá che produrre un testo in qualsiasi livello è un attività complessa. Abbiamo osservato che, nell ambiente accademico, manca anche una discussione più approfondita sulla questione del testo prodotto già che gli studi che lo focalizzano mettono in rilievo l analisi dei riassunti, delle introduzioni e delle conclusioni senza preoccuparsi con il suo sviluppo. Quindi, l importanza di questo lavoro consiste nello sguardo critico destinado al testo accademico la cui chiarezza è imprescindibile. La nostra analisi si baserà sulle metaregole di Charolles e sulle concezioni teoriche degli studi su coesione, coerenza, fattori pragmatici e più specialmente sull intertestualità. La scelta del testo accademico scientifico come oggeto di analisi vuol essere una luce su un tema che viene trascurato dagli studiosi dei testi che generalmente si preoccupano soltanto con i testi giornalistici e scolastici
Palavras-chave: Coesione
Coerenza
Senso
Interestualità
Intenzionalità
Accettabilità
Informatività
Situazionalità
Testo accademico
Coerência
Sentido
Intencionalidade
Aceitabilidade
Informatividade
Situacionalidade
Texto acadêmico
Coesão (Linguística)
Redação acadêmica
Intertextualidade
Análise linguística
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SANTOS, Maria Aparecida Cardoso. O texto acadêmico: coesão, coerência e construção do sentido. 2010. 229 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5935
Data de defesa: 1-Mar-2010
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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