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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5948
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Atividades de escuta no Ensino Fundamental II de Língua Portuguesa: por que e como realizá-las |
Título(s) alternativo(s): | Listening activities in Elementary School II of Portuguese Language: why and how to carry them out |
Autor: | Cruz, Carlos Mauricio da ![]() |
Primeiro orientador: | Camara, Tania Maria Nunes de Lima |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Maria Teresa Gonçalves |
Segundo membro da banca: | Valente, André Crim |
Terceiro membro da banca: | Castro, ângela Cristina Rodrigues de |
Quarto membro da banca: | Silva, Alessandra Garrido Sotero da |
Resumo: | A presente pesquisa se volta para a escuta processo de compreensão e interpretação de textos orais como prática no Ensino Fundamental II. Em um primeiro momento, desenvolve-se uma breve revisão da bibliografia disponível sobre o tema, atualmente escassa em língua nacional, em distintas áreas de conhecimento. Em seguida, defende-se a tese de que as competências sociocognitivas envolvidas na compreensão de textos escritos coincidem com aquelas ativadas na interpretação de textos orais, recorrendo ao repertório teórico de autores como Marcuschi, Maingueneau e Koch, entre outros. Paralelamente, sustenta-se, também, que o ato de escutar tem papel crucial na capacidade comunicativa dos falantes, uma vez que dele resulta o exercício da ativa interpretação, ao mesmo tempo em que existem inúmeras convenções sociais que definem o comportamento adequado do ouvinte, as quais precisam ser, criticamente, avaliadas e exercitadas na escola. Tal panorama, entretanto, parece não encontrar amplo respaldo na prática sugerida pelos livros didáticos. Com vistas a comprovar tal hipótese e assumindo o livro didático como recurso privilegiado, nomeadamente na escola pública brasileira, analisa-se não só a relevância atribuída às propostas de atividades de escuta presentes nas coleções do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (EF) selecionadas e indicadas pelo Ministério da Educação (MEC), em seu Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), bem como a pertinência dos gêneros discursivos trabalhados em tais propostas, uma vez que os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCNLP) sugerem que sejam contemplados, preferencialmente, aqueles pertencentes à esfera pública. Cumpre ressaltar que os PCNLP, documento oficial que apresenta um conjunto de orientações teóricas e metodológicas para o ensino de língua materna, colocam em evidência o estudo dos gêneros textuais como um dos eixos da prática de ensino e têm abrangência nacional naquilo que recomendam. O PNLD, por seu turno, garante a milhões de alunos brasileiros do segundo segmento do EF da rede pública o acesso a livros didáticos de seis componentes curriculares, incluindo a Língua Portuguesa, daí a relevância da pesquisa. Por fim, são feitas sugestões metodológicas para atividades de escuta no âmbito da sala de aula |
Abstract: | The present research focuses on listening process of understanding and interpreting oral texts as a practice in Elementary School II. At first, a brief review of the available bibliography on the subject, currently scarce in the national language, in different areas of knowledge, is developed. Next, it is defended the thesis that the socio-cognitive competences involved in the comprehension of written texts coincide with those activated in the interpretation of oral texts, using the theoretical repertoire of authors such as Marcuschi, Maingueneau and Koch, among others. At the same time, it is also maintained that the act of listening plays a crucial role in the communicative capacity of the speakers, since it results in the exercise of active interpretation, while there are numerous social conventions that define the proper behavior of the listener, which need to be critically evaluated and exercised in school. Such a scenario, however, does not seem to find much support in the practice suggested by textbooks. In order to prove this hypothesis and assuming the didactic book as a privileged resource, namely in the Brazilian public school, we analyze not only the relevance attributed to the proposals of listening activities present in the collections of the 6th to 9th grade of Elementary School (EF) selected and indicated by the Ministry of Education (MEC), in its Guide of the National Program of Didactic Book (PNLD), as well as the pertinence of the discursive genres worked on such proposals, since the National Curriculum Parameters of Portuguese Language (PCNLP) suggest, preferably, those belonging to the public sphere. It should be noted that the PCNLP, an official document that presents a set of theoretical and methodological guidelines for the teaching of Portuguese language, highlight the study of textual genres as one of the axes of teaching practice and have national coverage in what they recommend. The PNLD, in turn, guarantees to millions of Brazilian students in Elementary School II the access to textbooks of six curricular components, including the Portuguese Language, hence the relevance of the research. Finally, methodological suggestions are made for listening activities within the classroom |
Palavras-chave: | Teaching of Portuguese language Textual genres Listening Sociocognitive competences Textbook Ensino de língua portuguesa Gêneros textuais Escuta Competências sociocognitivas Livro didático Língua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensino Língua portuguesa Português falado Linguagem e línguas Estudo e ensino Compreensão na leitura Livros didáticos Avaliação |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | CRUZ, Carlos Mauricio da. Atividades de escuta no Ensino Fundamental II de Língua Portuguesa: por que e como realizá-las. 2018. 213 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/5948 |
Data de defesa: | 10-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
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