Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5939
Tipo do documento: Tese
Título: Da experiência estética à experiência do real em narrativas cinematográficas latino-americanas contemporâneas
Título(s) alternativo(s): De la experiencia estética hacia la experiencia de lo real en narrativas cinematográficas latino-americanas contemporáneas
Autor: Lemos, Alessandra Maia de 
Primeiro orientador: Diogo, Rita de Cássia Miranda
Primeiro membro da banca: Nuñez, Carlinda Fragale Pate
Segundo membro da banca: Ribas, Maria Cristina Cardoso
Terceiro membro da banca: Mattos, Beatriz Jaguaribe de
Quarto membro da banca: Ponzio, Maria Fernanda Garbero de Aragão
Resumo: Nas últimas décadas, observou-se um aumento significativo de produções literárias e cinematográficas latino-americanas e do reconhecimento dessas obras pelos festivais e pelo público. Muitas têm em comum as temáticas: periferias, violência, experiências individuais e coletivas consequentes de um espaço globalizado e compartilhado por diferentes níveis socioeconômicos. Em grande parte dessas produções, portanto, a ficcionalização crítica da realidade é recorrente. Algumas dessas obras são marcadas pelo que Beatriz Jaguaribe (2007) chamou de choque do real : a utilização de estéticas realistas, de representações de ocorrências do cotidiano da metrópole globalizada com o objetivo de provocar no espectador ou leitor um efeito de espanto catártico, de incômodo, de sensibilização. Nesse sentido, a experiência estética proporcionada por esses objetos artísticos deve afetar o espectador a ponto de, ao confrontar os modelos de experiência com os quais está acostumado, provocar-lhe uma experiência incômoda e terrível a princípio, mas que desconstrói concepções e imagens até então estabelecidas por um discurso dominante. A partir do momento em que se tem acesso ao ponto de vista deste outro marginalizado e a realidades encobertas, atinge-se o que Flusser chamou de experiência do belo. A presente tese buscou, portanto, defender e comprovar que é possível ter uma experiência do cotidiano por meio da experiência estética do choque do real. O corpus de análise é constituído de três filmes latino-americanos contemporâneos: El patrón, radiografía de un crimen (2014), Pelo malo (2013) e Amarelo Manga (2002). Em cada um deles foram analisadas as escolhas estéticas, materializadas nos recursos da linguagem cinematográfica, e como estas deslocam o espectador da posição de mero observador para o lugar das personagens, fazendo-o experienciar seus cotidianos marginais. Assim sendo, os filmes aqui estudados, ao abordarem a realidade periférica pela estética do choque do real, se encaixam na categoria de experiência do belo de Flusser, pois despertam um olhar crítico para a sociedade na medida em que apresentam as vivências e os pontos de vista das minorias sociais
Abstract: En las últimas décadas, se observa un aumento significativo de producciones literarias y cinematográficas latino-americanas, y del reconocimiento de esas obras por los festivales y por el público. Hay en común en muchas de ellas las temáticas: periferias, violencia, experiencias individuales y colectivas consecuentes de un espacio globalizado y compartido por diferentes niveles socioeconómicos. En grande parte de esas producciones, por lo tanto, la ficcionalización crítica de la realidad es recurrente. Algunas de esas obras son marcadas por lo que Beatriz Jaguaribe (2007) ha llamado de choque de lo real : la utilización de estéticas realistas, de representaciones de hechos del cotidiano de la metrópoli globalizada como asesinatos, contactos eróticos, miseria, prejuicio con el objetivo de provocar en el espectador o lector un efecto de espanto catártico, de incómodo, de sensibilización. En ese sentido, la experiencia estética proporcionada por estos objetos artísticos debe afectar el espectador a punto de, confrontando los modelos de experiencia con los cuales está acostumbrado, provocarle una experiencia incómoda y terrible a principio, pero que desconstruye concepciones e imágenes hasta entonces establecidas por un discurso dominante. A partir del momento en que se tiene acceso al punto de vista de ese otro marginalizado y a realidades encubiertas, se alcanza a lo que Flusser llamó de experiencia de lo bello. La presente tese buscó, por lo tanto, defender y comprobar que es posible vivir una experiencia del cotidiano por medio de la experiencia estética del choque de lo real. El corpus de análisis se constituye de tres películas latino-americanas contemporáneas: El patrón, radiografía de un crimen (2014), Pelo malo (2013) e Amarelo Manga (2002). En cada una de ellas se analizaron las decisiones estéticas, materializadas en los recursos del lenguaje cinematográfico, y cómo éstas desubican el espectador de la posición de mero observador para el lugar de los personajes, permitiéndole experimentar sus cotidianos marginales. Así es que las películas estudiadas, al hacer un abordaje de la realidad periférica por la estética del choque de lo real, se encajan en la categoría de experiencia de lo bello de Flusser, pues despiertan una mirada crítica hacia la sociedad, una vez que presentan las vivencias y los puntos de vista de las minorías sociales
Palavras-chave: Choque de lo real
Bello flusseriano
Experiencia estética
Cinema latino-americano
Choque do real
Belo flusseriano
Experiência estética
Cinema latino-americano
Cinema - Estética
Cinema e literatura
Cinema Aspectos sociais
Arte e sociedade
Cinema América Latina
Violência no cinema
Realidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: LEMOS, Alessandra Maia de. Da experiência estética à experiência do real em narrativas cinematográficas latino-americanas contemporâneas. 2018. 228 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5939
Data de defesa: 23-Ago-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Alessandra Maia de Lemos_Tese.pdf10,27 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.