Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5947
Tipo do documento: Tese
Título: A escrita de narrativa nas obras do PNLD do Ensino Fundamental II: descrição, análise e propostas
Título(s) alternativo(s): The writing of narratives in the works of PNLD: description, analysis and proposals
Autor: Gaignoux, Aline de Azevedo 
Primeiro orientador: Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Primeiro membro da banca: Valente, André Crim
Segundo membro da banca: Santos, Denise Salim
Terceiro membro da banca: Castro, ângela Cristina Rodrigues de
Quarto membro da banca: Coelho, Fábio André Cardoso
Resumo: A presente tese nasceu da necessidade particular de pensar estratégias que possibilitem, de fato, o amadurecimento da escrita do aluno no Ensino Fundamental II, bem como do desejo de abrir espaço para o texto literário no ambiente escolar. Ao unir esses dois propósitos, encontrou-se um caminho aparentemente bastante produtivo: práticas de escrita de narrativa. O foco desta pesquisa é, por conseguinte, evidenciar a importância do trabalho com o texto narrativo na escola, sobretudo nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tal, buscou-se responder às seguintes questões: qual o lugar desse tipo textual nas aulas de produção?, por que escrever narrativas pode contribuir para o processo de amadurecimento da escrita?, que aspectos são relevantes nessa prática? A fim de encontrar essas respostas, esta tese procurou entender, primeiramente, quais as competências e habilidades específicas da modalidade escrita e também quais as peculiaridades do tipo textual eleito, o narrativo. As reflexões a que se chegou compõem a fundamentação teórica subjacente aos capítulos centrais da pesquisa. O primeiro deles investiga o trabalho com a escrita de narrativas nas coleções didáticas do PNLD 2017, as quais norteiam, de forma geral, boa parte das práticas escolares da maioria das escolas brasileiras. Por fim, no último capítulo, com base na análise empreendida e na pesquisa aqui proposta, tenta-se provar a relevância da escrita de narrativa na construção do sujeito escritor. Ademais, algumas propostas de produção para a tipologia escolhida são apresentadas. Todos os capítulos desenvolvidos nestas páginas têm como eixo, portanto, mostrar que o trabalho com o texto narrativo pode ser um caminho para o amadurecimento da escrita, além de promover momentos de leitura em que o texto literário é o protagonista da aula, figurando, assim, como um estímulo para desenvolver o gosto e, se possível, o prazer da leitura
Abstract: The present thesis arose from the particular need to think strategies that, in fact, make possible the maturation of student writing in Elementary School II, as well as the desire to open space for the literary text in the school environment. By uniting these two purposes, it was chosen an apparently quite productive path: narrative writing practices. The focus of this research is, therefore, to highlight the importance of working with narrative text in school, especially in the final years of Elementary School. To do this, we tried to answer the following questions: what is the place of this textual type in production classes?, why writing narratives can contribute to the maturing process of writing?, what aspects are relevant in this practice? In order to find these answers, this thesis sought to understand, firstly, the specific skills and abilities of the written modality and also the peculiarities of the chosen textual type, the narrative. The reflections that have been reached make up the theoretical basis behind the central chapters of the research. The first one investigates the work with the writing of narratives in the didactic collections of PNLD 2017, which guide, in a general way, a good part of the school practices of most Brazilian schools. Finally, in the last chapter, based on the analysis undertaken and the research proposed here, we try to prove the relevance of narrative writing in the construction of the subject writer. In addition, some production proposals for the chosen typology are presented. All the chapters developed in these pages have, therefore, to show that the work with the narrative text can be a way for the maturing of the writing, besides promoting moments of reading in which the literary text is the protagonist of the class, appearing, thus, as a stimulus to develop the taste and, if possible, the pleasure of reading
Palavras-chave: Writing
Narrative text
Teaching
Escrita
Texto narrativo
Ensino
Língua portuguesa Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Língua portuguesa - Português escrito - Estudo e ensino
Redação - Estudo e ensino
Livros didáticos - Avaliação
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Narrativa (Retórica)
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: GAIGNOUX, Aline de Azevedo. A escrita de narrativa nas obras do PNLD do Ensino Fundamental II: descrição, análise e propostas. 2018. 235 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5947
Data de defesa: 26-Nov-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Aline de Azevedo Gaignoux_Tese.pdf10,27 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.